TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da aula de Didática e Planejamento Educacional

Por:   •  21/3/2020  •  Dissertação  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Título: Análise da aula de Didática e Planejamento Educacional

Ficha técnica

Referência: Aula - Procurando formar jardineiros para cuidar do planeta; ministrada pelo Prof. Attico Chassot, onde segundo o mesmo a temática evidencia necessidades de uma educação ambiental.

LAUDATO SI – Carta encíclica escrita pelo Papa Francisco

Texto

Introdução

A aula vale a pena ser assistida, pois nos chama a atenção pela quantidade de informações ainda desconhecidas por alunos do curso de Ciências Naturais, pois de início o prof. Chassot já nos lembra de que esse tema no momento em sala trata-se de uma aula e não de uma palestra, e antes de tudo um pequeno prelúdio de uma música inspirada na encíclica escrita pelo Papa Francisco, Laudato Si, onde o papa faz um apelo para cuidarmos da casa comum como forma de introduzir e em seguida o vídeo cujo título é “de onde vem as coisas?”, nos convidando a interagir, perguntar, argumentar etc. no qual vejo de forma interessante envolver o discente a participar da aula.

Desenvolvimento

A encíclica não só nos instruí a cuidar da casa comum, como nos faz entender que é onde vivemos, nosso querido planeta terra, o cuidado de todos os nossos recursos naturais e também envolve questões políticas governamentais que são passivas no tocante assunto onde deveriam abordar a sua situação atual, como um todo e propor soluções de curto a longo prazo, pensando justamente em repassa-lo para as futuras gerações em condições habitáveis.

E quando o professor Attico Chassot cita em como formar jardineiros para cuidar do planeja, ele quer dizer exatamente isso, porém estamos sendo instruídos para sermos professores, docentes e ensinarmos aos nossos futuros alunos as boas maneiras que sabemos de como cuidar de nossa casa, á qual eles são os futuros donos. Após assistir o vídeo “de onde vem as coisas?”, pude entender o quanto o consumo desde as revoluções industriais aumentou, envolvendo nossas vestimentas, tecnologias, estilo de vida e bem estar mudou de forma gritante, esse vídeo é tão interessante quanto, pois ele nos mostra de onde vem, como são fabricados e pra onde vão.

A moça que apresenta e narra todo o vídeo em forma de documentário diz que estudou 10 anos para entender como tudo funciona, e olha como muitas coisas mudaram nesses anos todos; a exploração de crianças para exercerem trabalho escravo, deixando de ir a suas escolas para trabalhar, e todo o trabalho que a criança teve para fabricar N produto, o preço que ele ocuparia nas prateleiras do meio comercial, o transporte para chegar até o revendedor, valor nenhum final cobriria tal prejuízo para esta criança.

Conclusão

Por final, dessa aula podemos tirar a principal lição, de cuidar do nosso planeta, e usarmos a encíclica, juntamente com educação básica para ensinarmos tais modos e preceitos para a preservação de nosso lar para crianças, jovens e adolescentes, pois terrenos fresco têm-se mais facilidade para plantar a sabedoria, e segui-la com ela por toda a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com