TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte da Estratégia

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

A Arte da Estratégia

O autor em seu livro explica de forma simples, a importância do planejamento e estratégia para o crescimento de uma organização.

Para fácil entendimento o autor utiliza histórias e fabulas onde podemos tirar muitas lições, seu livro é dividido em 10 capítulos nos quais ele titula a cada um como as 10 regras de Ouro.

No capítulo 1 aprendemos a importância de ter uma estratégia, não só no âmbito dos negócios mais também em nossa vida pessoal, ele enfatiza a necessidade de se ter um norte aonde a empresa quer chegar criando um compromisso com alguns objetivos como foco, organização e disciplina.

No capítulo 2 entendemos que a empresa precisa saber onde ela se encontra atualmente se subavaliar, descobrir seus pontos fortes e fracos. Utilizando-se de estratégia de marketing, da regra dos seis Cs, aplicamos estas informações na matriz SWOT, detalhando a aplicação e conceito e cada uma delas.

Citamos os elementos que constituem a regra dos seis Cs.

Companhia, Concorrente, Canais, Consumidores finais, Custos e Contexto.

No Capítulo 3 começamos a ver a necessidade de se traçar metas desafiadoras, porém alcançáveis, almejar objetivos o “ponto B”. É de grande importância não desanimar durante o processo.

Destacamos aos tipos de objetivos típicos de uma empresa: Crescer ou aumentar as vendas, Ganhar participação no mercado, aumentar a rentabilidade, superar uma crise e fortalecer a marca.  Também enfatizamos a aplicação da metodologia SMART, traduzindo quer dizer “esperto”.

“S” de Específico

“M” de Mensurável

“A” de Alcançável

“R” de Relevante

“T” de Tempo Definido

No Capítulo 4 o autor aborda a necessidade de seguir caminhos diferentes se destacar usar a combinação de pesquisa, segmentação, posicionamento e priorização, os quatros Ps estratégicos de marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça). Ainda neste capítulo o autor cita um conceito interessante os “Trade-off” que significa troca, concessão, ato de abrir mão de alguma coisa, para ter vantagem competitiva precisamos abrir mão de algo.

A organização precisa ser guiada pela estratégia, transforma-la em documento simples e claro para que os funcionários sejam treinados, motivados o que permitirá acertos e erros e facilitara um eventual replanejamento.

No capítulo 5 São citadas algumas técnicas de como amarrar a estratégia da empresa com ações práticas.

Os quatros Ps Operacionais, é importante definir o que fazer com meu produto, meu preço, minha promoção e minha distribuição. Segundo Ram Charan ele diz que precisamos aprender a calcular a execução e aumentar o retorno continuamente.

Através da seguinte conta Retorno = Margem x Velocidade (número de vezes que o estoque gira num ano).

No capítulo 6 temos a importância de se ter o controle o tempo todo não somente em alguns momentos, e como se faz esse controle de estratégia de negócio?

Através de monitoramento/mensuração – permitir que qualquer um, a qualquer momento possa monitorar e medir o que esta fazeno.

Capacidade de resposta – tomar medidas enérgicas redesenhar o plano de metas, refazer a análise dos 6 Cs tendo a capacidade de detectar se há alguma mudança importante nos seus negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com