TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Émile Durkheim, as Instituições e o Individuo Nas palavras de Durkheim

Por:   •  3/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  2.209 Visualizações

Página 1 de 3

   

Trabalho de sociologia

1° “A”

Émile Durkheim, as instituições e o individuo

               Nas palavras de Durkheim

Equipe:

Auricelia Pereira da Silva

Gabriel Alves de Lima

Rebeca Vitória Oliveira da Silva

Thayane Linet Silva Barros

Juazeiro do Norte - CE

2016

Sumário

 

  1. As relações entre indivíduo e sociedade.
  • Émile Durkheim, as instituições e o indivíduo.
  1. A sociedade dos indivíduos.
  • Nas palavras de DURKHEIM.

- A sociedade, a educação e os indivíduos.

Introdução

Émile Durkheim foi o fundador da escola francesa da sociologia, para ele os indivíduos estavam sempre acima da sociedade, nesta época existiam normas, costumes, leis que dirigiam a continuidade do processo da escola. Essas regras eram dadas por causa dos indivíduos da sociedade que para Durkheim era uma integração entre os membros para chegar em um consenso de uma consciência coletiva, ou seja, um pensamento de todos da sociedade.

Abordagem

Para Durkheim a sociedade sempre está acima dos indivíduos. Também tinha certas regras, normas, costumes e leis que asseguravam sua continuidade. Os pensamentos deles eram coletivos que dá sentido de integração entre os membros da sociedade. As instituições são a base da sociedade.

Temos vários exemplos de instituições que são elementos essenciais da sociedade, entretanto o sistema judiciário a escola, estado, e a família. Durkheim dava tanta importância a essas instituições que definiam a sociologia como a ciência que geraram o funcionamento das instituições sociais, ele falava que para não haver conflitos ou desorganizações os costumes e normas nunca seriam realizados de maneira individual

A sociedade é um conceito feita pelos indivíduos, ou seja, as pessoas que nela habitam. Na nossa opinião a sociedade ela deve ser unida e saber como agir, bater de frente da   circunstâncias e de acordo com o que acontece na sociedade, nós fazemos parte de uma sociedade que é a do Frei Damião, ou seja deve ser estabelecida e saber agir com as coisas, devastações, debates, e acima de tudo a união prevalece que é uma coisa muito difícil nos dias de hoje.

No tema que nós estamos estudando encontramos algo muito interessante que um indivíduo deve saber, que foi o sistema penal que é um bom exemplo da prática das instituições. Se uma pessoa pratica algum crime no nosso bairro certo que ele terá que ir para a prisão pois nós sabemos que não é justo, pois devemos amar ao próximo como a si mesmo, mas infelizmente os indivíduos não são dessa forma.

Quando nós estudamos a sociedade em que nós vivemos historicamente falando, discutimos mesmo sem querer a nossa religião, a ciência, política e o nosso modo de viver tudo isso, se não for debatido em sala de aula torna incompreensíveis, ou seja, fica sem sentido e não chega a uma conclusão.

Conclusão

Concluímos que a sociedade de Émile Durkheim era abrangida por liberdade de opiniões de cada indivíduo e no século de hoje a sociedade é hipócrita, devemos aprender que as nossas opiniões também devem ser ditas de acordo com o assunto seja ele, político, social, familiar ou escolar e se não for discutido, não vale a pena, tem de ser verídico !

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com