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Atividade III - Trabalho e Educação PRONTO

Por:   •  21/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

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Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF

Disciplina: Trabalho e Educação - 2021.1

                               Professor: Leandro Sartori

                               Alunos: Francisco Miguel dos Santos Pereira e Lucas Duarte de Carvalho Mesquita

  • QUESTÕES PARA TRABALHO FINAL

Neste trabalho, temos como objetivo sistematizar alguns dos temas discutidos ao longo da disciplina, demonstrando a apropriação teórica do pensamento dos autores (as) que foram abordados no Curso. Sendo assim, com base nos textos discutidos ao longo das aulas, responda as questões:

I. Apresente o conceito de trabalho em BRAVERMAN (2012).

II. Evidencie as transformações conjunturais econômico-produtivas no Taylorismo, fordismo e toyotismo (ANTUNES & PINTO, 2017) e seus impactos na educação contemporânea.

III. Discuta quais os desdobramentos da Nova Gestão Pública/ Neoliberalismo (SAVIANI, 2013) para a formação do trabalhador na EJA (RUMMERT, ALGIBAILE & VENTURA, 2013) e no Novo Ensino Médio (KUENZER, 2017)

IV. Conceitue a partir de Lemme (1955) e Manacorda (2010) o termo politécnica.

V. Diferencie as perspectivas de educação profissionalizante/ unilateral/ utilitarista da perspectiva politécnica/omnilateral (MANACORDA, 2010).

VI. Explique os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica a partir do pensamento de Demerval Saviani (2012)

  1.  O autor BRAVERMAN (2012), o conceito de trabalho se refere a uma força social e cultural desenvolvido e sustentado pelas atividades produtivas. O trabalho humano tem a capacidade de produzir mais do que consumir.  
  1. O taylorismo pertence à cadeia de desenvolvimento dos métodos e organização do trabalho, também ocupa -se dos fundamentos da organização dos processos de trabalho e do controle sobre ele. O controle foi um dos aspectos essencial de gerência através de sua história. No fordismo há mudanças referente produção em série; produzir muito, acabando que muitas coisas ficam em estoque.  Há também às 8 horas de trabalho, a folga e o aumento de salário. No toyotismo apresenta algumas coisas diferentes do fordismo, como, a produção no toyotismo é sobre demanda, ou seja, uma mudança muito grande. Exemplo muito recorrente é: encomendar o carro para comprar; a pessoa escolhe o modelo. Visto que no toyotismo desencadeou um amplo processo de reconstrução produtivista e dominação política.  Segundo o autor Antunes Pinto (2017) o taylorismo-fordismo colocou como horizonte à educação uma pragmática da especialização fragmentada. Uma educação moldada por uma pragmática técnica. Ou seja, é nítido que a educação foi influencia, além disso a educação era voltada para técnicas, sem reflexão e questionamentos etc.
  1. Nessas novas condições reforçou-se a importância da educação escolar na formação desses trabalhadores que, pela exigência da flexibilidade, deveriam ter um preparo polivalente apoiado no domínio de conceitos gerais, abstratos, de modo especial aqueles de ordem matemática. Manteve-se, pois, a crença na contribuição da educação para o processo econômico- produtivo, marca distintiva da teoria do capital humano (SAVIANI,2013). Diante dos dados expostos, fica claro que, a escola estará para formar mão de obra barata, tendo em vista assegurar a competitividade. A educação passa a ser entendida como um investimento em capital humano individual. Nesse contexto, também se torna uma “pedagogia da exclusão”.  Acáciaj Kuenzer, apresenta às concepções “ exclusão includente” e “ inclusão excludente”. São duas concepções nas quais nos faz pensar o que realmente está por trás da boa propaganda.  Veementemente um dos fatores da “ exclusão includente” é a exclusão do trabalhador do mercado formal e na “ inclusão excludente” é a estratégia em incluir estudantes no sistema escolar em cursos de diferentes níveis e modalidades sem os padrões de qualidade exigidos para ingresso no mercado de trabalho.
  1. Os autores Lemme (1955) e Manacorda (2010) o termo politécnico, se define como a estreita ligação da teoria com a prática, ou seja, a escola técnica está baseada na ligação dos princípios científicos com a técnica. Assim, é pela formação politécnica que se daria a formação intelectual, física e tecnológica. O ensino politécnico, atua diretamente sobre os indivíduos, contribuindo para o desenvolvimento de condições e transformações da sociedade. Para ele, politécnica significa “o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas (Saviani, 2003a, p. 140). A educação deve unir os aspectos manuais e os intelectuais, não havendo distinção ou separação entre ambos. A politécnica vem como um elemento que rompe essa barreira, essa dualidade.
  1. Em resumo, fica evidente na perspectiva unilateral o empobrecimento do trabalhador, desse modo um trabalho alienado, destruído e subsumido no processo do próprio maquinismo, transformado em acessório vivo (Marx,1953). Ou seja, um homem imparcial, que não se apropria de sua inteligência, também de não saber fazer nada sozinho e etc.  Dado os fatos fica nítido que a educação profissionalizante/ unilateral/ utilitarista era voltado a alienação e sem nenhuma perspectiva de reflexão, ou seja, eram submissos e a educação voltada para o trabalho. Agora na perspectiva politécnica/omnilateral abrange a problemática da interação de escola com a sociedade.

VI)     A pedagogia histórico crítica pode ser definida como o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”(SAVIANI, 1994, p. 17). Nesse pensamento, para a pedagogia histórico crítica, o trabalho do professor é fundamental ao processo educativo, pois ele é o responsável pela organização do trabalho pedagógico em sala de aula, nas mediações necessárias a uma aprendizagem e conhecimento adquirido pelos alunos. Para a pedagogia histórico crítica, a educação é o ato de produzir direta e intencional, em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. A escola tem um significado único nessa pedagogia, pois é a base para o desenvolvimento histórico da sociedade, logo vemos a possibilidade de uma educação transformadora a partir do momento que essa instituição opta por uma base que lhe proporcione tal ação. Uma escola que articule com a superação da sociedade vigente a uma sociedade socialista assim mensura (Saviani,2012).

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