TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Dissertações: A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RECURSOS HUMANOS

GEICILENE ALMEIDA SILVA MELLO

REGIS ALEX ROEHE

MIRIAN PEREIRA

JOACI DE SOUZA CONCEIÇÃO

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

luziânia

2013

GEICILENE ALMEIDA SILVA MELLO

REGIS ALEX ROEHE

MIRIAN PEREIRA

JOYCE DE SOUZA

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina interdiciplinar em grupo: Auditoria em Recursos Legislação e Rotinas Trabalhistas,Recrutamento Seleção e Remuneração Prof:Rinaldo Lima,Jossan Batistute,Vania Machado,Cláudia Cardoso M. Napoli

LUZIÂNIA

2013

SUMÁRIO

Introdução----------------------------------------------------------------------------01

A Atuação Estratégica Da Área De Recursos Humanos -------------------02

Conclusão-----------------------------------------------------------------------------05

Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------06

INTRODUÇÃO

No trabalho apresentado em pesquisa a duas empresas, tem como objetivo saber mais sobre os aspectos de gestão de Recursos Humanos dentro de cada empresa, como funciona e como trabalham. As empresas escolhidas pelo grupo atuam em diferentes ramos,sendo uma do setor alimenticio e outra no setor agricola. A empresa SLC Agrícola situada no Município de Cristalina Goiás, com aproximadamente 229 funcionários sendo 153 funcionarios fixos e 76 safristas atualmente, podendo variar no periodo de safra, chegando proximo a 350, a outra empresa escolhida foi o Supermercado Leão situado no município de Luziânia Goiás,com aproximadamente 68 funcionários. O estudo tem como objetivo identificar a percepção dos funcionários em relação às empresas citadas acima, para propor a partir do diagnóstico, uma medida de melhoria, para atender as expectativas dos funcionários e das empresas.

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Com base nas entrevistas realizadas nas empresas, processo de Recrutamento e Seleção é feita por um profissional qualificado com grande experiência no que faz, com diversos cursos e qualificações. O processo de recrutamentoé feito através do recrutamento externo ou seja feito por anúncios, por cartas, bancos de dados, rádio e televisão.

As principais vantagens do Recrutamento Externo são:

A pré-seleção;

Possibilidade de renovar o ambiente;

Investimento em novos talentos.

As empresas tem essa preocupação em sempre estar renovando seu quadro de funcionários. As técnicas de seleção mais utilizadas pelas empresas são as de entrevista, testes e dinâmicas. Na entrevista ele procura saber mais sobre a vida do candidato, o que ele já fez em sua vida profissional e o que ele pretende trazer de melhoria para a empresa. Os testes são testes práticos dentro da área que este empregado pretende atuar. As empresas ofereçem benefícios para seus funcionários como por exemplo assistência médico hospitalar, assistência odontológica, cesta básica, empréstimos pessoais, restaurante no local de trabalho e seguro de vida.

A concessão de alguns benefícios básicos, no entanto, pode ajudar a reduzir a rotatividade e o absenteísmo dos funcionários, aumentando a satisfação e a motivação com o trabalho. As empresas possuem um Plano de Cargos e Salários formalizando os benefícios que este plano traz para a empresa e seus funcionários, por meio desta avaliação de Cargos e Salários é estabelecido o valor relativo a cada cargo que o funcionário ocupa dentro da empresa e através disso construir uma hierarquia entre eles, com este processo de avaliação, os cargos são analisados e comparados de forma a colocar em ordem cada setor da empresa.

As empresas costumam realizar pesquisa salarial no mercado de trabalho, para possibilitar o conhecimento às práticas, valores salariais num determinado mercado. A maneira utilizada para fazer esta pesquisa salarial, é a coleta de dados como escolhendo a empresa pelo porte ramo e localização, escolhendo também os tipos de cargos ocupados em outros setores. Em se tratando de satisfação dos funcionários com o salário e a remuneração de benefícios, até o presente momento os funcionários estão satisfeitos. A maneira que percebemos se eles estão satisfeitos ou não, é vendo suas habilidades desempenhadas dentro da empresa ambiente de trabalho, eles tendem a se desenvolver bem mais suas habilidades, estando mais motivados a trabalhar.

Os benefícios oferecidos aos funcionários é garantir o atendimento as necessidades básicas, auxiliar na manutenção de rotatividade baixos índices e prestar boa qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com