TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3 O Periodo

Trabalho Escolar: 3 O Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO.....................................

INTRODUÇÃO 3

EMPRESA 4

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

Com a realização deste trabalho interdisciplinar individual, pretendemos demostrar os conhecimentos adquiridos durante o semestre, nas disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado e Negociação, lecionados no 5º semestre do curso de Administração de Empresas.

Temos como base o texto fornecido pelo Polo : FRANQUIA DE COOKIES MR.CHENEY INAUGURA SUA PEIMEIRA FABRICA.

Inicialmente traremos um breve resumo sobre a marca e passaremos as considerações de temas abordados no questionário apresentado tais como: franquia e seus desafios; experimentação do mercado; condições do negocio; divulgação, conhecimento dos consumidores; marketing direto entre outros.

Franquia:

“Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.”

A franquia é disciplinada pela Lei de Franquia Empresarial nº 8.955/94.

Temos dois sujeitos deste negocio jurídico:

a) Franqueador – É a empresa ( Pessoa Jurídica) que concede o direito da utilização da marca;

b) Franqueado - pessoa física ou jurídica que detém a franquia ('licença') por concessão do franqueador.

Ultrapassado alguns esclarecimentos, vamos a temática do trabalho.

Questão 1 - Considerando que o investimento é muito alto para que seja possível abrir uma franquia d empresa, que tipo de informações seria necessário para que o investidor pudesse decidir ou não pela franquia?

Antes de dar inicio a qualquer empresa, é necessário questionar-se a fundo se abrir um negocio será compensatório ou não. É necessário buscar informações e fazer as seguintes perguntas: naquela região comporta terá publico alvo para suportar o tipo de serviço oferecido pela franquia escolhida? Há outra empresa do mesmo ramo nas proximidades? O poder aquisitivo dos moradores do bairro é compatível com o tipo de produto oferecido pela franquia? Você já analisou isso a fundo? Está disposto a fazer isso antes de assinar um contrato de franquia? Você tem capacidade financeira? Qual o tempo de retorno financeiro o franqueado terá?

Sendo as respostas afirmativas e decidido que realmente vale a pena, o franqueado deverá tem mente que adquirir uma franquia não tirará do franqueado as responsabilidades sobre a gestão de sua empresa. Gerir pessoas, manter sua contabilidade em dia, calcular e correr riscos, aceitar decepções, tomar decisões gerenciais, participar do dia a dia da operação, muitas vezes consumindo finais de semana ou longas jornadas de trabalho, são algumas das atribuições que cabem ao franqueado.

“Para aumentar suas chances de sucesso, além de analisar a viabilidade econômico-financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com