TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

RUBENS SUELSON MEDEIROS ARAUJO

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

GOVERNADOR VALADARES

2014

Introdução

Gostaria de começar descrevendo a experiência de atuação da professora Zâine Aparecida Godoy, em Passos/MG, que fora designada para assumir uma sala de aula com turmas multiseriadas em uma distante zona rural. Na época fora procurada por um pai que desejava matricular sua filha que já havia frequentado dois anos em uma escola para deficientes mentais, na qual não aprendera nada. Questionado se a criança era portadora de problemas mentais, o pai respondera que ela era deficiente visual.

A professora disponibilizou a vaga para Pollyane na escola e se surpreendeu com a inteligência da menina.

Preocupada em atender todas as crianças e em especial Pollyane, Zâine levava seus cadernos e transcrevia com letras grandes, traçadas em três linhas, as atividades do livro didático e os outros exercícios que ela passava no quadro negro para os outros alunos.

A professora contava, ainda, com a ajuda da mãe de Pollyane, que lia os livros didáticos e de literatura para sua filha, tornando-se frequentadora assídua da biblioteca, auxiliando-a também nas tarefas feitas em casa.

A alfabetização de Pollyane aconteceu como num passe de mágica. A menina ouvia a leitura de um texto e o contextualizava com tamanha desenvoltura que dava gosto. Produzia texto com alto nível lexical e semântico.

Ela surpreendia a cada dia. E ensinava os colegas, pelos quais era admirada.

Pelo que podemos ver, escola e família podem encontrar formas criativas de participar, apoiar e fazer com que o aluno especial permaneça e tenha um desenvolvimento significativo e autônomo dentro de seus limites em sua vida.

Desenvolvimento

A visão é o principal canal de relacionamento do indivíduo com o mundo exterior, pois este é mais organizado como um fenômeno visual, sendo sua percepção obtida, em maior ou menor grau, através dos olhos.

Como a criança com baixa visão ou cegueira se desenvolve e aprende? O que é comum e o que é diferente nos processos de desenvolvimento e aprendizagem que crianças com e sem deficiência visual atravessam? Os tipos de deficiência visual e as suas consequências para o desenvolvimento visual da criança são muitos, assim como a etiologia das doenças que as causam e os recursos necessários para paliar seus efeitos. Enquanto um aluno pode precisar de iluminação especial, outro terá seu desempenho pessoal apenas mudando de lugar na sala de aula. Enquanto um aluno utilizará o sistema Braille de escrita, outro poderá se valer de materiais em tipo ampliado ou de gravações das aulas. Não há, portanto, uma conduta única que possa ser seguida em todos os casos, mas sim, estratégias de caráter geral que podem facilitar o trabalho escolar e derrubar barreiras e de comunicação e acesso ao conhecimento.

Para começar é necessários prestar atenção ao uso que o aluno faz dos canais sensoriais que possui, sejam eles visuais, táteis ou auditivos, às suas características pessoais e à sua história de desenvolvimento e aprendizagem. Destaca-se, ainda, a importância da atuação em grupo, da mesma forma que as interações entre a criança e pessoas significativas para ela, sejam adultos ou outras crianças, pois valoriza

Um aluno com deficiência visual ou baixa visão pode frequentar uma sala de aula regular. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não tendo como objetivo sua substituição à escolarização, e sim como um complemento à formação dos alunos visando a autonomia e independência em sua vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com