TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Metroviária

Por:   •  3/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura Metroviária

O sistema metroviário no Brasil surgiu a partir da necessidade de um transporte de massas rápido para as maiores metrópoles brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro.

A implantação surgiu cem anos após inaugurado em Londres e cinquenta anos após inaugurado em Buenos Aires.

Na época, o Brasil não tinha domínio técnico sobre o sistema metroviário, em 1996, um consórcio teuto-brasileiro de São Paulo encarrega-se a desenvolver um estudo de viabilidade e o projeto de engenharia. Em 1968 inicia-se as obras da primeira linha Norte-Sul em São Paulo onde os projetos e equipamentos foram importados da Alemanha. O projeto era de um transporte em massa, relacionado ao contexto urbano, onde não havia articulação com outros meios de transporte, diferente do conceito Alemão.

Em 1967 o arquiteto Marcello Fragelli e sua equipe cria um novo padrão de projetos arquitetonicos, funcional e de melhor qualidade. Estações elevadas, que expressem sua estrutura, com ênfase na paisagem. Conceitos do metrô de Paris, no século 20.

Em 1975 a segunda linha metroviária totalmente projetada no Brasil é projetada em São Paulo. Esta linha, foi planejada a partir de uma análise dos erros da linha anterior,. Foi desenvolvida em via elevada e devido à realidade econômica da época, buscou-se soluções rápidas e econômicas (estruturas de alumínio e ferro). Já no Rio de Janeiro, os projetos pioneiros das duas linhas de metrô, preocupavam-se com a integração paisagística no contexto. Sua arquitetura buscava referências em projetos de Oscar Niemeyer e contornavam intervenções em áreas históricas no centro da cidade. Subsequentemente, arquitetos de outros estados foram desenvolvendo estações de trem em Canoas, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife. Atualmente o sistema metroviário de São Paulo possui uma extensão de 96 quilômetros de linhas ferroviárias (7,8 km em monotrilho) distribuídas em seis linhas, que possuem um total de 82 estações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com