TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de argumentar – Gerenciando razão e emoção

Por:   •  4/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução 

O presente trabalho apresenta uma opinião sobre textos argumentativos, conceito de argumentação, a organização retórica e discursiva do texto, teses e argumentos e praticas discursivas.      

O texto argumentativo é um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provada através de argumentos adequados.

Segundo Aristóteles a argumentação vem como arte de falar de modo de convencer.

O trabalho está organizado da seguinte maneira: tem numa primeira fase

  • A introdução
  • Objectivos
  • Metodologia

Na segunda fase apresenta:

O desenvolvimento do trabalho

 Conclusão e as referências bibliográficas.

  1. Objectivos

Objectivo geral:

  • Reflectir sobre textos argumentativos

Objectivos específicos:

  • Definição de conceitos básicos;         
  • Descrever a organização retórica e discursiva do texto;
  • Mencionar as características essenciais de textos argumentativos.

        

1.1 Metodologia

Para a elaboração do presente trabalho, recorreu-se numa primeira fase, ao método de pesquisa bibliográfica, que consistiu nas consultas bibliográficas que versam sobre a temática em estudo, e em seguida usou-se os métodos analítico e comparativo, que consistiu na análise e comparação da informação obtida nas diversas obras e, por fim, seguiu-se à compilação da informação seleccionada.

Conceitos

Argumentação é o meio pelo qual duas ou mais pessoas passam a comungar de uma mesma afirmação, para que se obtenha o consenso, é preciso que haja um locutor querendo discutir (apresentar premissas) com alguém que pensa diferentemente em relação a um mesmo tópico e um interlocutor interessado e disposto a prestar atenção no que lhe é dito e processar conscientemente as novas informações. Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005)

Uma argumentação é um conjunto de argumentos interligados, com o objectivo de conquistar a adesão de outrem á utilidade, á justiça e ao valor daquilo que defendemos, contra aquilo que o nosso adversário defende ou, mais simplesmente, um conjunto de razões a favor ou contra uma opinião ou uma tese. J. Esteves Rei ( 2000 )

Segundo Jules Verest, argumentar e estar a favor de uma tese, e apresentar as razões que nos fazem tal posição, usando actos de fala para convencer o nosso destinatário a aderir as nossas ideias.

Das definições a cima, conclui-se que argumentação e um conjunto de argumentos apresentados por duas ou mais pessoas para comungar de uma mesma afirmação na tentativa de defender ou provar algo para se chegar a um consenso.

Tese é a parte mais importante de um texto argumentativo. Ela é o posicionamento crítico do autor. Dicionário oneline

Tese e uma ideia que o autor do texto pretende defender (provar ou refutar).

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala , para quem se fala e sobre o que se fala. Dicionário oneline 

Textos argumentativos

O texto argumentativo é um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provada através de argumentos adequados.

As pesquisas linguísticas que se referem ao ensino de língua devem atentar para o texto argumentativo, pois é nesse modo de organização do discurso que concentram os problemas mais surpreendentes da produção e da leitura escolar.

Características essenciais do texto argumentativo

O texto é concebido de forma a convencer ou a persuadir. A tese defendida deve ser claramente identificada pelo destinatário. O texto deve usar um registo adequado ao destinatário e tema.  . Os argumentos utilizados devem ser diversificados: Proverbiais / Universais / Experiência pessoal / Históricos / Exemplares / Científicos. A organização do texto deve ter em conta os articuladores do discurso mais adequados:  

O texto argumentativo deve começar por uma introdução, normalmente um parágrafo; segue-se o desenvolvimento, em parágrafos, com os respectivos argumentos e contra-argumentos, seguidos de exemplos; finalmente, uma conclusão, de parágrafo único, que retoma a afirmação inicial provada ou contrariada. Os vários parágrafos devem estar encadeados uns nos outros pelos articuladores do discurso ou conectores lógicos (de causa efeito consequência, hipótese solução, etc.).

Argumentação e vista como um dos modos de organização do discursos. Há uma dissonância terminológica entre os autores na literatura linguística sobre os tipos de textos existente, mais em todos eles esta presente o modo de organização argumentativo (Oliveira, 2007).

Quanto a forma como se apresenta aos interlocutores do argumentador, a argumentação pode ser dialogica (argumentação interlocutiva), oratória (monológica) ou escrita. E sob essa ultima forma que se apresenta a argumentação dos textos que serram lidos em nossos experimentos.

De acordo com Koch (2006, p.53), o género textual é a forma que um texto é disposto e da sua respectiva forma de ser interpretado. É importante defini-lo e contrapô-lo a outros géneros textuais mais próximos: o narrativo e o descritivo. Além de reflectir se eles não se misturam em uma única produção.

A competência textual de um falante permite que ele observe que característica predomina mais em um texto (narrativa, descritiva, ou argumentativa). Esse conhecimento é indutivo no sentido que se aprende a identificar o género de um texto através da exposição a diferentes géneros textuais.

O género narrativo é aquele no qual a narração de um fato predomina. O descritivo tem a predominância de uma caracterização, descrição. O argumentativo prioriza o estabelecimento de uma argumentação mais explícita. O género argumentativo escolar tem por objectivo testar a capacidade argumentativa e linguística dos alunos. Sendo assim, é relevante ensinar estruturas argumentativas que possam ser aplicadas no texto e auxiliar o desenvolvimento crítico do aluno. Vale ressaltar que os géneros podem sempre se misturar e mudar conforme o tempo ou cultura. Em uma narrativa, é possível ter a argumentação e a descrição também, e geralmente é o que acontece. É possível que durante uma argumentação, conte-se uma pequena narrativa para ilustrar um ponto específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com