TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidros

Tese: Vidros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 12

3 APLICAÇÕES

3.1 Definição

Substância inorgânica e homogênea, o vidro é obtido através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. Quando é levado ao supercongelamento, ultrapassa o ponto de congelamento antes que se inicie a solidificação, desta forma, se converte em um material amorfo, semelhante à um sólido, com maior dureza, rigidez e forma constante, não pode ser considerado um sólido pois não tem estrutura microscópica organizada.

Esse composto tem como matéria-prima básica a sílica (SiO2), com função vitrificante. Outros componentes são o potássio (K2O), a alumina (Al2O3), responsável pela alta resistência mecância, o sódio (Na2SO4), o magnésio (MgO), que, além de contribuir na resistência mecânica, garante a resistência à grandes variações de temperatura e o cálcio (CaO), que proporciona a estabilidade do vidro à ataques atmosféricos. (Anexo 1)

É importante ressaltar que a composição e a quantidade de cada componente pode variar, permitindo a criação de diversos tipos de vidro. Se houver adição de corante, por exemplo, um vidro comum, transparente e incolor torna-se um vidro colorido. Os vidros podem ser classificados em comum, de segurança (laminado, aramado, temperado) e coloridos.

3.2 Produção

O processo de fabricação do vidro plano de alta qualidade é um padrão mundial. Atualmente, podem ser produzidos vidros que variam sua espessura de 1,8 a 19mm. Para isto, são misturadas as matéria primas que serão fundidas em um forno que chega a uma temperatura aproximada de 1500ºC.

Logo em seguida, ele será derramado em um tanque contendo estanho, onde, devido ao fato da diferença de densidade entre os materiais (matéria prima do vidro e estanho), o vidro se espalhará de maneira uniforme. A partir desde processo teve a denominação do vidro comum conhecido como vidro “float”, já que ocorre a flutuação do material. Este é um dos motivos da alta qualidade do vidro float, pois suas faces ficarão paralelas e bem lisas, gerando uma boa qualidade óptica.

Realizadas as etapas anteriores, o vidro vai se solidificar à medida que continua avançando. Sua espessura irá variar conforme a velocidade de solidificação do material. Isso ocorre com a ajuda do top roller e da velocidade da linha. Quanto mais rápida a velocidade de resfriamento, menor a espessura do vidro fabricado.

A seguir, ocorrerá o recozimento, que é basicamente o resfriamento controlado do material. Neste momento, serão analisados os perfis de tensões gerados no vidro, enquanto ele resfria a uma temperatura média de 120ºC.

Agora o vidro está pronto para ser cortado conforme a necessidade ou desejo do fabricante. Porém ocorre, antes da realização do corte, uma inspeção da qualidade do material produzido. Para isto é utilizado um laser que identificará qualquer eventual defeito no vidro. Caso exista algum defeito maior, o vidro será reciclado. Do contrário, ele será cortado, empilhado e armazenado.

É importante ressaltar que o processo de fabricação irá variar conforme o tipo do vidro. O produto obtido através do processo acima é o vidro comum (vidro float).

3.3 Tipos de Vidros

3.3.1 Vidro Float

O vidro comum, também chamado de float ou recozido, não sofre nenhum tipo de tratamento depois de sair do forno e é a matéria-prima para a síntese dos outros tipos de vidro. Após ter seus componentes fundidos a aproximadamente 1500 graus, é derramado em um tanque de estanho liquefeito, o mesmo flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. Já a sua espessura é controlada pela velocidade da chapa de vidro que se solidifica à medida que avança. Ele é recozido e então o processo é terminado, formando um vidro de superfícies paralelas e polidas. O float é muito requisitado no mercado, devido á sua durabilidade, transparência, resistência química, facilidade de manuseio e baixo custo. (Anexo 2)

3.3.2 Vidros de Segurança

Os vidros de segurança são os materiais que, quando fraturados, produzem fragmentos menos prejudiciais que os recozidos. O vidro laminado é composto de duas ou mais lâminas de vidro interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Suas cores são muito variadas, já que os vidros acoplados podem ser diferentes, a quantidade de PVB e a cor do mesmo também variam. Um benefício do vidro laminado é que, em caso de quebra, os cacos permanecem presos a película ele também é resistente à diferentes níveis de impacto, trazendo maior segurança e resistência termoacústica. O laminado simples é mais utilizado na arquitetura em divisórias, portas, sacadas. (Anexo 3).

Outro vidro de segurança é o aramado, material translúcido com uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à massa do vidro. No seu processo de fabricação, ele passa por cilindros metálicos, sendo dirigido até a estenderia (conjunto de rolos) e então o arame é colocado na massa, sendo, finalmente, resfriado lentamente. A rede metálica tem como função segurar os estilhaços do vidro. Por ser translúcido, dá mais privacidade e estética ao projeto, dando um efeito decorativo, proporcionando também maior resistência ao fogo, prevenindo passagem de fumaça. (Anexo 4)

Por ser mais rígido e por se estilhaçar em pequenos fragmentos não cortantes quando é danificado, o vidro temperado também é considerado um vidro de segurança. No processo de fabricação deste vidro, a matéria-prima é submetida a um tratamento térmico de têmpera sob a temperatura de até 700°C. Essa mudança brusca de temperatura provoca um choque térmico e garante ao vidro maior resistência e durabilidade. Além disso, o processo de fabricação suas características de transmissão luminosa e de composição química. Contudo, qualquer processo de transformação deve ser feito antes do processo de têmpera, pois depois de temperado o vidro não pode ser furado, cortado, beneficiado, etc.

É aconselhável o uso deste tipo de vidro em locais que requerem resistência ou onde a segurança é um fator importante. Pode ser usado tanto como decoração como na construção civil. Atualmente, é amplamente utilizado em boxes de chuveiro, portas de vidro, frontões de lareira, nas janelas laterais e traseiras dos automóveis, utensílios de cozinha e na maioria das aplicações em que possa ocorrer sua quebra por manuseio. (Anexo 5)

3.3.3 Vidro Blindado

Também chamados de vidros à prova de bala, os vidros blindados são constituídos pela combinação de dois ou mais tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com