TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Armazenagem no Brasil Armazenamento e Descarga

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.888 Palavras (20 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

Com o Brasil entre os maiores produtores e exportadores de comodities do mundo, este "PIM" tem como objetivo dar ênfase a uma das maiores empresas  exportadoras de produtos do agrícolas Brasil, com capital 100% nacional. Temos como base o diferencial de sua estrutura de armazenamento e descarga dos produtos em seus armazéns, e os processos logísticos utilizados para o escoamento dos produtos para exportação. Mostraremos a grande estrutura que a Caramuru Alimentos dispõe, incluindo suas industriais que atuam vários ramos, seus armazéns, todos localizados estrategicamente para a otimização do escoamento dos produtos, e também a preocupação com a qualidade em todos seus processos, de industrialização ou processos logísticos.O foco principal é mostrar seus armazéns localizados no Porto de Santos, ponto estratégico para exportação dos produtos.  Abordamos temas como a atual situação da armazenagem no Brasil, para obtermos um comparativo com a  estrutura que a Caramuru Alimentos oferece e utiliza. Todas as etapas contém ilustrações, pois concordamos que uma figura pode conter mais informações e retirar dúvidas do que somente palavras.

 Palavra (s)-Chave:  Armazenagem no Brasil,  armazenamento e descarga,  processos logísticos, Porto de Santos,  exportação dos produtos.

1. INTRODUÇÃO

Este estudo mostra como é a estrutura de armazenagem de uma grande empresa do mercado Nacional de produtos agrícolas, e seus desafios se manter competitiva. A empresa escolhida é a Caramuru Alimentos S/A, que Desde seu início em 1964, a Caramuru Alimentos se tornou um exemplo em matéria de logística de escoamento e armazenagem de produtos agrícolas, para industrialização ou para exportação. Mostraremos resumidamente a atual situação da armazenagem da safra brasileira, com gráficos comparativos ano a ano.

Podemos identificar nos temas escolhidos, algumas informações que nos remetem ao aprendizado que tivemos durante o semestre:

  • DRI – Gestão integrada no capitulo  4.3.1.1, que aborda as certificações de qualidade da empresa. Umas das certificações é o OHSAS 18001 (Gerenciamento de Segurança e Saúde Ocupacional), que presa a segurança e a saúde dos colaboradores.
  • Fundamentos e Importância da Logística – Podemos acompanhar no capitulo 2.3 Sustentabilidade, que cita os programas da Caramuru para tornar seus processos sustentáveis.
  • Contabilidade – Podemos analisar que no capitulo 4.3.1, na figura 37 a imagem do “vazador”, que é utilizado para auxiliar no escoamento do produto, devido estar instalado no solo do armazém, ele possibilita que o  primeiro produto que entra no armazém, seja o primeiro a sair (PEPS).
  •  Estatística – Podemos analisar no gráfico do capitulo 4.2, que demonstra a movimentação da empresa utilizando a hidrovia, já com previsão para o ano de 2011.
  • Planejamento e controle de estoque- podemos identificar no gráfico do capitulo 4, a capacidade estática menor, que a demanda de produção dos produtos.
  • Planej. e Operação da categoria dos produtos – Podemos analisar em praticamente todos os capítulos.

2. EMPRESA

A Caramuru alimentos é uma empresa com seguimento de processamento e industrialização de grãos, extração e refino de óleos, exportação de soja, farelo, óleo e lecitina, e produção de biodiesel.

Empresa com Capital 100% nacional, que se destaca também pela logística de movimentação de produtos do “complexo soja” utilizando os modais: Rodoviário, Ferroviário, Hidroviário e Marítimo.  Uma empresa que sempre pensa no crescimento de seus negócios, em 47 anos de história possui uma estrutura que está distribuída por quatro estados Brasileiros MT, SP, PR, GO em pontos estratégicos para o escoamento e produção de seus produtos.

Fabricante de alimentos, como a marca SINHÁ e VITAE. Produz derivados do milho, azeites, óleos comestíveis, óleos saborizados, pipocas de microondas dentre outros produtos naturais. Está presente nos estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ceará, além do Distrito Federal.

Com o faturamento de R$ 2 bilhões no ano de 2010, a Caramuru posiciona-se em 246° lugar ranking das 500 maiores empresas por vendas do mundo, e em 14º lugar entre as 100 maiores empresas do Centro - Oeste.

        Conta com aproximadamente 4.400 colaboradores em unidades, que estão em constante treinamento e capacitação para a continua melhoria da qualidade de seus processos.

2.1 Histórico da empresa

   Múcio de Souza Rezende fundou a empresa Caramuru inicialmente com seu nome no ano de 1964, em Maringá - PR, no ramo da industrialização de milho. Somente em 1970 a empresa teve a transformação por incorporação, da firma individual para produtos alimentícios Caramuru.

   Em 1971, teve sua primeira filial aberta na cidade de Apucarana- PR. Em 1973, teve sua matriz transferida de Maringá-PR para a cidade de Apucarana-PR, em 1975 aconteceu a abertura da unidade industrial de milho de Itumbiara - GO

   Os anos 80 e 90 foram determinantes para o Grupo firmar sua presença, aproximando - se do setor rural, com 52 armazéns gerais distribuídos em Goiás, Mato Grosso e Paraná.

   Em 1983, lançou no mercado a marca SINHÁ, que está presente em grande parte dos estados brasileiros. A marca SINHÁ conseguiu ao longo de sua trajetória, se tornar uma das maiores produtoras de óleos comestíveis do país.

    Logo em 1986, em Itumbiara-GO, teve a abertura de sua unidade administrativa e das fábricas de óleo degomado, farelo de soja e pré-cozidos de milho. Itumbiara - GO é considerado o portal de entrada para o estado de Goiás, e também é o maior exportador do estado, devido à sua localização próxima a Minas Gerais e São Paulo, garantindo o escoamento da produção agrícola do sudeste Goiânia através das regiões Sul e Sudeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com