TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

'Inter-relações Entre A Anatomia Vegetal E A Produção Vegetal'' E Fruto Da Bananeira

Artigos Científicos: 'Inter-relações Entre A Anatomia Vegetal E A Produção Vegetal'' E Fruto Da Bananeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  1.473 Visualizações

Página 1 de 2

‘’Inter-relações entre a anatomia vegetal e a produção vegetal’’

E

Fruto da Bananeira

O artigo trata sobre a importância da Anatomia Vegetal em suas relações com a Agronomia, principalmente com a Fitotecnia. Em produções de monocultura, onde não se desenvolve variedade vegetal e animal, é facilitada a presença de microorganismos que causam danos as culturas.

As principais relações entre tecidos de revestimento e a produção vegetal se encontra na fitopatologia. Substancias encontradas nos tecidos de revestimento, como resina, ceras, celulose, cortiças entre outras, poderão agir de forma diferente uma das outras.

A síntese de cera da cutícula repara e protege conta ferimentos e machucados nas plantas, formando placas de cera. Para considerarmos que a cutícula é resistente contra patógenos temos que analisar a composição química desta estrutura, que são afetadas com umidade, temperatura e saúde da planta. Sem contar que ela apresenta regiões descontinuas como em células secretoras de tricomas glandulares, em papilas de certas flores e até nos poros.

Já os estômatos, são utilizados como entrada/saída de gases para a fotossíntese e variam quanto ao número, frequência, tamanho, distribuição, forma e mobilidade de acordo com a espécie.

A suberina é depositada em tecidos cicatrizados, impedindo a passagem de patógenos ou impedindo a nutrição destes patógenos, causando sua morte. O tecido suberizado, juntamente com o patógeno morto é empurrado pelos tecidos saudáveis ao exterior da planta. Em caso de frutos, isso torna-se um empecilho a sua comercialização.

Resistente a patógenos, a sílica é depositada tecidos feridos. Causa dificuldade aos insetos ovopositarem nas células silicificadas. Dificulta também a degradação da planta pelo rúmen de bovinos.

A lignina, também resistente a patógenos, é utilizada pela planta em forma de barreiras estruturais, também é de difícil degradação pelo rúmen de bovinos. Em folhas pode interromper o avanço de fungos e bactérias.

A banana, pseudo fruto de uma planta herbácea, é o 4º produto alimentar mais produzido no mundo, ficando atrás somente do arroz, trigo e milho. É produzido por mais de 130 países e é originaria do sudeste da Ásia. O fruto é constituído de 75% de água e 25% de massa sólida, rica em vitamina A, vitamina C, fibras e potássio. Tendo como seus principais açucares naturais a sacarose, frutose e glicose. O fruto é uma pseudo baga de ovário ínfero que desenvolve partenogênese, sem a produção de sementes. A parede do fruto, que é derivada a partir do tubo floral é constituída por um parênquima vascular. Dentro é uma camada de aerênquima, responsável pela aparente facilidade com que se desprende a casca. Internamente, na parede dos carpelos, são feixes orientados horizontalmente. Óvulos são degenerados, e contém uma polpa de lóculos oclusa proveniente da parede dos carpelos e septos. É também muito rica em amido. Como curiosidade, a banana é levemente radioativa, devida a presença do isótopo Potássio-40.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com