TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprender Antropologia

Por:   •  23/5/2018  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Antropologia (é reconhecida como ciências humanas meados do sec XX)

Objeto da antropologia  (o que estuda): estuda do homem todo, em todos os tempos e lugares, em suas diversidades histórica e econômica.

A antropologia estuda os particulares, o cotidiano, os fenômenos sociais não escritos, não formalizados, não institucionalizados (ou seja, a maior parte da nossa existência).

-A antropologia surge no período de colonização, com a observação das “sociedades selvagens”. Existem duas abordagens para antropologia:

  • Antropologia como instrumento para agir e “ajudar” as sociedades selvagens (ajudar do ponto de vista do pesquisador).
  • Antropologia deve existir independentemente da sua utilidade.

-Podemos falar de antropologia apenas levando em consideração que o pesquisador também participa de uma sociedade que lhe é própria e isso influencia sua relação com o objeto de pesquisa ( uma outra sociedade).

  • Princípio de Heisemberg -> não é possível ter uma neutralidade  cientifica quando falamos de antropologia: o homem é ao mesmo tempo o objeto de pesquisa e o pesquisador e isso influencia nos resultados.

-Sociedades simples: pouca diferenciação social, possuem valores e crenças que todos compartilham.

-Sociedades complexas:  socialmente hierarquizadas e apresentam grande diversidade de crenças, valores e costumes.

-Globalização e aculturação: com a globalização podemos dizer que as sociedades se tornaram mais uniformes, mais iguais, sem uma cultura própria. Há possiblidade de uma sociedade atingir o nível industrial, sem sofrer despersonalização?

Uma sociedade despersonalizada é um problema para o antropólogo, pois ele deve estudar sempre as coisas particulares.

Etnocentrismo/ Eurocentrismo: o pesquisador normalmente era um homem europeu, possuía sua cultura e costumes e considerava a normal, todas as outras sociedades diferentes desta lhe eram estranhas.   Essa é uma das maiores problemáticas da antropologia: a ruptura com qualquer forma de etnocentrismo. Conclui-se que estudar o outro pode revelar sobre si mesmo, o que o pesquisador considerava um fazer inato, na verdade descobre que é da sua cultura e não universal a todos.

As vertentes da antropologia:

  • Francesa: estruturalismo
  • Inglesa: objeto privilegiado é o estudo das instituições (antropologia social)
  • Americana: privilegia o estudo dos comportamentos (antropologia cultural)

As áreas da antropologia:

1-Pre- histórica: é o estudo das sociedades tradicionais que hoje  não existem mais (índios, tribos de negros  na antiga África). Liga-se a arqueologia, pois estuda os objetos dessas sociedades (pintura rupestre, instrumentos de guerra, etc.).

2- Biológica: estuda a evolução do homem como espécie. Analise os fatores culturais, genéticos e ambientais que influenciam o crescimento e a maturação do indivíduo. Ex: Analise a diminuição do corpo do macaco até obter corpo de homem

3-Psicológica: estuda a psique humana, baseando-se principalmente nos estudos de Freud (conceitos de id, ego e superego). Através do comportamento do indivíduo, chegamos ao coletivo.

4-Social: estuda os grupamentos sociais e suas instituições. Procura entender as representações e valores que cada classe tem

5-Cultural: Estuda valores individualizados, consiste no estudo dos comportamentos.

Simbiótica:

6-Linguística: estuda línguas, dialetos etc. A linguagem é meio para expressar valores, preocupações e pensamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com