TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Casos: A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Buscando avaliar o conteúdo das disciplinas aplicadas nesse semestre, avaliamos através de pesquisa em duas empresas da nossa região, com o intuito de coletar dados para serem avaliados através dos conhecimentos adquiridos.

As empresas avaliadas foram: Indústria e Comércio Real S/A, da cidade de Campos de Julio/ MT fabricante de espumas, colchões e estofados. Número de funcionários: 95. Trans Real, da cidade de Campos de Julio/MT, transporte de cargas. Número de funcionários: 50. Para desenvolvimento deste trabalho foi aplicado um questionário a um gestor das empresas e feita uma analise das empresas pesquisadas.

Este questionário tem como objetivo orientar para que se tenha um panorama da

Empresa em relação à gestão de recursos humanos e identificar a necessidade de se ter conhecimento das disciplinas: Auditoria em Recursos Humanos, Legislação Trabalhista e Previdenciária, Recrutamento e seleção e Administração de Remuneração e Benefícios.

Este trabalho não tem como objetivo criticar a organização em relação à gestão de recursos humanos e sim identificar a importância de se ter um conhecimento das disciplinas acima relacionadas para uma melhor qualidade no que se refere à gestão de recursos humanos.

2 DESENVOLVIMENTO

QUESTIONÁRIO APLICADO NAS DUAS EMPRESAS PESQUISADAS

• Como vocês desenvolvem o recrutamento e seleção. Gestor: O processo de recrutamento e seleção é feito por duas profissionais de psicologia, sendo uma delas especializada em gestão de pessoas. O método depende do foco da seleção, ou seja, para produção, para administrativo ou outras funções especificas. O foco determinará os tipos de testes a serem aplicados. As etapas são analise dos currículos recrutados, agendamento do processo junto aos pré-selecionados, apresentação das vagas e informações necessárias, aplicação dos testes psicológicos, caso necessário, agendamento de dinâmicas, retorno das seleções. Na produção temos um acompanhamento dos contratados, mas, não chega a ser uma avaliação propriamente dita.

• Como vocês tratam questões como remuneração e benefícios? Gestor: A empresa oferece seguro de vida, alimentação em refeitório próprio, diversos convênios e parcerias; para funções produtivas o transporte em ônibus da empresa. Entendo que a empresa não oferece muitos benefícios, pois, a maioria deles é custeada pelo funcionário e outros a empresa entra em partes. Não a empresa não possui um plano de cargos e salários. Com a implantação desse plano a empresa teria o beneficio de uma melhor administração das equipes, remunerando com critérios e regras de acordo com o perfil da empresa. Eliminaríamos assim os salários ofertados sem critérios e por questões não profissionais. Teríamos um processo de promoção e valorização mais equilibrado.

• Vocês praticam pesquisas salariais? Gestor: Sim, realizamos pesquisas salariais. O processo é feito nas empresas da região de acordo com as necessidades que se apresentam. Creio que nem todos estão satisfeitos, pois, ainda temos um turnover muito alto. Alguns se desligam e entram em empresas com uma diferença salarial muito pequena.

• Existe descrição de cargos? Gestor: Não temos uma descrição de cargos a principio o tempo de casa é que determina os cargos.

• É feito uma auditoria em RH? Gestor: Apesar de termos o principio da organização ainda temos muito que melhorar. Os padrões precisam ser mais bem definidos para que o RH possa colaborar melhor com os processos organizacionais. A empresa monitora somente os resultados no faturamento. Outros indicadores ainda não são o foco.

• A empresa aplica treinamento? Gestor: Ainda não possuímos nenhum procedimento para treinamentos e desenvolvimento humano. Existe a preocupação, mas, nada formal.

• A empresa está dentro do direito e legislação trabalhista? Gestor: Sim, a empresa pratica regime de trabalho extraordinário. No momento, não temos o banco de horas, mas, mesmo quando possuíamos as horas positivas no mês eram pagas no mês subsequente. Pagamos com a hora extra com adicional de 70% conforme estabelecido em CCT. O empregado pode efetuar a cobrança dessas horas junto a Justiça do trabalho ou solicitar sua rescisão por justa causa ainda assim exigindo as horas trabalhadas.

• Vocês tem uma estatística sobre as demissões se elas são com ou sem justa causa? Gestor: Sim, a maioria sem justa causa. Conheço somente um caso de demissão com justa causa por furto na empresa comprovado. Outras situações ocorreram sem comprovação e foi considerado sem justa causa.

• A empresa tem uma estatística de causas trabalhista? Gestor: O jurídico não tem essa estatística, mas, é pequeno o número de ações.

ANALISE DO QUESTIONÁRIO

Analisando os dados obtidos nas duas empresas, podemos avaliar que ambas tem características similares nas questões avaliadas. Mesmo sendo de ramos diferentes os métodos utilizados estão dentro dos padrões, mas ainda, podem buscar melhorias para que o setor de RH possa ser mais aproveitado e com isso dar mais retorno para a empresa. Vimos que o setor de RH é ainda pouco explorado pelas empresas. Culturalmente na nossa região o setor não tem a importância devida. Mas vimos melhoras e aos poucos o setor tem buscado e mostrado sua importância. Segue as analises feita através da pesquisa para cada assunto abordado.

Recrutamento e seleção: Podemos avaliar que as duas empresas têm como base o mesmo método de avaliação, através da análise de currículo. Elas analisam o currículo dos candidatos, fazem uma triagem para busca de dados desses candidatos e a partir daí executam as seguintes etapas:

• Análise dos currículos;

• Aplicação de testes psicológicos;

• Entrevista coletiva e individual;

• Teste Prático;

• Avaliação para contratação;

No caso da Trans Real o teste prático é feito com o candidato e a pessoa responsável pelos motoristas onde saem com os caminhões e fazem um percurso determinado pela empresa para avaliação desse candidato.

Sugestões e melhorias:

O que podemos propor para a empresa são outros métodos de recrutamento. Um deles é o recrutamento interno onde se dá oportunidades para os próprios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com