TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Dissertações: A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa possibilitar aos (às) alunos (as) a ampliação de conhecimentos referentes à Política de Seguridade Social, com destaque para a Política de Assistência Social, com enfoque na Proteção Social Especial. Este consiste em entrevistar um profissional da área e acordo com a realidade vivenciada na Unidade de Serviço, relatar quais são as atribuições e as competências que foram atribuídas ao profissional do serviço social.

Este relata uma entrevista com uma Assistente Social do município de Tucano no que se refere à pesquisa de campo dos alunos que fazem o curso de Serviço Social na UNOPAR Universidade Norte do Paraná no pólo de Tucano onde funciona no Colégio Instituto Social de Tucano.

Diante destas considerações, torna-se fundamental a intervenção do Assistente Social nas demandas que se apresentam à profissão tendo em vista que a profissional busca intervir na expressão da questão social, de forma transformadora, construindo juntos com estes sujeitos, condições de trabalho e vida digna.

Outro ponto importante é a consolidação da Política Nacional de Saúde com ampliação dos gastos com a assistência médica, pela previdência social. Esta assistência gerou uma contradição entre a demanda e o seu caráter excludente o assistente social vai colocando-se entre a instituição e a população, a fim de viabilizar o acesso dos usuários aos serviços e benefícios. Para tanto, o profissional utiliza-se das seguintes ações: plantão, triagem ou seleção, encaminhamento, concessão de benefícios e orientação previdenciária.

DESENVOLVIMENTO

ENTREVISTA COM A ASSISTENTE SOCIAL DA UNIDADE DE SERVIÇO.

A. Caracterização do Serviço:

Identificação: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, nº 742

O centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considerando a definição expressa na Lei nº 12.435/2011, é uma unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional, de média complexidade, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a individuo e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos, mas que ainda estejam com vínculos familiares, mesmo imperceptíveis, e que se encontrem em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de violência física, sexual e psicológica. Vale ressaltar, que o CREAS é uma unidade recente e que vem se adequando as novas demandas.

NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS

• Promover atendimento a indivíduos e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social;

• Favorecer o atendimento a indivíduos com direitos violados e vínculos familiares e comunitários fragilizados ou rompidos;

• Monitorar e acompanhar as situações de trabalho infantil, negligência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e suas famílias.

• Contribuir para elevar a qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência, assim como, reintegra-los a família e a comunidade.

• O Serviço Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) tem como objetivo realizar o atendimento inicial concretizando em visitas domiciliares para conhecer a realidade em que a família ou individuo encontra-se, e posteriormente, junto com a psicóloga, o advogado e outros profissionais, realiza um trabalho multiprofissional e encaminham os casos, sempre as redes socioassistenciais quando necessário comunica ao Conselho Tutelar ou Ministério Público todos os casos atendidos a depender da situação e os que são necessários à solicitação de aplicação das medidas de sua competência, tais como Casa Lar, procurando inserir as famílias das crianças e adolescentes em programas de geração de renda ou de profissionalização que a rede pública oferece ou da comunidade, fazendo sempre o acompanhamento das famílias, manterem organizados e atualizados os registros dos casos atendidos para fins de consulta, estatística e quando é solicitado parecer social.

HUMANOS

NOME

FUNÇÃO NO CREAS CARGA HORÁRIA SEMANAIS

Denise Correia de Jesus Assistente Social 30h

Leonardo Andrade Santos Advogado 20h

Natasha Patiely Dantas Latini Psicóloga 20h

Eva Fagundes dos Santos Auxiliar Administrativo 40h

Ângela Cristina Santos Souza Serviços Gerais 40h

*De acordo com o manual de orientações técnicas do CREAS, 2011.

B. Histórico do surgimento deste serviço:

• Ano de implantação, numero de atendidos atualmente; reordenamentos recentes.

R= Foi implantado em 2011 e atualmente se encontra com 155 atendidos.

• Informe o período que o serviço/instituição dispõe de assistente social.

R= Desde sua implantação, no ano de 2011.

C. Da pesquisa sobre a compreensão e operacionalização do Projeto Ético-Político no Cotidiano profissional:

ROTEIRO DA ENTREVISTA

1 - De acordo com a realidade vivenciada na unidade de serviço, relate quais são as atribuições e as competências que foram atribuídas ao profissional do serviço social.

R= Promove atendimento especializado para as famílias e pessoas que vivenciaram situações de violações de direitos vitima de violência física, psicológica, sexual e abandono. Todo trabalho desenvolvido no CREAS de Ribeira do Pombal-BA, busca a reconstrução dos laços familiares e comunitários.

2 – No cotidiano profissional como compreende a aplicação e a direção do projeto ético-político da profissão?

R= O comprometimento com a qualidade na formação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com