TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA PROFISSIONAL NO DOMÍNIO DOS PROJECTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Tese: ÉTICA PROFISSIONAL NO DOMÍNIO DOS PROJECTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Tese  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

ÉTICA PROFISSIONAL NA ÁREA DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

A ética diz respeito à dimensão pessoal de qualquer ação humana, ao modo como a ação emerge da natureza interna do ser humano. Por sua vez, a ética substancia e provê a compreensão da moralidade, que se relaciona com ações guiadas por hábitos e costumes, portanto externa ao indivíduo e conduzindo a leis e regras. Finalmente, a deontologia abraça ética e Moralidade e fixa os deveres e responsabilidade requeridos por um determinadoambiente profissional.

Uma questão básica diz respeito ao significado de profissão, a qual é caracterizada pelos seus objetivos, mas cuja identidade requer ideais comuns (um código ético) e padrões e regras comuns (um código deontológico). Obviamente, os códigos devem servir para benefício da sociedade, mas a proteção dos membros da profissão é o seu o corolário mais importante.

Por outro lado, o contexto variável no qual os profissionais exercem a sua profissão exige um novo olhar sobre os valores éticos tradicionais e uma maior consciência das percepções da sociedade para a natureza de cada profissão. Mas quaisquer que sejam os interesses e prioridades do momento, a ética de uma profissão deve ter a forma de um compromisso com princípios imutáveis e permanentes. Pelo contrário, os deveres de uma profissão podem refletir qualquer evolução no âmbito daquela profissão e integrar novas exigências fixadas pela sociedade. Assim, a ética e a deontologia de uma profissão constituem, em conjunto, o Código de Conduta Profissional dessa mesma profissão.

A existência de um Código de Conduta Profissional é então importante para qualquer profissão, mas é absolutamente fundamental numa profissão de "confiança pública". Sem dúvida para garantia e segurança da sociedade em geral, para defesa dos próprios profissionais das exigências ou até prepotências a que tantas vezes são submetidos. E tais prepotênciassão frequentemente oriundas dos intérpretes do bem público. Um Código de Conduta Profissional é, então, uma componente essencial e indispensável para o exercício livre e responsável da profissão de Engenheiro Civil.

Princípios Fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros:

-Engenheiros mantêm e melhoram a integridade, honra e dignidade da profissão:

-Usando seu conhecimento e habilidade para o avanço do bem-estar da humanidade;

-Sendo honesto e imparcial, e servindo fielmente o público, seus empregadores e clientes;

-Esforçando-se para aumentar a competência e prestígio da profissão de engenheiro;

-Suportando as sociedades profissionais e técnicas de duas disciplinas.

-Engenheiros zelarão pela segurança, saúde e bem-estar do público durante a execução de suas tarefas profissionais.

-Engenheiros farão serviços apenas nas áreas de sua competência.

-Engenheiros farão declarações públicas somente de maneira objetiva e confiável.

-Engenheiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com