TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4Ps De Marketing

Exames: 4Ps De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 3

Marketing

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Segundo Drucker (2000 , p. 30), “pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem no cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível” (DRUCKER, 2000 , p. 30).

Os profissionais de marketing utilizam diversas ferramentas para obter as respostas desejadas de seus mercados-alvo. Essas ferramentas constituem o mix de Marketing: é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas são classificas em quatro grupos amplos que denominou os 4Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto de venda) e promoção (comunicação)

(McCarthy, 2000).

Produto

A parte mais importe do composto de marketing é o produto. O objetivo principal do produto e busca proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome, assim permitido incluir serviços, personalidades, lugares, organização e ideias como o objetivo de marketing.

Todo produto tem seu ciclo de vida que é representado por quatro estágios: fase de

introdução é quando o produto é levado ao mercado, as vendas são lentas à medida

que é desenvolvida a demanda e o produto é tecnicamente melhorado ; a fase de

crescimento ocorre quando as vendas se elevam rapidamente; a fase de maturidade

ocorre quando o volume de vendas se estabiliza e a entrada de concorrente

possibilita produtos similares; por fim, na fase de declínio as vendas caem à medida

que novos produtos entram no mercado (KOTLER, 2007, p. 245, 246, 247).

Preço

Muitas decisões de compras são feitas com base nos preços dos produtos. A maioria dos consumidores possuem desejos e necessidades ilimitadas, porém recursos limitados.

O preço ajuda dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão de obra e manufatura dos produtos comercializados (LAS CASAS, 2001).

Praça

O sistema de distribuição a ser determinado por um administrador de marketing fará, portanto, parte do pacote de utilidade ou satisfações que os consumidores receberão com a compra do produto. A colocação de produtos em estabelecimentos apropriados e em épocas certas, a preços acessíveis ao consumidor visado, é, portanto, determinante para o sucesso de uma estratégia mercadológica.

Um bom produto e um preço adequado não são suficientes para assegurar

vendas. É necessária também a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com