TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3stufa Com Garrafa

Pesquisas Acadêmicas: 3stufa Com Garrafa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

2. INTRODUÇÃO

A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável.

O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.

Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas, funcionários em geral e também a comunidade. Não dá para tratar só das questões de natureza como se esta estivesse desassociada da sociedade ou qualquer trabalho neste âmbito.

A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos e os demais envolvidos.

Este projeto visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.

3. JUSTIFICATIVA

Como a nossa escola é denominada Escola do Campo, pensamos em criar um projeto que abrangesse esse tema. Pensando nisso, criamos o projeto “Horta em Garrafa Pet: Uma Alternativa para a Educação Ambiental e Sustentabilidade”.

O homem tira da terra o seu sustento, isso faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos, esta relação esta perdida, para muitos, o “solo” de onde o seu alimento é tirado é apenas “terra”, pois atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.

Hoje as crianças e adolescentes no ambiente externo a escola, normalmente estão em frente à televisão e vídeo games, não tendo mais o contato com o meio ambiente.

Assim, se faz necessário que se resgate esse contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável.

Através deste projeto, os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula. Desta forma, levarão uma experiência valiosa para a vida. Pois a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável.

Pretende-se que este projeto funcione como aliado na perspectiva da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico, com ações que contemplem a Alimentação Escolar, possibilitando a melhoria da qualidade dos cardápios e ao mesmo tempo a mudança de hábitos e gostos alimentares.

4. OBJETIVOS:

Objetivo Geral

Nesse contexto, o Projeto Horta em Garrafa Pet: Uma Alternativa para a Educação Ambiental e Sustentabilidade, foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional da escola, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e adolescentes de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das horta escolar, incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica, além de envolver todas as disciplinas neste contexto.

Objetivos Específicos

• Promover estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões ambientais, alimentar e nutricional;

• Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazerosos;

• Estimular descobertas e inovações tecnológicas na escola;

• Oportunizar a participação da comunidade nas atividades escolares;

• Reeducar e estimular um estilo de alimentação saudável;

• Ensinar os alunos da rede pública estadual a cultivar produtos orgânicos (sem a utilização de agrotóxicos), tornando-os multiplicadores dessa tecnologia, e incentivando seus familiares a desenvolver a horta doméstica;

• Ensinar os alunos a consumir hortaliças e legumes de boa qualidade de procedência conhecida;

• Ensinar o valor nutricional, terapêutico e funcional dos vegetais na alimentação;

• Mudar os hábitos alimentares, agregando frutas, verduras e legumes na dieta;

• Ensinar o ciclo de vida das plantas e as condições ambientais mais propícias para seu o desenvolvimento;

• Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural.

5. METODOLOGIA

A metodologia adotada neste projeto permitirá o envolvimento dos alunos e professores da escola, num trabalho multidisciplinar, em que todos os envolvidos realizarão os objetivos propostos. Todo o trabalho será dividido em fases.

1° Fase

Na primeira fase, os professores irão divulgar o projeto para os estudantes. Cada docente irá falar como o projeto será trabalho em sua disciplina. Serão mostrados vídeos e imagenss para os estudantes sobre como fazer uma horta em garrafa pet, exemplos de hortas suspensas, verticais, no solo.

2° Fase

Os estudantes irão realizar pesquisas na internet sobre a horta em garrafa pet para conhecimento. Eles irão pesquisar o que é, como se faz, sua importância, enfim, vão adquirir mais conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com