TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Ergonômica do Trabalho

Por:   •  20/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SENAC – serviço nacional de aprendizagem comercial

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Turma - 39

Bruno Queiroga de lima

TRABALHO TÉCNICO:

Analise Ergonômica do Trabalho.

Avaliação do Posto de Trabalho da Função de Merendeira.

[pic 2]

SÃO PAULO

2017


Conteúdo.

INTRODUÇÃO        3

ANÁLISE DA DEMANDA        3

ANÁLISE GLOBAL DA EMPRESA        4

ANÁLISE DA POPULAÇÃO DE TRABALHADORES        4

METODOLOGIA        4

ANÁLISE DA TAREFA        5

ANáLISE DA ATIVIDADE        5

Resultado da Análise Ergonomica        7

Diagnostico/Conclusão.        8

Recomendações.        8

Referências Bibliográficas.        8


INTRODUÇÃO

Na ergonomia diversas ferramentas têm sido utilizadas para melhorar a adaptação do trabalho ao homem, a análise do posto de trabalho busca identificar pontos melhorias na forma como o homem interage no ambiente de trabalho.

Este estudo busca realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) em um posto de trabalho de uma partir da demanda solicitada pela Docente Neusa Maria Gomes Chicarelli, com objetivo de fins acadêmicos para conclusão do curso de técnico em segurança do trabalho, esta pesquisa pode ser caracterizada como um estudo de caso e uma pesquisa descritiva.

Para a elaboração desse estudo foi analisado uma atividade realizada em um dos clientes da empresa Soluções Terceirizadas EIRELI o posto em questão se trata de uma escola e atualmente conta com 4 funcionárias dentre elas estão a Nutricionista que forneceu a informações para elaboração desta Analise Ergonômica do Trabalho (A.E.T).

Teve como métodos de coleta de dados a pesquisa documental e entrevista pessoal. Os principais resultados demonstram que a abordagem proposta permitiu a identificação dos principais problemas envolvidos com a atividade do posto de trabalho, que nos proporcionam resultados que permitem a identificação dos problemas e através dessa identificação solucioná-los para suprir as necessidades do trabalhador e tornar as suas atividades mais eficientes, alcançando um melhor resultado.

ANÁLISE DA DEMANDA

Atualmente as empresas vêem se preocupando cada vez mais com a saúde de seus colaboradores, para que estes produzam mais e melhor. Nesse contexto, a ergonomia se enquadra como participante do processo, ao adequar o trabalho ao ser humano através de diversos métodos, como os de análise postural.

Ao oferecer melhores condições de trabalho, a ergonomia reduz a fadiga e o “stress” e consequentemente promove o aumento do bem-estar e da produtividade dos colaboradores.

Após a constatação de queixas por partes das trabalhadoras foram identificados muitos casos de afastamento e altos índices de fadiga e problemas de saúde aos funcionários.

Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo apresentar alternativas para adequar a colaboradora em um posto de trabalho, de tal forma que consiga melhorar sua produtividade, aliando a uma redução do número de lesões nas trabalhadoras.


ANÁLISE GLOBAL DA EMPRESA

As informações foram coletas na Empresa Soluções Eireli com sede na Rua Catumbi nº 99, Belém, o posto de análise pertence a um dos contratos de prestação de serviços da empresa localizado no município de Vitória (ES), CMEI Álvaro Fernandes Lima.

ANÁLISE DA POPULAÇÃO DE TRABALHADORES

A composição da equipe que trabalha na cozinha é dividida por uma nutricionista, uma auxiliar de cozinha e duas merendeiras, todas do sexo feminino, uma das merendeiras com idade de 45 com ensino médio completo trabalha a nove anos na escola, a outra tem 32 com ensino médio completo trabalha a dois anos na escola.

Segundo a nutricionista a empresa capacita as funcionárias da cozinha na admissão e são feitos reciclagem periodicamente ou em caso de necessidade, os treinamentos são voltados para manipulação correta de alimentos e higienização.

METODOLOGIA

O estudo foi desenvolvido a partir da utilização da Análise Ergonômica do Trabalho, delineada pela Docente Neusa Chicarelli, adotando o método qualitativo.

O objetivo é verificar os desconfortos presente no desenvolvimento do trabalho realizado na cozinha, visando adaptações que tratam melhor conforto e desempenho da trabalhadora, a partir da análise das condições técnicas, ambientais e organizacionais.

A mesma divide-se em três fases, onde a primeira, a análise da demanda, tem o objetivo identificar os problemas a serem estudados a partir de uma parceria entre as partes envolvidas, delimitando a área de atuação do estudo. A segunda fase, a análise da tarefa, voltou-se para as condições do trabalho e do ambiente do trabalhador. Nessa fase fez-se a descrição detalhada do que envolve o sistema escolhido e quais as exigências ergonômicas de trabalho. E por último a terceira fase, a análise das atividades, onde se analisa os comportamentos de trabalho, que vão desde os movimentos das trabalhadoras até as estratégias utilizadas pelo posto de trabalho.

A análise das atividades foi realizada através de relatos feitos pela Nutricionista por meio de questionário com o intuito de coletar informações sobre a situação percebida em seu posto de trabalho e entrevista com o objetivo de identificar fatores de risco ocupacionais.

Os resultados obtidos serviram de base para a formulação do diagnóstico e a partir deste, foram propostas ações para melhoria do posto em análise.

ANÁLISE DA TAREFA

A seguir, apresenta-se a descrição da CBO- Classificação Brasileira de Ocupações de costureira que será utilizado para análise do posto de trabalho a ser estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com