TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Exames: A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 7

TÂNIA CHAVES

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Ribeirão das Neves

Maio/2013

TÂNIA CHAVES

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Ribeirão das Neves

Maio/2013

Sumário

Introdução 4

Informações Iniciais: caracterização das empresas pesquisadas 5

Recrutamento e Seleção Pessoal 5

Remuneração e Benefícios 5

Auditoria em Recursos Humanos 7

Legislação e Práticas Trabalhistas 7

Conclusão 9

Bibliografia 10

Introdução

Este trabalho têm o propósito de apresentar as diferentes formas de atuação estratégica do setor de recursos humanos em diferentes empresas analisando o segmento, tamanho da empresa e região que ela se localiza.

O precesso de admissão varia de acordo a necessidade que a empresa possui e a necessidade do setor de recursos humanos para o preenchimento de vagas, podendo ser mais rigorosa ou não para o preenchimento das vagas.

Atualmente, há uma discussão sobre a necessida de mudança do papel das pessoas nas organizações, especialmente por parte dos profissionais de gestão de pessoas. Na “moderna gestão de pessoas”, os indivíduosnão são mais vistos não como mero “recurso” ou “patrimônio” da organização, mas como “parceiro” ou “colaborador” no alcance dos resultados organizacionais. O objetivo do estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de profissionais de gestão depessoas das empresas AEC- COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE e CONDOMÍNIO ITAÚ POWER.

A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, sendo um estudo predominantemente qualitativo. A população da pesquisa compreendeu profissionais de organizações do setor de telecomunicações e varejo. Os resultados da pesquisa permitem demonstrar que os profissionais de recursos humanos das organizações pesquisadas percebem a sua área como de relevância estratégica para todo o funcionamento organizacional, à medida que trata das questões dos clientes internos e consumidores. Porém, também revelaram que esse papel estratégico ainda é pouco reconhecido pelos gestores das organizações, sejam elas num segmento ou em outro.

Informações Iniciais: caracterização das empresas pesquisadas

Nome da Empresa 1: AEC- COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE

Município onde está localizada: Belo Horizonte - MG

Ramo de atividade (produto oferecido ao consumidor final): Telecomunicações

Número de Funcionários: Cerca de 5 mil.

Nome da Empresa 2: CONDOMÍNIO ITAÚ POWER

Município onde está localizada: Contagem - MG

Ramo de atividade (produto oferecido ao consumidor final): Varejista

Número de Funcionários: 200 funcionários internos.

Recrutamento e Seleção Pessoal

No CONDOMÍNIO ITAÚ POWER o processo de recrutamento é feito por profissional da área de RH, onde se observa que a seleção segue um rito de avaliação de curriculos e experiência na área que é necessária o preenchimento da vaga, sendo que todas as vagas são para áreas administrativas, pois o Condomínio possui terceirização nas áreas de limpeza e segurança. O recrutamento externo é feito por anúncios e nele está anotado os critérios para os possíveis candidatos. Já internamente os colaboradores são estimulados ao aprimoramento, geralmente custeado pela empresa;

Na AEC- COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE, por sua vez, esse requisito não é fundamental, não exigindo-se necessariamente que o funcionário tenha experiência na área de telecomunicações ou qualquer outra área. Conforme verificado, na AeC o processo de recrutamento é feito por profissional da área de RH, onde se observa que a seleção segue um rito de avaliação de curriculos, como supracitado, não há necessidade de qualquer experiência na área.

Remuneração e Benefícios

A empresa AEC- COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE não realiza especificamente uma pesquisa salarial, entretanto mantém uma uniformidade para funcionários com funções semelhantes. Os chefes possuem salários de acordo com a especialidade e hierarquia organizacional. O CONDOMÍNIO ITAÚ POWER utiliza o salário vigente e geralmente o funcionário recebe entre um e quarenta salários, dependendo da função ocupada: secretaria, auditor, gestor de RH, gerente geral, dentre outros cargos.

Toda empresa existe para executar algo, que pode ser identificado na missão. O objetivo maior é atingir o que está expresso na visão empresarial. Uma empresa sem seus colaboradores não é absolutamente nada, pois a organização não faz nada, não sai do lugar, não tem ação, torna-se imóvel. São as pessoas que dão "alma" para a empresa; são elas que fazem acontecer, que atingem os resultados esperados pela "visão". Por outro lado, são responsáveis pelos resultados serem atingidos ou não.

Toda organização precisa de resultado, até uma entidade assistencial precisa de resultados, vindos dos esforços de captação de recursos na espécie da sua atuação como roupas, alimentos, pessoas ou mesmo dinheiro. Ora, se o resultado é preciso até nesse tipo de empresa, muito mais intensa é a dependência de uma empresa que tem como finalidade o lucro. Observamos ainda que tanto uma quanto a outra empresa, buscam aumentar os salários de seus colaboradores considerando o tempo de serviço, e a avaliação de desempenho, tanto o CONDOMÍNIO ITAÚ POWER quanto a AEC- COMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE fazem recrutamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com