TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de argumentar: Gerenciando razão e emoção

Por:   •  4/6/2018  •  Seminário  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

Aluno: Eduardo Henrique Santin Silveira                                 Turma: ME1

RA: 00214727                                                         Data: 29/05/18

Questões sobre o livro A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção, de Antônio Suárez Abreu.

1-Na argumentação o que é mais importante: gerenciar a informação ou a emoção?

2-Por que o discurso do senso comum é tão poderoso? Como os sofistas o combatiam?

3- Quais as condições necessárias à argumentação? Comente cada uma delas.

 4- Explique e exemplifique cinco técnicas argumentativas cujo uso pode ser bastante eficaz em um processo argumentativo.

5- O que são recursos de presença? Qual a função deles?

6- Relate uma situação na qual o uso de determinado lugar da argumentação serviu para que o orador re-hierarquizasse seus valores em relação aos do auditório.

7- Escolha quatro falácias não-formais, explique-as e crie exemplos diferentes daqueles presentes no livro ( um exemplo por tipo).

8-  Qual a importância das figuras retóricas para quem argumenta? Escolha quatro delas e elabore um exemplo para cada uma delas.

Respostas

1- A argumentação, como o autor explica, é a arte que envolve convencer e persuadir. Convencer está relacionado diretamente com a informação e o seu gerenciamento, ou seja, utilizar de provas concretas para demonstrar e/ou provar. Já persuasão está relacionada com a emoção, ou seja, como gerenciar a emoção do outro, para sensibiliza-lo a agir. Desse modo, para que haja uma boa argumentação, o orador deve adequar seu discurso a cada situação pois, existem momentos em que o interlocutor vai estar convencido, mas não persuadido, assim, deverá se utilizar mais da emoção; e existem momentos em que o interlocutor vai estar persuadido, mas não convencido, assim, deverá se utilizar preponderantemente do gerenciamento de informação.

2- O senso comum se faz poderoso ao passo que permeia todas as classes sócias, formando assim a opinião pública. Quando, por exemplo, há uma ideia presente desde as pessoas mais humildes até as pessoas mais bem estabelecidas economicamente pois, esse discurso, é reflexo direto da vida real. Em Atenas, os sofistas combatiam esse discurso se utilizando dos paradoxos, opiniões contrárias ao senso comum, que levava seus ouvintes ao “maravilhamento”, situação na qual o interlocutor se surpreende com comum e desconstrói pensamentos pré-estabelecidos socialmente.

3- O autor descreve quatro principais condições à argumentação, são elas: 1) possuir uma tese bem definida e saber a qual problema essa tese é resposta, ou seja, é necessário vender uma ideia ao auditório/ouvinte que satisfaça seus anseios e questionamentos; 2) a “linguagem comum” com o auditório, pois, cabe, impreterivelmente, ao orador se adequar às condições intelectuais e sociais do auditório tendo em vista que é pela comunicação que se constrói uma boa argumentação, se a comunicação estiver falha a argumentação também a será;

3) estabelecer um contato positivo com o auditório, gerenciando assim a relação que está sendo estabelecida, como por exemplo, respeitando hierarquias e agendas, desenvolver uma capacidade empática do auditório, perceber a postura corporal do outro, suas expressões faciais, como gesticula e até mesmo como se veste são importantes pontos a serem observados para estabelecer esse contato positivo; 4) por último, mas o mais importante, é agir de forma ética, assim, deve-se argumentar sempre de forma honesta e transparente para que a argumentação não se confunda com manipulação e, como reflexo, construir sua credibilidade para a plateia.

4- As técnicas argumentativas são os fundamentos que relacionam as teses de adesão inicial e a tese principal, ou seja, são técnicas que demonstram a veracidade de determinada fala e são divididas em dois grupos, os argumentos quase lógicos e os argumentos fundamentados na estrutura do real. 1) regra de Justiça, consiste em aplicar um mesmo tratamento a seres e situações idênticas para assim, tratar com equidade o mesmo, e se constrói de forma importante na argumentação pois utiliza-se de um pressuposto fundamental que é a própria Justiça; 2) retorsão, trata-se de uma réplica feita utilizando os próprios argumentos do interlocutor, essa técnica é importante pois volta o interlocutor contra ele mesmo e o desmoraliza, fazendo com que a tese do orador se sobreponha; 3) outro modo muito eficaz de desmoralizar o argumento do interlocutor é o argumento do ridículo, consiste em construir uma situação irônica que se utiliza do argumento do outro para gera conclusões ilógicas e impossíveis; 4) definições lógicas consistem em definir um conceito de modo a, primeiramente, definir seu gênero e , posteriormente, estabelecer diferenças entre ele e conceitos similares, essa técnica auxilia o orador a fixar um pressuposto como único é verdadeiro; 5) argumentação pelo exemplo, caracteriza-se em sugerir uma similaridade entre, principalmente, duas pessoas, esse tipo de técnica mostra ao interlocutor que como alguém pode fazer algo outra pessoa também pode, afinal, ambos são iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com