TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura

Por:   •  6/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

França:

1 - ÓPERA DE LYON – Jean Nouvel

DESCRIÇÃO: Localizada na França a edifício foi reprojetada pelo arquiteto Jean Nouvel. A obra teve 4 paredes externas preservadas e o foyer do antigo edifício.

ANÁLISE: A obra possui uma monumentalidade que é derivada do arco de vidro semicilíndrico, o mesmo dobra a altura do edifício existente, e possui uma simplicidade, que reflete no tratamento homogêneo das persianas de vidro e forma uma abóbada de berço. A estrutura primaria da abóboda é composta de arcos redondos na parte de baixo. Todo o edifício é tratado sobriamente usando os elementos contemporâneo.

Comentário: a obra possui ordens clássicas, com simetria ordem e proporção.

[pic 1]

2 – ARCO DO TRIUNFO – JEAN CHALGRIN

DESCRIÇÃO; Um monumento localizado na cidade de Paris, na França, projetado por Jean Chalgrin, o monumento tem 50 metros de altura por 45 metros de largura e 22 metros de profundidade.

ANÁLISE: Uma obra neoclássica composta por 4 grandes pilares que proporcionam a passagem através de 2 entradas frontais e 2 laterais. Cada pilar apresenta um grupo escultórico, o mesmo conta com um pequeno museu, om cobertura em arco, proporcionando a visão em 360° da cidade de Paris.

Comentário: A obra é um símbolo de patriotismo, foi criada para celebrar a vitória de um império, ou seja, uma arquitetura de dimensão simbólica, nesse caso para todos os soldados e batalhas vencidas pela França, mas ainda assim com motivos pedagógicos e políticos, educação de uma determinada sociedade.

[pic 2]

INGLATERRA

1 – PALÁCIO DE Buckingham

Localizado em Westminster em Londres, foi projetado pelo Robert Smirke. É um dos símbolos da família real britânica. Conta com mais de 700 quartos e um jardim enorme, um dos maiores da Europa. Responsavel por atrair diversos turistas para a cidade a fim de conhecer mais sobre a família real. O edifício possui fachada neoclassica demosntrando ordem, simetria e proporção. Além de contar com uma estatua que foi dada a rainha Vitoria

[pic 3]

2 – Museu Britânico

Projetado por Robert Smirke no estilo neoclassico o museu foi iniciado com a coleção de 3 grandes colecionadores, possui a famosa coleção dos mármores de ELGIN, um dos maiores museus do mundo e com uma variedade de obras. Com o passar do tempo necessitou ser ampliado, como não havia mais espaços posteriormente criou a galeria Nacional de Londres e o museu de história natural, a fim de abrigar todas as peças existentes. A preocupação em possuir um grande acervo de obras demonstra o interesse de educar o povo e despertar o senso crítico em fazer boas escolhas.

[pic 4]

ITÁLIA

1 – BASILICA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA

Localizada na praça de Plebicito, foi projetada por Piedro Bianchi. Sua fachada é composta por coluna que formam um semiarco, que gera uma espécie de braço qu acolhe as pessoas para a basílica. Possui um frontão e 3 abóbadas, sendo a do meio maior. A sua interação com a praça demonstra a inexistência de um projeto urbano e um projeto arquitetônico . Tudo faz parte de algo único que se complementa e traz aqueles que passam pelo local um sentimento único que transcende a materialidade. Possui seu interior em mármore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (311.1 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com