TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Morfologia e Anatomia Vegetal

Por:   •  7/9/2016  •  Resenha  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho de Morfologia e Anatomia Vegetal

Introdução

                    As plantas fanerógamas são também conhecidas como espermatófitas que significa “planta com semente”. As espermatófitas foram divididas em dois grupos: gimnospermas plantas de sementes nuas, desprovidas de frutos e as angiospermas, plantas em que as sementes estão contidas dentro dos frutos.

                    As plantas com sementes consistem em cinco filos com representantes atuais.Entre esses cinco filos apenas um é agrupado nas angiospermas (filo Anthophyta).Os outros quatro filos são agrupados como gimnospermas, tal como o filo Cicadophyta(cicadófitas) característico de plantas que podem chegar ate dezoito metros de altura, o filo Ginkgophyta(ginkgo) é diferentemente da maioria das outras gimnospermas ele é decídua; suas folhas ficam como uma bonita cor dourada antes de cair no outono, o filo Gnetophyta(gnetófitas) compreendem três gêneros atuais e cerca de setenta espécies de gimnospermas muito incomuns, o filo Coniferophyta(coníferas) é o mais numero filo de gimnosperma atual, cerca de setenta gêneros com aproximadamente seiscentos e trinta espécies. As gimnospermas mais conhecidas são os cedros, pinheiros, cicas e ciprestes, essas plantas adaptam-se bem a regiões temperadas, onde formam grandes florestas, como as taigas do hemisfério norte e as matas de araucárias do sul do Brasil.Normalmente, o lenho das gimnospermas e formado pelos vasos denominados traqueídos e o floema, formado pelos tubos crivados, não apresentam as células companheiras, e freqüentemente são chamadas de canais resiniferos.

Morfologia Floral de Gimnospermas

                 

                 As gimnospermas são plantas com sementes nuas, ou seja, com ausência de frutos porque não possuem ovário, sendo os óvulos produzidos nas bordas, margens ou extremidades de folhas especializadas em sua produção. O filo Cycadophyta (cicadofitas) apresenta plantas semelhantes às palmeiras encontradas em regiões tropicais e subtropicais. Essas plantas únicas que apareceram a pelo menos duzentos e cinqüenta milhões de anos durante o período permiano.As cicadófitas atuais compreendem onze gêneros, com cerca de cento e quarenta espécies.

                 A maioria das cicadófitas são plantas bem grandes, podendo chegar a dezoito metros, muitas possui o tronco distinto no qual é coberto pelas bases das bainhas das folhas. As folhas funcionais ocorrem caracteristicamente em uma coroa no ápice do caule lembrando assim as palmeiras.As cicadófitas são freqüentemente muito tóxicas por conterem grandes quantidades de compostos neurotóxicos e carcinogênicos.

                 Suas unidades reprodutivas são folhas de menor tamanho com esporângios inseridos, as quais são frouxas ou densamente agrupadas em estrutura semelhante a estróbilos próximos ao ápice da planta.Os estróbilos microsporangiados e ovulados crescem em plantas diferentes como no caso da Ecephalartos ferox ,nativa do continente africano.Os tubos polínicos formados pelos microgametofitos  de cicadófitas são tipicamente não ramificados ou pouco ramificados.Na maioria das cicadófitas, o crescimento do tubo polínico resulta numa destruição significativa do tecido nucelar.Antes da fecundação, a extremidade basal do microgametófito dilata-se e alonga-se, levando o gameta masculino próximo as oosferas, então a extremidade basal se rompe os gametas multiflagelados liberados nadam ate as oosfera, cada microgametófito produz dois gametas masculinos.

                  O papel dos insetos na polinização das cicadófitas e de muita importância. Besouros de vario grupos são freqüentemente encontrados associados com os estróbilos masculinos e com menos freqüência com os estróbilos femininos. Por exemplo, os gorgulhos, besouros que passam todo seu ciclo de vida sobre e no interior dos estróbilos masculinos e também nos estróbilos femininos. Atualmente a maioria das cicadófitas e polinizada por insetos.  

                O Ginkgo biloba é o único membro atual do filo Ginkgophyta(ginkgo), e facilmente reconhecida pelas suas folhas em forma de leque ou ventarola, e uma arvore atrativa, imponente de crescimento lento podendo chegar a trinta metros de altura. As folhas dos numerosos brotos, ou ramos curtos de crescimento lento, são quase inteiras enquanto aquelas dos ramos longos e das plântulas são com freqüências profundamente lobadas. Diferentemente da maioria das outras gimnospermas ginko é decídua; suas folhas ficam como uma bonita cor dourada antes de cair no outono.

               As espécies atuais compartilham característico com outros gêneros de gimnospermas que remontam o período permiano inferior, há duzentos e setenta milhões de anos. Ginkgo é especialmente resiste à poluição aérea e por isso e comumente cultivada em parte urbanas e ao longo de ruas.

               Como as cicadófitas, os óvulos e os microsporângeos de ginkgo crescem em indivíduos diferentes. Seus óvulos ocorrem aos pares nas extremidades de ramos curtos e amadurecem no outono, produzindo sementes com o envoltório carnoso. A porção carnosa em putrefação do envoltório da semente de ginkgo e abominada pelo seu odor fétido que é devido a presença dos ácidos butanóicos e hexanóicos, que são os mesmo ácidos encontrados na manteiga rançosa e no queijo gorgonzola, no entanto a amêndoa da semente possui um sabor de peixe,que é uma iguaria apreciada no Japão e na China . No ginkgo a fecundação no interior dos óvulos não pode ocorrer até q eles sejam liberados da sua arvore parental, crescimento do tudo polínico é intercelular, sem nenhum dano aparente nas suas células nucleares adjacentes, sua extremidade basal acaba se desenvolvendo em uma estrutura saculiforme que na maturidade contém dois gametas masculinos, ou seja, multiflagelados,depois à ruptura da porção saculiforme do tubo polínico liberando os gametas que nadam a até a oosfera no interior do megagametófito do óvulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com