TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação da escrita de sinais SignWriting no Brasil

Por:   •  27/10/2018  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

FAETERJ TRÊS RIOS – FACULDADE DE PEDAGOGIA

LIBRAS – 2018.2 – PROFª MARA FABIANO

Questões sobre o texto: A aplicação da escrita de sinais SignWriting no Brasil - Valdenise Simone M. Moulin Breda – 2016

1 – O que é o Sistema Sign Writing?

2 – Explique a afirmação da autora: “A semelhança existente entre o SignWriting e a LIBRAS permite ao surdo apreender um conhecimento novo de forma menos impactante do que se tivesse que aprender na Língua Portuguesa, visto que, para o surdo, ela é considerada segunda língua.”

3 – Como deu-se o início do sistema Sign Writing?

4 – Explique: “À medida que a criança vai interagindo socialmente, seu pensamento e sua linguagem evoluem, partindo da linguagem egocêntrica, passando pela linguagem interior, até chegar na linguagem social. A sociedade necessita de se comunicar e utiliza a linguagem. Esta, para os ouvintes, é desenvolvida através da audição e da fala. Os surdos desenvolvem a comunicação gestual e expressiva; para eles, é natural gesticular e expressar-se fisionomicamente, e o sistema SignWriting pode ser o canal entre a LIBRAS e a Língua Portuguesa.”

5 – O que são gestos e signos visuais?

6 – Em quantas categorias são desenvolvidas o Sign Writing? E quais são elas?

7 – Elabore sobre a afirmação:

 “A escrita é um produto cultural, segundo Formagio e Lacerda (2016, p. 181), e “apropriar-se” dela “é construir uma nova inserção social, interagir com os conhecimentos produzidos e acumulados historicamente. Ler e escrever são condições básicas para acesso à informação e produção de novos conhecimentos”; estendem os relacionamentos sociais através dos tipos de discurso e durante o processo de montagem dele. O discurso sofre “interferência das sociedades ‘tecnologizadas’, que exigem diferentes usos e funções da escrita, e é conceituada pela terminologia letramento” (FORMAGIO; LACERDA, 2016, p. 183).”

8 – O que a autora pretende afirmar a partir do enunciado:

“A adaptação pela qual os alunos surdos passam do aprendizado da utilização da LIBRAS para a escrita de sinais, SignWriting, é a mesma que ocorre com os alunos ouvintes ao passarem do uso da língua oral para a língua escrita, conforme Stumpf (2005, p. 218).”

9 – O que ocorre quando se ensina a língua portuguesa escrita aos surdos sem fazer um vínculo com a língua escrita de sinais?

10 – Mencione um ou dois exemplos positivos do uso do sistema Sign Writing:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com