TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial e Cultura Corporativa

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Ética Empresarial e Cultura Corporativa

Prof. Me. Maurício Dias

Professora Tutora a Distância: Joyce Huber

Alessandra Carvalho da Silva Oliveira – RA 15609 – Tecnologia em RH

OSASCO / SP

2013

  1. INTRODUÇÃO

A palavra ética vem do grego Éthikos, significa modo de ser, também chamada de filosofia moral, trata-se dos valores morais da sociedade. Também diz respeito aos costumes, está fundada no estudo metafísico e faz parte de um conjunto de regras que são válidas. A ética surgiu através de estudos de um filósofo chamado Aristóteles que era um estudioso do comportamento humano. Podemos dizer que Aristóteles é o pai da ética.

A ética foi introduzida em nossa sociedade na década de 60 com origem alemã, a partir de então ocorreram movimentos na Europa que propagaram o conceito de ética, chegando até a América do Norte (EUA) onde na década de 60 e 70 foram criadas as primeiras faculdades de administração e negócios. Já na década de 70 a pesquisa junto aos empresários e a união de Europa e Estados Unidos resultou na expansão das multinacionais.

Ética nada mais é do que valor moral e está relacionado à integridade, dignidade ao caráter e aos princípios básicos que aprendemos no dia a dia com nossos pais, professores, amigos etc. Enfim princípios que carregamos por toda a vida, características que nos são moldadas e impostas implicitamente pela sociedade sendo assim muitas vezes não percebemos que estamos em contato com a ética diariamente.  

Em sociedade é importante que se tenha regras de conduta, para que seja seguida independente de classe social, crença ou política. Todos têm que ter princípios morais, e na falta destes é que se instaura o caos em consequência disto a imoralidade surge cada vez mais forte em nossa sociedade.

 A ética também esta inserida na política, através dos parlamentares que elegemos e que tem a obrigação de nos representar da melhor maneira possível, trabalhando a favor do cidadão, porém, em contrapartida no cenário politico de hoje a corrupção ativa e passiva, deturpação dos direitos constitucionais do cidadão. O qual se vê mal representado pelo poder politico que age inconsequentemente de forma vergonhosa, antiética e imoral em relação à confiança que lhe é depositada.

O administrador também possui o seu código de ética administrativo, nele estão contidas as regras que devem ser seguidas para um melhor desempenho na função, prezando sempre pela justiça, moral e dignidade.

O administrador não pode pensar em si próprio, tem que agir sempre em prol de seu cliente, de forma imparcial sendo assim é extremamente necessário a confiança entre ambas as partes, para que não ocorram quebras ilícitas de contrato ou vazamento de informações sigilosas, havendo ocorrido este fato e sendo comprovada alguma fraude o administrador corre o risco de perder seu CRA.

No código de ética empresarial também está englobada a sustentabilidade que é a preocupação em preservar o meio ambiente, e criar projetos sustentáveis. De modo que podemos mencionar como empresas sustentáveis: [pic 2]

Com base na edição de agosto da revista IMPRENSA.

Responsabilidade social, é fazer algo em prol da sociedade em que vivemos, é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.

E cada vez mais os consumidores estão antenados nessas empresas, que praticam de forma eficaz a responsabilidade social e a sustentabilidade; estas empresas estão ganhando o mercado e a confiança do consumidor, e assim acabam criando um vinculo no qual o cliente acredita na empresa e indicam para outras pessoas.

Os funcionários destas empresas encontram motivação e felicidade em trabalhar em um ambiente no qual o foco não são apenas os lucros, onde são valorizados como seres humanos dignos e não vistos apenas como máquinas.  

  1. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”
  1. Sinopse do filme.

O filme Amor sem Escala conta a história de Ryan, um executivo que é contratado por uma empresa para demitir funcionário. Ele viaja por todo país demitindo colaboradores fiéis com quem nunca teve contato.

Ele valoriza muito a fidelidade, pois participa de grupos de vantagem oferecidos por empresas aéreas e hotéis, tendo regalias que a maioria não tem, não deixa de ser irônico que justo ele que valoriza tanto a fidelidade exerça a função de demitir funcionários fiéis.

Nataly é uma jovem visionária que se dedica ao trabalho e propõem um novo projeto à empresa, que se trata de utilizar um sistema de vídeo conferência para fazer as demissões, e assim diminuir em 85% os custos com viagens da empresa. A ideia é muito bem aceita pela diretoria, pois vêem nela a maximização dos lucros, já o personagem principal é extremamente relutante a novidade, muito por questões pessoais, já que vai de encontro ao estilo de vida que tem como perfeito, e na interferência em seu projeto de vida de juntar 10 milhões de milhas, além disso, acredita também que aquele modo não era a maneira mais adequada de se executar a tarefa que conhecia tão bem.

Ryan levou seu descontentamento com a nova ideia para a diretoria que determinou que ele levasse Nataly em suas viagens para treiná-la e mostrar a realidade de demitir um funcionário. Em uma dessas viagens Ryan conheceu Alex, uma mulher com muitos pontos em comum com ele. Em um relacionamento que parecia apenas casual, Ryan começou a se deparar com questões que até então, acreditava que já estavam definidas em sua vida: a de que não ter “bagagem” era a melhor opção.

À medida que Nataly via mais de perto a reação das pessoas que eram demitidas, seus questionamentos sobre seu projeto foram aumentando, visto que na maioria das vezes a necessidade de um relacionamento interpessoal com o funcionário era essencial para diminuir o impacto da má notícia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com