TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Organização do Trabalho

Por:   •  29/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 5

  1. O que é e quais são os objetivos Organização do Trabalho?

Entende-se por organização do trabalho como "a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo"(l). Sob essa perspectiva, o processo de organização do trabalho envolve dimensões técnicas e dimensões sociais, que caracterizam o enfoque sócio-técnico, a partir do qual desenvolvemos a pesquisa.

Os objetivos da organização do trabalho são:

  • Definir e repartir as funções, as tarefas e os postos de trabalho necessários a obtenção de uma determinada produção;
  •  Decidir, escolher e implantar os meios materiais e humanos;
  •  Assegurar o desenvolvimento e o acompanhamento das atividades de trabalho.

  1. Considere uma organização de setor produtivo qualquer e:

A empresa em análise é uma organização do setor alimentício que atua na área de embutidos (salsicha, hambúrguer, mortadela, presunto, salsichão e apresuntado)

a) Descreva os fatores concretos e abstratos dessa empresa.

Fatores Concretos:

Como estrutura mínima, o empreendedor precisa de um galpão de 100 m², com pelo menos 40m² para a área de manipulação e o restante dividido em escritório, depósito, sanitários, embalagem, rotulagem e expedição. O local deve dispor de luz natural e artificial abundantes, bem como de ventilação suficiente em todas as dependências. Também deve haver janelas basculantes e portas de fácil abertura, de modo a ficarem livres os corredores e passagens. Para impedir a entrada e o abrigo de insetos e outros animais, as janelas devem possuir telas. Os produtos de limpeza não podem ser guardados juntamente com os alimentos.

Como as atividades de uma Fábrica de Embutidos envolvem a manipulação de carnes cruas, os funcionários contratados devem respeitar as normas legais de asseio e higiene. O empreendedor deve tomar medidas para que todas as pessoas que manipulem alimentos recebam instrução adequada e contínua em matéria de manipulação higiênica e higiene pessoal, a fim de que saibam adotar as precauções necessárias para evitar a contaminação dos alimentos.

        Os equipamentos básicos para a instalação de uma Fábrica de Embutidos são: - Câmara frigorífica; - Moedor base; - Misturadora; - Ensacadeira; - Mesas de ferro e tampo de polipropileno; - Balança de chão; - Balança de mesa. Mobiliário para a área administrativa: - Cadeiras; - Armário; - Impressora HP laser Jet; - Mesas; - Microcomputador; - Telefone; - Estante.

Fatores Abstratos:

O local de trabalho deve ser limpo e organizado, pois a sujeira acumulada propicia a multiplicação de micróbios. A rouparia, vestiário, banheiro, privada e mictório devem estar completamente isolados e afastados das dependências onde são beneficiados produtos destinados à alimentação humana.

Os postos de trabalho juntamente com o fluxo de trabalho devem ser de acordo com o processo produtivo de uma Fábrica de Embutidos. No qual varia de acordo com o produto a ser elaborado. De uma forma geral, as etapas envolvidas na fabricação de embutidos crus frescais (linguiça, por exemplo) são:

1. Preparo das carnes: as carnes utilizadas são resfriadas e limpas, sendo retirados os nervos, cartilagens e gânglios.

2. Pesagem de condimentos e aditivos: os aditivos e condimentos que serão utilizados no processo são pesados.

3. Moagem: as carnes mais macias e sem nervos são moídas em disco maior e as carnes mais duras em disco menor.

4. Lavagem das tripas: as tripas salgadas são lavadas, tirando-se todo o sal. Este procedimento não é necessário para envoltórios artificiais.

5. Embutimento: é feito em tripas de carneiro, para linguiça fina, e tripa de suíno, para linguiças mais grossas.

6. Embalagem: os produtos prontos são embalados em sacos plásticos, a vácuo.

7. Estocagem: os produtos são mantidos em refrigeração a 4ºC, por até cinco dias.

Já as etapas do processo produtivo de produtos curados e defumados são:

1. Preparo das carnes: as carnes utilizadas são cortadas em tamanhos padronizados, com a retirada do excesso de gordura e do osso (quando necessário).

2. Pesagem de condimentos e aditivos: os aditivos e condimentos que serão utilizados no processo são pesados.

3. Preparo da salmoura: dissolvem-se o sal de cura e os outros aditivos em água fria, adicionam-se os condimentos (pimenta, zimbro, manjerona), deixa ferver por dois minutos e acrescenta o líquido à salmoura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com