TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVOS TEMPOS DA AGRICULTURA E SUA LOGÍSTICA: A INFLUÊNCIA DA LOGÍSTICA: O PODER DO GRÃO E ARMAZENAMENTO NO BRASIL

Por:   •  22/11/2015  •  Monografia  •  5.071 Palavras (21 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 21

NOVOS TEMPOS DA AGRICULTURA E SUA LOGÍSTICA: A INFLUÊNCIA DA LOGÍSTICA: O PODER DO GRÃO E ARMAZENAMENTO NO BRASIL

SOUZA, O. C. Luiz¹

NEVES, Cleide Vivian de O.²

RESUMO

Este artigo tem como objetivo, analisar o papel central da logística na produção de grãos de soja e na moderna agrícola e suas fronteiras, em território brasileiro, destacando o papel estratégico do sistema de armazenamento. O controle local restrito e selecionado do armazenamento unidades contribuem para a regulação das culturas produzidas por grandes empresas, em que dificultam a aplicação de políticas de suprimentos agrícolas por parte do Estado brasileiro.

Palavras-chave:  Armazenamento, Grãos, Logística, Política de oferta de produtos agrícola moderno.

ABSTRACT

This article examines the central role of logistics in the production of soybeans and modern agriculture and its borders, in Brazil, highlighting the strategic role of the storage system. The limited local control and selected storage units contribute to the regulation of crops produced by large companies, as they hinder the application of agricultural supply policies by the Brazilian state.

Keywords: grain, logistics, modern agricultural products supply policy, storage.

__________________________________________________________        

 Aluno do Curso de Administração de Empresa da Faculdade de Ciências Exatas de Primavera do Leste – MT. luizcarlos.ethos@gmail.com

² Professora, orientadora

INTRODUÇÃO

A recente expansão da produção de grãos no Cerrado brasileiro (a vasta savana tropical eco região) vem pedindo a implementação de logística eficiente, especialmente para o transporte as culturas. Logística, dentro de um perspectivismo geográfico, pode ser entendido, Castillo (2007) propõe, como um conjunto de infraestrutura normativa operacional competências. 

Em relação ao moderno agrícola fronteira, muitas propostas foram feitas para o criação de sistemas de transporte intermodal (estradas, hidrovias, ferrovias) e de guia linhas e operação nacionais estratégias têm sido propostas para diminuir os problemas envolvidos na exportação de culturas com vista a reduzir o tempo e consequente custo do seu transporte. O sistema de armazenamento é um dos mais elementos importantes nas cadeias do agronegócio. 

Ele permite a aplicação de uma logística eficiente de grãos distribuição ao longo do tempo e do espaço, atenuando a sazonalidade da produção agrícola (culturas e consórcios) por cambaleando o escoamento de grãos ao longo as existências anos e distribuem de forma mais eficaz entre produzir e consumindo áreas.

Com a expansão da agricultura moderna fronteira cultural, o acesso ao sistema de armazenamento tem tornar-se cada vez mais importante devido cada vez maior as distâncias entre áreas de produção e exportação portos e para a confiabilidade variando do existente sistema de transporte.

DESENVOLVIMENTO E AMPLIAÇÃO DA NOVA FRONTEIRA AGRÍCOLA

Moderna fronteira agrícola que a logística agora deve ser considerado uma expressão de circulação corporativa. Isto é definido pelo reunindo, em um determinado sub-ritmo, de sistemas técnicos (infraestrutura de transportes, armazenamento, comunicação), regras (político, jurídico, competências culturais, econômicas) e operacionais (Conhecimento, informação), que confere fluidez e competitividade para os agentes económicos e pro- circuitos espaciais produtivos. Logística desempenha um papel central na moderna produção agrícola. 

A predominância de a lógica do comércio de mercadorias, expressa pela padronização e regulamentação internacional da produção, tem vindo a promover o aprofundamento da a divisão territorial do trabalho, levando a região especialização agrícola. 

O alargamento dos circuitos especiais produtivos agrícolas integrou os fluxos em uma escala global, chamando para sempre Além de atingindo logística na ligação com os estágios especialmente separada da produção.  

O caso do Brasil é ainda mais significativo, visto que a expansão da agricultura moderna a fronteira aumentou as distâncias entre as áreas produtivas e os principais portos de exportação e consumidores centrais, tornando a logística mais complexa.

Além de distâncias, há outros fatores que contribuir para dificultar o escoamento da produção, entre eles, sendo o mau estado e de queda dos sistemas de transporte, concentrada na Região Centro-Sul e focado no transporte rodoviário de mercadorias, e o aumento concomitante na área sub. cultivação, as quantidades produzidas e da produtividade. Na fronteira agrícola moderna, a logística do sistema agroindustrial em grande parte coincidir com os atuais sistemas de transporte para tornar a fluidez territorial (Arroyo, 2001) da safra de soja viável. Para fazer a sua possível produção, infra sistemas ter sido planejado e construído pelas Empresas estatais e privadas, especialmente para o armazenamento e transporte de grãos.

 As obras mais onerosas, tais como a construção, ampliação e modernização de estradas, ferrovias, vias navegáveis ​​e portos, são principalmente empreendidos pelo Estado e, em seguida, admitiu, na maioria dos casos, o grande transporte e comercialização empresas.

Entre as infraestruturas e transportes sistemas controlados diretamente por empresas comerciais e merecedor de menção são o Rio Madeira navegáveis ​​e os portos de Porto Velho / RO e Itacoatiara / AM, gerido pela Amaggi (o principal nacional empresa de comércio de capital) e do porto de Santarém / etapas de produção (a própria produção, distribuição, troca e consumo), a logística tornou-se um campo privilegiado de ação das grandes empresas.

O controle da infraestrutura e da logística, operações de tornar as empresas mais competitivas, conferindo maior eficiência produtiva e inserção MINENT no comércio internacional. Assim, logística pode ser entendido, que Castillo (2007) propõe, como uma expansão geográfica da corporativa circulação no período de globalização atual.

A LOGÍSTICA CENTRALIZADA NA NOVA FRONTEIRA AGRÍCOLA

Conhecimento de atividades logísticas é muito antiga - Originalmente, o prazo previsto para a rápida e eficiente implantação de tropas e suprimentos em tempo de guerra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com