TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Ensaios: A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.711 Palavras (15 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................3

ENTREVISTA COM A EMPRESA 1 ..................................................................4

ENTREVISTA COM A EMPRESA 2 ..................................................................7

ANÁLISE ENTRE DUAS EMPRESAS ................................................................10

OPORTUNIDADES DE MELHORIA PARA UMA EMPRESA ...............................14

CONCLUSÃO ..................................................................................................15

REFERÊNCIAS ..............................................................................................16

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é analisar as práticas de Gestão de Pessoas de diferentes organizações, de diferentes segmentos e sugerir intervenções.

Sabemos que cada organização deve adotar seus próprios paradigmas e com eles ditar as regras a serem seguidas.

A primeira empresa pesquisada foi uma Delicatessi que tem como características oferecer um produto de boa qualidade e espera como retorno que o seu produto seja reconhecido como bom e que agrade o maior número de pessoas.

A sapataria procura trazer para a sua loja produtos que estejam em evidência, tornando possível uma maior expansão dos seus produtos.

O objetivo é buscar meios de melhor selecionar os candidatos com profissionais e dar a eles o melhor treinamento possível, capacitando-os para que sejam bons profissionais no mercado de trabalho.

Incentivar os patrões a tratarem melhor seus empregados e conceder a eles os direitos que lhes são atribuídos e que eles tenham também a oportunidade de se expressar no ambiente de trabalho.

Fazer com que os trabalhadores tenham conhecimento dos seus direitos e as empresas têm o direito de informá-los.

1 ENTREVISTA COM A EMPRESA 1:

1.Nome da Empresa: Delicatessi Bom Gosto

2.Município na qual está localizada: Porto Velho.

3. Ramo de atividade: Fabricação e entrega de doces e salgados.

4. Número de funcionários: 15.

5. O processo de recrutamento e seleção é feito por um profissional qualificado, com formação e curso na área?

R: Não, entretanto procuramos fazer tudo com profissionalismo, mesmo não sendo feito por um profissional.

6. Como é feito o processo de recrutamento? Existe algum critério para a determinação do recrutamento interno e externo? Quais métodos são utilizados para o recrutamento interno e para o externo?

R: Primeiramente há uma etapa onde os candidatos são pré-selecionados para o processo de entrevista baseado nas informações obtidas no currículo. Na segunda etapa ocorre a entrevista para avaliar se a pessoa se encaixa em termos de postura e impacto pessoal.

7. Quais são as etapas normalmente utilizadas no processo seletivo (currículo, etc.)? A empresa realiza uma avaliação dos resultados do processo seletivo? Caso positivo, como é feita essa avaliação?

R: Geralmente é feita através de currículo. Após as entrevistas os candidatos passam por um teste prático onde são avaliadas as habilidades dos futuros candidatos.

8. A empresa oferece benefícios para seus funcionários? Quais são os benefícios disponibilizados aos funcionários?

R: Sim. Atualmente são oferecidos auxílio-alimentação, previdência privada, auxílio creche e cesta de natal.

9. A empresa possui um plano de cargos e salários formalizado? Quais são os benefícios que um plano de cargos e salários traz ou poderiam trazer para sua empresa e seus funcionários?

R: Sim, através desse método se evita que haja injustiças, pois sua aplicação separa tarefas e responsabilidades correspondentes a cada cargo, e lhe atribui valores justos e coerentes possibilitando que os empregados que possuem maior habilidade e foco nos objetivos da empresa, sejam reconhecidos.

10. A empresa costuma realizar algum tipo de pesquisa salarial no mercado de trabalho fora da empresa? Se ela realiza esse tipo de pesquisa salarial, de que maneira faz isso?

R: Sim, um funcionário se encarrega de estar visitando outros estabelecimentos.

11. Os funcionários estão satisfeitos com a remuneração e benefícios que a empresa oferece no momento? De que maneira se consegue perceber se seus funcionários estão satisfeitos ou não?

R: Sim, isso se torna evidente pela eficiência dos trabalhadores ao realizarem suas tarefas e pela longa permanência no emprego.

12. Qual o número de cargos na empresa. Ela possui a descrição dos cargos? Caso positivo, quais são os itens que compõem as descrições de cargos?

R: 5. Possui a descrição de cargos. Definição da ocupação do cargo; especificação do método para a execução de cada tarefa; ajustamento das atividades individuais em blocos específicos, ou seja, prescrevendo o conjunto de tarefas que o cargo deve compor.

13. Quais são as regras para o aumento de salário? A empresa busca aumentar os salários considerando o tempo de trabalho, pela avaliação de desempenho, alguma outra referência?

R: O aumento de salário se dá através da avaliação de desempenho durante o ano em decurso.

14. Toda organização preocupa-se com a gestão da organização, mesmo aqueles que ainda não possuem algum tipo de certificação. Nesse contexto, como o gestor de RH avalia a gestão da organização e como pretende melhorar/ou manter os padrões estabelecidos?

R: A questão da organização tem destaque considerando que para haver um bom desempenho é necessário haver organização, pois sem ela fica difícil estabelecer uma rotina.

15. A avaliação dos resultados empresariais é de suma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com