TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

6º Portfolio Individual

Artigos Científicos: 6º Portfolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A escola tem como papel ensinar seus alunos o que é necessário para viver e trabalhar em um mundo de evolução bem como de formar cidadãos críticos e cidadãos com consciência social, politica, moral e o poder do individuo num todo, e também orientá-los para vida. Para que tudo isso seja realizado a escola teve trabalhar os conteúdos com um trabalho crítico.

Rios(2001) considera que há uma fragmentação no ensino e para que haja uma separação dessa fragmentação se faz necessário a articulação dos saberes e capacidades e , portanto, um trabalho construído através da contribuição de todas as transmissão do saber seja feita pelo professor de forma mediadora, considerando o saber que o aluno já possui, buscando articular com novos saberes e práticas de modo crítico diante do instituído e, transformando-o quando necessário.

2 DESENVOLVIMENTO

O ato de planejar faz parte de ser humano, nas várias instâncias da vida, seja pessoal ou profissional, pois construímos objetivos e somos direcionados para concretizá-los, assim, sempre estamos enfrentando desafios e situações que necessitam de planejamento.

Através do planejamento podemos prever e programar as ações e os resultados desejados, nós permite organizar as atividades.

“O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando atividade escolar e a problemática do contexto social.” (Libâneo, 1994, p.222).

O plano de aula deve ser elaborado a partir da reflexão mental realizada no planejamento, e há elementos sólidos que devem ser seguidos como dados de identificação, cronograma, objetivos específicos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos, avaliação, referências e anexo.

A avaliação serve como ponto de partida para repensar o fazar pedagógico, buscando sempre alcançar o objetivo maior da escola que consiste na formação do ser humano e do cidadão. É necessário que se considere a avaliação como um dos meios de provocar e criar condições para que se desenvolva nos alunos e nos professores uma atitude de reflexão crítica, comprometida com a ação.

A avaliação assumia o papel de verificação da aprendizagem, tendo como função, constatar o que o aluno não aprender. Assim realizada, deixava o aluno á margem do processo e direcionava o trabalho pedagógico apenas aos mais capacitados.

Língua Portuguesa

Leitura e escrita com comparação de receitas

Objetivo: Ler para localizar informações;

Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.

Ano: 1º

Tempo estimado: um mês

Material necessário: Receitas diversas (doces,bolos, sucos, biscoito)

Um caderno

Lapís

Desenvolvimento:

Proponha a sequência aos alunos diga que vão realizar uma série de receitas e escolheram as melhores, para a confecção de um livro de receitas.

Distribua livros de receitas e promova uma conversa sobre as características que observam nos textos: para que servem, a disposição gráfica e a linguagem utilizada. Pergunte ás crianças se conseguem ler algumas das receitas presentes nos livros distribuídos.

Após a seleção das receitas confeccionar o livro que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com