TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1º Grupo De cátinos

Artigos Científicos: 1º Grupo De cátinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Um cátion nada mais é que um átomo que perdeu elétrons em sua camada de valência, ficando assim com carga positiva. A análise sistemática de cátions é uma prática comum nos laboratórios de Química Analítica tanto na análise qualitativa realizada no meio acadêmico quanto na indústria, na identificação dos mais diferentes tipos de amostras desconhecidas. Esta prática é fruto de um vasto conhecimento de química acumulado em décadas por inúmeros pesquisadores e cientistas que conheciam a reatividade de muitas classes de compostos orgânicos e inorgânicos, bem como a propriedade de muitos deles. (DANTAS, 2006)

Os cátions do grupo I(Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificado em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração. (VOGEL, 1981)

A Prata (Ag) é um metal nobre de cor branca brilhante, relativamente mole e conduz bem eletricidade e calor. É pouco reativa, pertence ao grupo Ib da Tabela Periódica, sua camada eletrônica externa possui uma estrutura 3d10, 4s1 e pode atuar em seus compostos com estados de oxidação (I), (II), e (III), embora em meio aquoso, praticamente só encontra-se como monovalente. A maioria dos compostos de Ag é insolúvel em água, exceto o AgNO3 e AgF, que são muito solúveis, e Ag2SO4, que é ligeiramente solúvel. A maior parte dos sais insolúveis da Ag dissolvem-se em HNO3 6M a frio, as principais exceções são os haletos de Ag, AgSCN e Ag2S. Seu cátion é o Ag+.

O Chumbo (Pb) É um metal de cor branco-azulado e brilho metálico (o brilho desaparece quando exposto ao ar, tornando-se cinza por se recobrir de uma camada de óxido), muito denso (d = 11,3 g cm-3) e baixo ponto de fusão, funde a 328 °C. É dúctil e maleável e tão mole que se pode riscar com a unha, e cortar facilmente com uma faca. No estado sólido não é tóxico, mas seus vapores possuem uma grande toxicidade. É muito resistente ao ataque pelo ar e água.

O Mercúrio (Hg) à temperatura ambiente é um metal líquido prateado e inodoro pertencente ao grupo 12 da Tabela Periódica, um Metal de Transição. Não conduz bem calor, mas conduz eletricidade muito bem. De número atômico 80 e massa atômica 200,5 U, estabelece liga metálica facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Quando a temperatura é aumentada transforma-se em vaporestóxicos e corrosivos mais densos que o ar. É um produto perigoso quando inalado, ingerido ou em contato. É compatível com o ácido nítrico concentrado, acetileno, amoníaco, cloro e com outros ametais. Seus Cátions são o Hg2+ e o Hg22+.

Objetivos

Baseado no exposto, o objetivo deste trabalho é separar e identificar os cátions do grupo I, através de uma analise sistemática.

Materiais e Reagentes

1. Equipamentos:

1. Placa Aquecedora (Temperatura - 200°C)

2. Suporte Universal

1. Vidrarias:

1. Béquer

2. Bureta

3. Erlenmeyer

4. Funil

5. Proveta

6. Pipeta graduada

7. Tubos de Ensaio

1. Acessórios

1. Papel filtro

2. Pêra

3. pisseta

1. Reagentes

1. Iodeto de Potássio

2. Cromato de Potássio

3. Ácido Sulfúrico

4. HCL (diluído)

5. Hidróxido de Sódio

6. Hidróxido de amônio

Metodologia

1º Procedimento

Recebeu-se uma amostra em solução para pesquisa dos cátions do 1º grupo. Tratou-se a amosta com HCl diluído (0,25 a 0,30 mol/L) até total precipitação. Observa – se o precipitado.

2º Procedimento

Depois aqueceu suavemente sem ferver, para completar a reação favoreceu a coagulação do precipitado. Coloca – se para esfriar.

3º Procedimento

Em seguida, filtrou – se a amostra, sendo assim o primeiro filtrado a ser descartado.

4º Procedimento

Preparou – se o processo para filtração em dois tubos de ensaios (1) e (2). Colocou – se um dos tubos de ensaio (1) em baixo do funil e tratou com água destilada quente, usou – se um tubo para coletar o filtrado (2), depois transferiu o filtrado (2) para outro tubo de ensaio e adicionou – se algumas gotas de cromato de potássio (K2CrO4) diluído. Observou – se a cor anotou – se o resultado.

5º Procedimento

Tratou – se com hidróxido de amônio (1:1) ao resíduo (1), colocando um tubo de ensaio embaixo do funil e coletando o filtrado (3). Anotou – se o resultado.

6º Procedimento

Considerou – se 2 ml do filtrado (3) num tubo de ensaio e tratou – se com HNO3 (1:1). Verificou – se o precipitado e anotou – se o resultado.

Resultados e Discussões

1º Procedimento

Recebeu – se um solução liquida para pesquisa dos cátions do grupo 1 (Prata). Tratou – se com o acido clorídrico (HCL) diluído até total precipitação. Observou – se um precipitado branco.

2º Procedimento

Aqueceu – se a amostra suavemente, sem ferver, enquanto o ocorrido verificou – se que o precipitado mudou a cor, quando ocorreu a coagulação do precipitado, colocou – a para esfriar.

3º Procedimento

Filtrou – se o resíduo (1) onde o mesmo é formado de cátions de outros grupos. Assim resultado que o resíduo (1) não contém prata, chumbo e mercuroso, assim sendo descartado.

4º Procedimento

O resíduo (1) foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com