TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uniube

Exames: Uniube. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÃO 01

Com base nos estudos realizados sobre as leis e documentos que resguardam a Educação Infantil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

Segundo o art. 30, a Educação Infantil será oferecida em creches ou entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade.v

O MEC elaborou os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, material que estabelece parâmetros e estudos nacionais relacionados à construção e estruturação de creches e pré-escolas voltados para a formação docente. F

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (nº. 9394/96), a Educação Infantil tem como complemento a ação da família e da comunidade e é considerada a primeira etapa da Educação Básica. V

Na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (nº. 9394/96), no Estatuto da Criança e do Adolescente e em outros documentos legais, que visam cumprir a lei, está expresso que todas as crianças em idade pré-escolar têm acesso a Educação Infantil. F

Buscando atender o objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE, 1996 - 2006), foi apresentada a proposta de reestruturação da carga horária do Ensino Fundamental de 9 anos e a redefinição da faixa etária da Educação Infantil, abrangendo as idades de 0 a 5 anos.V

QUESTÃO 01

ASsinale a alternativa correta, referindo-se à formação do profissional que atua na Educação Infantil, de acordo com a proposta do RCNEI.

A-( ) A função dos profissionais que atuam na Educação Infantil vem passando por reformulações profundas nessas últimas décadas, após a Constituição de 1988.

B-( ) Todos os profissionais que atuam na Educação Infantil possuem formação acadêmica adequada, com boa remuneração e boas condições de trabalho.

C-( ) Denominações como berçaristas, pajens, monitor infantil, auxiliar de recreação infantil, entre outras são denominação que não são mais encontradas nas escolas infantis do Brasil.

D-( ) Todos os profissionais que atuam na Educação Infantil desde 2008 já cursaram ou estão cursando Pedagogia ou outro curso de Licenciatura.

E-( ) Para atuar na Educação Infantil, a formação pedagógica não é tão necessária, porque são crianças ainda muito pequenas e necessitam mais de cuidado e carinho.

LETRA C

LETRA D

LETRA B

LETRA A

LETRA E

QUESTÃO 02

Em relação ao processo de ensino-aprendizagem e o papel do professor, leia e analise as alternativas a seguir.

I. Sabemos que o sucesso no processo de ensino-aprendizagem tem como o grande responsável o professor. Até mesmo em relação à empatia, saber ouvir, refletir, criar vínculos entre o seu conhecimento e o conhecimento do aluno também fazem parte de um processo educativo onde o nosso objetivo é a construção do conhecimento do aluno.

II. Diante do contexto atual, é possível dizer que ser professor é ensinar e mostrar a beleza e o poder de pensar, de ser um homem alienado, dominado pela globalização e pela mídia. Para ensinar se faz necessário compreender o real significado da ação docente.

III. Segundo Fonseca (2008), ensinar é correr riscos, errar e acertar, inovar, aprender a aceitar as diferenças, não discriminar, acreditar, criar alternativas, buscar soluções. Sendo assim, para ensinar é preciso ser crítico e ético e, principalmente, acreditar no nosso trabalho, que exige auto-avaliação e constantes reflexões.

Estão corretas as afirmativas:

I e III apenas.

III apenas.

I apenas.

II e III apenas.

I e II apenas.

QUESTÃO 03

Leia com atenção a seguinte afirmação:

Os saberes experienciais passarão a ser reconhecidos a partir do momento em que os professores manifestarem suas próprias ideias a respeito dos saberes curriculares e disciplinares e, sobretudo, a respeito de sua própria formação profissional. (TARDIF, 2003, p. 55)

Com base na afirmação, responda às questões abaixo, utilizando V (quando for verdadeira) e F (quando for falsa):

( V) os saberes experienciais constituem o eixo central do saber docente, a partir do qual o professor estabelece relação entre a teoria e a sua prática.

( V) os saberes experienciais perpassam todos os outros saberes de forma assistemática.

( V) pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com