TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usar uma vírgula - Faça suas perguntas

Tese: Usar uma vírgula - Faça suas perguntas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Uso da vírgula - Tire suas dúvidas

Apesar de parecer simples, o uso da vírgula é um elemento da escrita em que muitos tropeçam. E uma vírgula mal colocada, ou a falta dela, pode prejudicar completamente a clareza de um texto, tornando-o ambíguo e obscuro. Quer um exemplo? Veja então como estas duas frases têm sentidos totalmente diferentes apenas pela posição da vírgula. "Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a sua procura". (um sentido). / "Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a sua procura". (outro sentido). Portanto, ciente da importância do uso correto da vírgula, que tal saber mais e tirar suas dúvidas sobre o emprego desse sinal de pontuação?

Para falar a verdade, virgular bem não é fácil, porque é preciso ter um bom conhecimento de sintaxe. Acrescenta-se a isso o fato de o uso da vírgula ser uma matéria controvertida entre os gramáticos. Não existe unanimidade nem regras absolutas. Diante disso, faremos aqui um apanhado do que o uso geral vem sancionando.

Para começar, é imprescindível acabar com a lenda de que o uso da vírgula está relacionado à respiração. Esqueça isso! Se assim fosse, cada um iria usar a vírgula de um jeito, concorda? Na verdade, o emprego da vírgula depende da estrutura sintática da oração. Você não sabe nada de sintaxe ou esqueceu tudo o que o professor de Português falou naquelas aulas que pareciam enfadonhas? Sim? Então, vamos dar uma pequena revisada.

Todo termo, palavra ou expressão desempenha uma função no período, e é por meio da análise sintática que se reconhecem essas funções. Quais seriam essas funções? Entre outras, as seguintes:

·Sujeito - é o ser de quem se diz alguma coisa ou que pratica a ação.

·Predicado - é aquilo que se afirma do sujeito.

·Predicativo - é o termo que exprime um atributo, um estado ou modo de ser do sujeito ou que se refere ao objeto de um verbo transitivo.

·Objeto direto e indireto - são os complementos verbais.

·Agente da passiva - representa o ser que pratica a ação expressa pelo verbo passivo.

·Adjunto adnominal - é o termo que caracteriza ou determina os substantivos.

·Adjunto adverbial - é o termo que exprime uma circunstância (de tempo, lugar, modo, etc.).

·Aposto - é uma palavra que explica, esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração.

·Vocativo - é o termo usado para chamar o ser a que nos dirigimos.

Fizemos apenas uma síntese, e deve ter ficado meio confuso, não foi? Por isso e, para virgular com precisão, é imperioso que você se aprofunde na análise sintática. Não se esqueça de estudar os diversos tipos de períodos e de orações.

Continuando o desenvolvimento do nosso tema, vamos falar sobre as funções da vírgula.

Funções da vírgula

A vírgula, do mesmo modo que os demais sinais de pontuação, exerce três funções básicas:

·Marcar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com