TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Contra A Mulher

Tese: Violência Contra A Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Tese  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Tema: Violência contra a mulher

A violência contra a mulher, não um obstáculo enfrentado apenas pelo brasileiros, pois se trata de uma questão de amplitude mundial. De 87 países, o Brasil encontra-se no 7º lugar, o Estado mais violento é o Espírito Santo (ES) e o que tem o menor índice de mortes é o Piauí.

Desde inicio da civilização o papel das mulheres perante a sociedade era cuidar do lar e dos afazeres do homem. Com o passar do tempo as mulheres foram se impondo no mercado de trabalho, possibilitando assim a ocupação de cargos que em outras épocas não seriam possíveis. Mas, mesmo com todas essas mudanças a violência contra as mulheres permaneceu, não só permaneceu como também aumentou.

A autofirmação no trabalho fora de casa das mulheres, teve um grande impacto no mundo masculino pois, eles consideram a mulher uma “propriedade” deles, e se acham no direito de mandar, bater e obriga-las a satisfazer suas vontades. Mas, fato de agora, elas não dependerem mais deles pra pagar suas contas e conseguir ser felizes sozinhas, fizeram com que os homens, se sentissem ameaçados, percebendo que já não estão mais no controle, partem para a violência, intimidando suas mulheres e á violentando fisicamente, mantendo o poder sobre ela.

No mundo inteiro, existem famílias que sofrem com essa violência, o machismo é apenas uns dos fatores, que influenciam esses atos. Mas, o excesso de bebidas alcoólicas, o uso de drogas e o ciúmes contribuem bastante, pois, a pessoa fica fora de si e se torna mais agressiva.

Há cinco anos, entrava em vigor a lei na qual foi criada para defender as mulheres que sofrem contra a violência seja ela verbal ou física. Após da introdução de uma lei mais dura em relação a violência contra as mulheres os infratores ficaram sujeitos a penas mais duras como a detenção, o afastamento do lar ou a prisão em fragrante. Segundo a Lei Nº11.340 (2004-2006/Lei) [...]

Cria mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art.226 da Constituição Federal de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Esta ficou conhecida como Lei Maria da Penha. Porém, essa lei não funciona de acordo com o que esta no papel, as vítimas não se sentem seguras para denunciar os agressores, por saber que o máximo a ser feito será, um boletim de ocorrência e ganhará um Mandado de Afastamento, só que medidas como estas, não intimidam os agressores, deixando eles mais agressivos. Para diminuir tamanha violência, depende muito da agilidade das delegacias. Por isso, são poucas as mulheres que procuram os seus direitos, por não confiar na lei.

Toda mulher violentada física ou moralmente, deve ter a coragem para denunciar o agressor, pois agindo assim ela esta se protegendo contra futuras agressões, e serve como exemplo para outras mulheres, pois enquanto houver a ocultação do crime sofrido, não vamos encontrar soluções para o problema . O gráfico a baixo, mostra os principais locais onde ocorrem as agressões:

Figura 1:

Locais de crime http://wwwxapuriamax.blogspot.com.br/2011/05/sem-familia-sociedade-entra-em-caos.html

Existem, muitas associações espalhadas pelo o mundo com o intuito de combater essa violência. Elas procuram o apoio do governo, para que seja feita uma punição rígida aos agressores conforme a lei, para que o agressor não saia impune. De acordo com BLACHELET (04 de março,2013) mesmo com os progressos nas normas e padrões internacionais, leis e políticas. A violência contra mulheres e meninas e a impunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com