TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Trabalho Universitário: A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

No presente trabalho estaremos abordando sobre a atuação do assistente social na contemporaneidade, qual a definição de filantropia e assistencialismo, elencando as possíveis áreas de atuação nos setores público, privado e no terceiro setor.

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

O Serviço Social pode ser visto como especialização do trabalho. Para isso, deve - se juntar as práticas profissionais,inseridas na sociedade. O serviço social tem na sua base de especialização, a questão social, onde esta é expressa pelo grande número de desigualdades sociais da sociedade capitalista, na qual o trabalho é coletivo, mas os resultados, são privados.

Essas bases sofrem uma mudança com as novas formas de acumulação do capital, onde às estratégias taylorista e fordista de produção e consumo fazem com que o Estado entre com o financiamento do capital e as forças produtivas, liberando assim renda para o consumo.

Temos em vista que o Estado tem responsabilidade pelo atendimento dos setores mais pobres e excluídos da sociedade. O fato é que as privatizações causam a desordem das relações de trabalho e dos direitos sociais e também fazem com que custo da mão-de-obra no Brasil esteja entre os mais baixos do mundo.

Havendo então a implantação do serviço social para reverter às crises do capitalismo no pós-guerra, com isso tornou-se possível o Estado do bem-estar-social.

Deve-se ter em mente que a sociedade precisa criar consensos de classes, uma base para construir uma hegemonia na vida social, um consenso em torno dos interesses das classes fundamentais.

Começamos então a mencionar a importância do serviço social, juntamente com o trabalho do profissional que tende promover mudanças tanto na matéria quanto nos sujeitos.

O assistente social está inserido no mundo do trabalho e este permite interligá-lo a prática da assistência dentro da sociedade.

A partir da intervenção do Estado às mudanças vêm ocorrendo no mundo do trabalho e na esfera Estatal, as relações com a sociedade civil ocorrem diretamente para o desenvolvimento da nossa profissão na sociedade. É essencial e de grande importância a compreensão da questão social.

Um dos grandes desafios do assistente social hoje em dia tem sido a falta de renda onde tem afetado a sociedade, um Estado que se encontra com grande contenção de impostos causando a má distribuição de benefícios assistenciais e melhora na oferta dos bens de serviços e tendo os serviços defasados a partir das políticas neoliberais, no qual a responsabilidade social desprende em parte do governo e passa a sociedade civil, passamos então por uma refilantropização social.

Está claro que o assistente social trabalha com políticas públicas do setor público, privado e o terceiro setor, no entanto a política pública é uma resposta privilegiada a questão social, que vem explicar as relações entre as classes e o Estado.

Caracterizados por sermos trabalhadores contratados por empregadores, assim entramos no processo de mercantilização. Trabalhador assalariado participantes de produção e redistribuição da riqueza social através das políticas públicas. Um profissional com intuito de romper com a rotina institucional em busca de aprender sobre os fatos reais para detectar pontos críticos e adquirir possibilidades de inovações que possam ser executadas pelo assistente.Podemos enfatizar que não seremos as mágicas que resolveremos todos os problemas, mas iremos possibilitar a solução.

Em 1982, foi estabelecido o currículo mínimo para o curso de Serviço Social onde os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos foram modificados para atender as novas normas, para a possível aprendizagem da profissão em dois ângulos, o ângulo da profissão socialmente determinada e o ângulo que é fruto dos sujeitos que a constroem e vivenciam. Contudo o foco da abordagem de atuação e o pensar da profissão.

A área de atuação do profissional, atualmente, abrange seis grandes áreas: Educação, Saúde, Justiça, Previdência Social, Sistema Penitenciário e Obras Sociais.

Na década de 90 surgiu um novo espaço para os assistentes sociais, atualmente conhecido como terceiro setor, que inclui o trabalho em ONGS, em conselhos de políticas públicas e em assessorias ou consultorias, onde houve grande demanda de trabalho para os assistentes sociais. Neste caso, o profissional não trabalha apenas na elaboração de programas sociais mais também no planejamento e na avaliação de projetos para instituições do terceiro setor.

"O assistente social atende, especialmente, as questões familiares. Em instituições públicas e ONGS, a profissional ganha cada vez mais força"

Os maiores empregadores de assistentes sociais no Brasil são os órgãos públicos, que absorvem cerca de 80% da categoria. O bacharel em Serviço Social é bastante requisitado nas áreas da saúde e educação, para atuar em prefeituras, entidades assistenciais, órgãos do sistema judiciário e da saúde, centros comunitários, ONGS, escolas, fundações, centros de pesquisa e universidades. Empresas buscam o assistente social com o intuito de desenvolver projetos sociais na área da responsabilidade social.

O Assistente Social formado, para exercer a profissão precisa se inscrever no Conselho Regional de Assistente Social (CRESS).

O serviço social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social é demonstrado pelo seu trabalho que está inserido no âmbito de produção e reprodução das relações sociais. É através dos anos contemporâneos, que os desafios do serviço social vêm a partir das questões que envolvem a sociedade atual.

Conhecendo um pouco sobre o mercado de trabalho podemos refletir e abrir nossas mentes para o fato de sermos profissionais flexíveis, disponíveis a mudanças, através de uma base teórica dos pressupostos para uma análise da profissão, que são de fundamental importância para um futuro de profissionais capazes de impulsionar as mudanças sociais. Um profissional prudente e disponível aos novos desafios!Assim se voltarmos ao tempo na década de 30, início da profissão, veremos o quanto o serviço social se transformou naquela época a profissão era puramente voltada para a prática da filantropia e o assistencialismo.

Quando tratamos sobre filantropia, pensamos em ajuda, auxilio esmola, caridade, trabalhos voluntários, boas ações, entre outros. A palavra filantropia origina-se do grego e significa “amor a humanidade”, tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com