TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

7 Dicas Para Criar Parcerias Comerciais E Importar E Exportar No Brasil

Trabalho Escolar: 7 Dicas Para Criar Parcerias Comerciais E Importar E Exportar No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

7 dicas para criar parcerias comerciais e importar e exportar no Brasil

Publicado em agosto 28, 2013 | Por Gabriela Manzini | Empresas, Gestão, Negócios

Na coluna “Você pergunta, a gente responde!” desta semana nossa dúvida é internacional. O leitor Helder, de Cabo Verde, escreveu para o blog:

“Eu abri uma loja de produtos alimentícios em Cabo Verde, ilha de São Vicente. Como minha empresa é de importação, gostaria de criar parcerias para importas produtos.”

Helder, se a ideia é importar de fornecedores ou parceiros brasileiros, a primeira coisa a fazer é se certificar de que a empresa possui um Registro de Exportadores e Importadores (REI), concedido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Brasil. Essa é a primeira forma de garantir que sua operação é legal e está dentro das leis brasileiras. As regras de exportação e importação do Brasil podem ser encontradas na Portaria SECEX nº 23, de 14/07/2011, disponível neste link.

Do lado oposto, empresas brasileiras que desejem exportar precisarão de uma licença, conhecida como Radar, já que as operações que passam pelas fronteiras brasileiras são processadas pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Existem duas formas de conseguir a habilitação no Radar:

- Por cadastro, onde se obtém uma senha. O processo pode ser iniciado neste link.

-Por meio de trading companies, que são empresas que fazem esses trâmites, já estabelecidas no mercado, e fazem uma espécie de “empréstimo” de seu Radar para empresas que desejam fazer operações internacionais, mas não necessariamente precisam ou vêem como vantajoso ter um cadastro.

Vale destacar que o tema é bastante vasto e esse é apenas um bê-á-bá inicial para começar a se relacionar com o comércio exterior. O trabalho pode ser feito sozinho, mas especialistas indicam que PMEs que querem exportar consultem um agente ou despachante aduaneiro. É ele quem confirmará quais documentações pré-embarque a empresa precisará e qual o tratamento administrativo aplicado ao produto (no caso de alimentos, por exemplo, existem outras fiscalizações específicas e, portanto, regulamentações vigentes que passam por outros órgãos, como a Anvisa, por exemplo).

Parcerias

Quanto à dúvida do leitor a respeito de parcerias, o Pensando Grande foi conversar com um especialista sobre quais atitudes um importador/exportador pode tomar para encontrar parceiros comerciais. “A empresa precisa estar coberta de informações, conhecer a empresa, conferir se ela tem um histórico, conversar com as pessoas”, explica o internacionalista e executivo de vendas de projetos da FH Bertling, Igor Ribeiro. A empresa atua como agente de carga nas áreas de transporte marítimo, logística e gestão de projetos de frete.

Veja abaixo algumas dicas do especialista para quem deseja encontrar parceiros comerciais fora de seu país.

1) Pesquise muito: a velha e boa regra do “procurar”, que serve para quase tudo que envolve empreendedorismo e mercado, é fundamental na hora de conhecer empresas especializadas no seu setor de atuação. Dessa forma, você terá um nome lá fora e poderá entrar em contato.

2) Conheça o mercado interno em que quer atuar: além de descobrir e entender as regulamentações em vigor, você, muito provavelmente, tomará conhecimento de empresas conceituadas e com nome estabelecido no mercado.

3) Contate por e-mail: esse é um meio muito comum de começar um relacionamento com um fornecedor. Depois de verificar o histórico da empresa e conferir que ela possui todos os registros necessários para exportar/importar, é possível acordar um embarque aéreo com amostras para conhecer o produto e fincar uma parceria.

4) Busque a Câmara de Comércio nacional: em cada país, o órgão terá empresas associadas que são boas opções para começar sua lista de possíveis fornecedores. Com esses nomes, faça um primeiro contato e veja se “há liga” para um relacionamento.

5) Compareça a feiras nacionais e internacionais: a palavra ainda é networking. Procurar fornecedores em feiras é uma das melhores formas de entrar em contato com um fabricante. Você terá a opção de entrar em contato com o produto e já verificar se existe espaço para parcerias. Busque feiras de órgãos públicos ou reconhecidos no mercado para garantir que as empresas também tenham alguma idoneidade.

6) Visite pessoalmente: estar no país com o qual pretende estabelecer parcerias é uma das melhores formas de conhecer bons fornecedores. Com um nome já em mãos (seja de sua pesquisa, seja de relacionamento de uma feira internacional), você poderá fazer uma visita pessoalmente ao fabricante e “ver com seus próprios olhos” a forma de trabalho do possível parceiro.

7) Converse com trading companies especializadas: se você pretende fazer uma operação por meio de trading company e “emprestar” sua habilitação de importação-exportação, busque uma companhia especializada no seu setor de atuação. Por estar em constante contato com companhias de países diversos, ela poderá lhe dar uma ajuda com possíveis parcerias também.

Como reconhecer a hora certa para exportar e enfrentar o mercado externo?

Publicado em setembro 11, 2012 | Por pme_mint2013 | Economia, Empresas, Gestão

Empreendedores que estão à frente de PMEs se sentem muito distantes do sonho da internacionalização. Quando a empresa já possui parâmetros de competitividade, a começar pela atitude aberta ao mercado internacional, além obviamente de ter desenho, tecnologia e informações, o desejo de ir além com a companhia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com