TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS

Por:   •  18/5/2014  •  3.393 Palavras (14 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 14

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS

Daiany de Sousa Pimentel¹

Maria Edileusa da Silva de Carvalho²

Karolyne Gomes Duarte³

RESUMO

A atuação do profissional de serviço social que esta atuando na proteção especial, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) será analisado nesta produção cientifica de modo a identificar os mecanismos utilizados para desenvolver as atividades, bem como os aparatos (instrumentos) legais que dão suporte para a atuação profissional neste espaço institucional, como a LOAS, o Código de Ética Profissional, a Política Nacional de Assistência Social e os Parâmetros de atuação dos profissionais agentes da política de assistência. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Diante do estudo pode-se enfatizar que a Assistente Social do CREAS desenvolve um trabalho pautado em todas as legislações pertinentes à categoria, assim como o principal instrumento utilizado no seu fazer profissional cotidiano é o parecer social, o qual é elaborado pela mesma, juntamente com a psicóloga, sendo que as demandas do CREAS são advindas mediante denúncias, bem como demandas espontâneas. Os casos de violação de direito mais emergentes são negligências contra o idoso, violência patrimonial, violência sexual, física, psicológica, dentre outras.

PALAVRAS – CHAVES: Assistência. Negligência. Violência.

ABSTRACT

The role of social service professional who is acting in special protection, Specialized Center of Social Assistance Reference ( CREAS ) will be analyzed in this scientific production in order to identify the mechanisms used to carry out the activities as well as devices ( instruments ) that legal support for professional practice in this institutional space , such as Invalidity , the Code of Professional Ethics , the National Policy for Social assistance and the parameters of operation of professional agents of assistance policy . The methodology used was the literature research . Before the study can be emphasized that the Social Worker CREAS develops a work based on all relevant laws to the category as well as the main tool in your professional do everyday is social opinion, which is prepared by the same along with psychologist , and the demands of CREAS are arising through complaints , as well as spontaneous statements . Cases of violation of law are more emerging negligence against the elderly, patrimonial violence, sexual violence, physical, psychological, among others

KEY-WORDS: Assistance. Negligence. Violence.

________________________

¹Graduanda do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade, Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO.

²Graduanda do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade, Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO.

³Graduanda do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade, Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO.

1. INTRODUÇÃO

A ATUAÇÃO DOS Assistentes Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), um dos serviços da Assistência Social dentro da proteção especial, é de suma importância visto que esses profissionais participam do processo de enfrentamento das várias expressões da “ questão social” emanadas da relação antagônica entre capital e trabalho. Faz uma reflexão sobre a importância da política profissional do Assistente Social nesta instituição, utilizando-se da teoria como embasamento para compreender a relação de operacionalização das tarefas dentro do sistema de proteção especial CREAS, pois este é um serviço da assistência social pouco conhecido.

O principal objetivo desta pesquisa é identificar os mecanismos utilizados para desenvolver as atividades, bem como os aparatos ( instrumentos) legais que dão suporte para a atuação profissional neste espaço institucional, como a LOAS, o Código de Ética Profissional, a Política Nacional de Assistência Social e os Parâmetros de atuação dos profissionais agentes da política de assistência social.

A atuação profissional “(...) exige-se um profissional qualificado, que reforce e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com