TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3 Periodo

Trabalho Universitário: 3 Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL II – 3º PERÍODO

Itumbiara

2014

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL II – 3º PERÍODO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Itumbiara

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO ....................................................................................5

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................9

INTRODUÇÃO

O presente estudo teve por finalidade avaliar o impacto do processo de fusão de duas empresas com culturas organizacionais distintas junto ao corpo funcional, frente às modificações percebidas nas operações, processos e sistemas.

O sucesso da fusão entre duas empresas depende, em grande parte, das condutas adotadas pelas instituições envolvidas na fase que antecede a fusão, bem como daquelas empregadas durante as negociações e, principalmente, após esse processo. Considerando a confidencialidade que cerca a fase anterior a fusão, dificilmente são estudadas e avaliadas a compatibilidade entre as culturas organizacionais das empresas envolvidas e quais as condutas que devem ser adotadas para minimizar um possível choque cultural junto aos funcionários envolvidos.

DESENVOLVIMENTO

Ao se desenvolver uma boa análise de custos, o gestor procura identificar pontos de ajustes e prioridades. É preciso redefinir as tarefas do projeto ou da operação como um todo continuamente em termos de tarefas urgentes dos negócios diários. Isso envolve sem dúvidas o planejamento adequado e a indicação precisa dos pontos de atritos operacionais.

As atividades empresariais envolvendo a gestão de qualquer atividade que integre a ocorrência de custos exigem planejamento, portanto, seu possível impacto administrável (gestão) e seu sucesso futuro, tanto quanto possível, pode ser feita por meio do orçamento prévio das contas de custos, além dos demais componentes do resultado e do patrimônio empresarial.A fusão de duas empresas acarreta o surgimento de uma nova entidade com sua própria cultura organizacional, que irá mesclar, não necessariamente na mesma proporção, processos, operações, estruturas, sistemas, objetivos, fluxos e funções, entre outros, provenientes das duas organizações. Não é possível prever quanto tempo leva para que a nova cultura seja formada e consolidada.

Seu principal foco é a aplicação do conceito de atividade e departamento como forma de reconhecimento dos custos totais dos produtos, sendo esses, os diretos e os indiretos. É um momento oportuno para voltarmos a um conceito básico de custo que envolve o fato dele ser fixo ou variável. Isso é um fator determinante em cálculos e análises empresariais, embora ambos irão compor o custo total.

Os principais tipos de custo são tanto os operacionais quanto os administrativos, custo de Mão de obra, custos de ineficácia operacional, custos de turnover, custos derivados de ineficácia operacional, custos com desperdício, custo com controles que não justificam os resultados por ele obtidos, custo com excesso de controle, custo com retrabalhos, etc.

Custos Direto é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Custos Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

O custeio por absorção é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custo da área de fabricação, seja esses custos definidos como custo direto ou indireto, fixo ou variáveis, de estrutura ou operacionais.

O custeio variável é um tipo de custeamento que consiste em considerar como custo de produção do período apenas os custos variáveis incorrido. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com