TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escrita de Sinais

Por:   •  18/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

  1. A respeito do processo de alfabetização e a partir da leitura do texto de Quadros (QUADROS, Ronice Müller de. Alfabetização e o ensino de língua de sinais. Textura, Canoas, n. 3, p. 53-61, jul./dez. 2000), liste alguns aspectos que precisam ser explorados no processo educacional.

-Seleção de profissionais que queiram trabalhar com surdos;

-Dominar a LIBRAS;

  • Pensar em formação de cidadãos conscientes é pensar em diálogo e em troca e isso precisa ser na LIBRAS com os surdos brasileiros.

  • Oportunizar a internalização das culturas e identidades surdas através do domínio da língua de sinais brasileira;

-Propiciar o desenvolvimento da estrutura gramatical da língua de sinais brasileira;

-Propiciar o acesso às diferentes funções e usos da língua de sinais brasileira: informal, formal, poético e narrativas.

  1. A partir da leitura do artigo de Karnopp e Quadros (KARNOPP, L.; QUADROS, R. M. de. Educação infantil para surdos. In: ROMAN, Eurilda Dias; STEYER, Vivian Edite (org.). A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. Canoas, 2001.) responda: nos bebês surdos foram detectadas duas formas de balbucio manual. Quais são elas? O que elas representam?

Nos bebês surdos foram detectadas duas formas de balbucio manual: o balbucio manual silábico e a gesticulação. O balbucio manual silábico apresenta combinações que fazem parte do sistema lingüístico das línguas de sinais. Ao contrário, a gesticulação não apresenta organização interna.

Quanto à produção manual, o período pré-lingüístico caracteriza-se, em linhas gerais, pela produção do que édenominado balbucio manual, pelos gestos sociais (bater palmas, dar ‘tchau’ e enviar beijinhos, etc...) e pela utilização do apontar.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com