TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ver E Ler

Artigo: Ver E Ler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

AMBIENTE EDUCATIVO NÃO ESCOLAR ENCONTRADO.

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.” (BRANDÃO, 1985, p. 7. grifos nossos)

Partindo dessa afirmação já constatamos que educação ultrapassa o ambiente escolar, pois ela ocorre “em casa, na rua, na igreja ou na escola”. Além disso, “todos nós envolvemos pedaços da vida com ela”. Por que não escapamos, e por que todos nós temos “pedaços de vida” envolvidos nela? Porque estamos todos os instantes realizando atos de aprendizagem e de ensino; pela educação desenvolvemos nossa capacidade e potencialidades para o “saber” e para o “fazer”. Em tudo isso se manifesta uma de suas características que é o processo. Educação não é um ponto de chegada, mas um processo. Nesse processo está presente a dinamicidade das ações e relações entre as pessoas e grupos o que faz desse processo um mecanismo que pode produzir transformações sociais, mas que, em geral, reforça e mantém a sociedade estratificada, como veremos a seguir.

Localização a área escolhida para a devida observação do trabalho foi próximo à casa de um dos integrantes.O ambiente escolhido foi uma igreja a Paroquia São Francisco de Assis por não ser um ambiente educativo escolar, esta localizada na Rua Luar do Sertão no Bairro do Valo Velho Cidade de São Paulo /SP.

A igreja São Francisco de Assis tem um ambiente alfabetizador, mas não e uma escola e uma sala da (EJA) não formal, que atende a comunidade carente que não terminou os estudos no seu devido tempo, por vários motivos, a maioria veio do nordeste e não continuaram os estudos por que tiveram de trabalhar para sustentar a casa e sua família outros porque não quiseram mesmo, agora acham essencial terminar os estudos,ate mesmo para uma promoção no trabalho, fazer um curso superior entre outros.

Neste ambiente tem uma professora que quando começou a lecionar para estes alunos não era formada, porém hoje em dia e pedagoga formada, a sala de aula e pequena tendo um quadro negro e poucas cadeiras e carteiras doadas por uma escola que e o suficiente porque não tem muitos alunos e os que começam nem sempre terminam.

AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES ENCONTRADOS

Ambientes educativos escolares, sito como principal da área observada(CEU) Feitiço da Vila, localizado na Rua Feitiça da Vila, 399 - Chácara Santa Maria,no bairro do Capão Redondo, zona Sul. Por ter vários ambientes educativos escolares o Ceu e composto por uma CEI uma EMEI e uma EMEF.Tendo por objetivo principal, garantir a criança e ao adolescente o pleno desenvolvimento nos aspectos: Físico, mental e social: visando a formação integral do ser humano, preparando-o para ser parte de uma sociedade melhor, a população da zona Sul da cidade de São Paulo ganhoupolo educacional e qualidade de vida. Além da estrutura padrão do Bloco Didático e do Bloco Esportivo e Cultural (BEC), o CEU tem o "Parque Feitiço da Vila", onde será executado um viveiro-escola e os alunos poderão ter aulas práticas.Além de todo esse diferencial, o CEU Feitiço da Vila compartilha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com