TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Científica De Taylor E A Gestão Moderna

Casos: A Administração Científica De Taylor E A Gestão Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

A Administração Científica, fundada por Taylor e seus seguidores, constitui a primeira tentativa da Teoria da Administração. A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com a ênfase nas tarefas.

Abordagem Clássica da Administração.

Administração Científica.

Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study).

Divisão do trabalho e especialização.

Desenho de cargos e tarefas.

Conceito de Homo Economicus.

Incentivos salariais e prêmios de produção.

Supervisão funcional.

Concentração vertical.

Concentração horizontal.

Teoria Clássica da Administração.

Princípios Gerais de Administração.

Abordagem Humanística.

Abordagem Neoclássica da Administração.

Processo administrativo ou ciclo administrativo.

Decorrências da Teoria Neoclássica.

Departamentalização.

Administração por objetivos.

Resumo

No primeiro período de sua obra, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período à definição de princípios de administração aplicáveis a todas as situações da empresa.

O pioneiro da Teoria Clássica, Henri Fayol, é considerado, juntamente com Taylor, um dos fundadores da moderna Administração. Preocupou-se em definir as funções básicas da empresa, o conceito de administração (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), bem como os princípios gerais de Administração como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização ou empresa. Para Fayol, existe uma proporcionalidade da função administrativa que se reparte proporcionalmente por todos os níveis da empresa.

A Teoria Clássica formulou uma Teoria da Organização, tendo por base a Administração como uma ciência. A ênfase na estrutura faz com que a organização seja entendida como uma disposição das partes (órgãos) que a constituem, sua forma e o inter-relacionamento entre essas partes. Essa teoria da organização restringe-se à organização formal. Para tratar racionalmente a organização, esta deve se caracterizar por uma divisão do trabalho e correspondente especialização das partes (órgãos) que a constituem. A divisão do trabalho pode dar-se verticalmente (níveis de autoridade) e horizontalmente (departamentalização).

As origens da Teoria das Relações Humanas remontam a algumas décadas antes de seu aparecimento nos Estados Unidos, berço da democracia, do pragmatismo e da iniciativa individual. Efetivamente, porém, esta teoria surgiu como a Experiência de Hawthorne.

Sem o pretender, a Experiência de Hawthorne marca o início de uma nova teoria calcada em valores humanísticos, deslocando a preocupação voltada para a tarefa, para a estrutura e para a preocupação com as pessoas.

A Teoria Neoclássica (Escola Operacional ou do Processo Administrativo) surgiu da necessidade de se utilizar os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos do pioneirismo e condensando-os com outros conceitos válidos e relevantes.

É identificada por algumas características marcantes: a ênfase na prática da Administração, reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, ênfase nos princípios Clássicos de Administração, ênfase nos resultados e objetivos, e sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.

A Teoria Neoclássica considera a Administração como uma técnica social básica. Isso leva à necessidade de que o administradorconheça, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção das pessoas dentro das organizações.

Cada autor desenvolve o seu modelo de APO. As características da APO, apesar das diferenças de enfoque dos autores, podem ser definidas genericamente: estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seu superior, estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição, interligação entre os vários objetivos departamentais, ênfase na mensuração e no controle de resultados, contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos, participação atuante das gerências e dos subordinados, apoio intensivo do staff, principalmente durante os primeiros períodos.

2 – Como a APO se assenta sobre objetivos, os critérios para fixação de objetivos são fundamentais para o sucesso do sistema.

A Administração Científica de Taylor e a Gestão Moderna

Nascido em 1956 e falecido em 1917, Frederick Winslow Taylor foi o pai da Gestão científica do trabalho eo percussor do estudo do tempo e do movimento .

Iniciou a sua carreira na companhia de aço mais tarde engenheiro chefe.

Depois foi consultor na Bethlehem Steel Works de Pittsburgh , onde realizou as suas famosas experiências .

Fanático da medição dos tempos acreditava que desse modo podia melhorar a eficiência produtiva.

A máxima de Taylor era de que só havia uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa , pelo que cabe aos gestores fazerem supervisão do trabalho , recompensado ou punindo as pessoas de acordo com seu desempenho.

Iniciou a chamada Escola da Administração Científica , preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário . Outro era europeu , Henri Fayol nascido em uma fazenda perto de Detroit em 30 de julho de 1863 e faleceu em 7 de abril de 1947 .

Mundialmente conhecido como o fundador da Ford Motor Company foi o idealizador das modernas linhas de montagem utilizadas na produção em massa e se tornou uma das pessoas mais ricas de sua época . E desenvolveu a chamada Teoria Clássica , preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com