TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ansiedade e Depressão

Por:   •  21/11/2020  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]        [pic 2]

UM FANTASMA SILENCIOSO

Autor: Diogo Américo Nunes do Amaral

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá

diogoamericonunes14@gmail.com

BASTOS, Othon. Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas. Recife: 1Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco (UPE),²Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 9 Páginas.

RESUMO

No artigo tirado como base, será feito uma análise de fatos baseados nas escolas de ensino fundamental e médio com alunos entre 14 e 16 anos da cidade de Recife, com mais de 10 mil alunos das redes públicas e privadas. Será tomado como variáveis a: idade, religião, escolaridade, tempo de estudo, características do núcleo da família, sexo, estado civil, e entre outras.

INTRODUÇÃO

        No artigo em questão é tratado uma pesquisa sobre a doença em que poucos pesquisadores e estudiosos dão sua devida atenção, a depressão que, principalmente, na adolescência que é uma fase de vida onde constantes mudas de humor e também hormonais ocorrem tem o poder de causar grandes impactos como mudanças comportamentais e traumas psicológicos que muita das vezes são até mesmo irreversíveis. Segundo o artigo, considera-se adolescência o período de 10 a 19 anos e distingue-se adolescência inicial (entre 10 e 14 anos de idade) e adolescência final (na idade de 15 a 19 anos) (WHO, 2000).

DESENVOLVIMENTO

        O resultado do estudo analisado obteve uma resposta de cerca de 60% dos estudantes com prevalência de sintomas depressivos expressivos, que para tal época realizada e datada (2001) se referia a uma das maiores porcentagens de depressão identificada em estudos diversos. Hoje no Brasil, 21% dos jovens entre 14 e 25 anos expressão sintomas indicativos de depressão segundo dados do levantamento do 2°Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Outro ponto a ser analisado é taxa de suicídio, onde em dados de 2018 retirados da ONU (Organização das Nações Unidas) revelam que o suicídio é a terceira principal causa de mortes de adolescentes no mundo, onde cerca de 70% dos casos os adolescentes estavam com clinicamente depressivos e/ou deprimidos. No artigo, é mostrado frases em que os próprios estudantes dizem espontaneamente sobre isso, como: “Eu já tentei suicídio”; “Eu já preparei tudo, mas não tive coragem”.

CONCLUSÃO        

        No geral o artigo aborda pontos relevantes e, apesar de ser um estudo antigo e desatualizado consegui mesmo assim trazer nos dias atuais um fato verídico que são as causas para esta doença ser tão fatal ao mesmo tempo que é tratada como uma “fase” na adolescência. Falta de pesquisas, não só sobre a depressão mas também de suas variantes como por exemplo a ansiedade, fazem com que esta doença se prolifere de tal maneira que não saibamos lidar e nem tratar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com