TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Do Pedagogo Na Educação Infantil

Monografias: A Atuação Do Pedagogo Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NYDIA RAMOS DA SILVA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Suzano

2013

NYDIA RAMOS DA SILVA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar

Prof. Alexandre Villas Boas

Profa. Rosely Montagnini

Profa. Marlizete Steinle Bonafini

Profa. Edilaine Vagula

Profª. Raquel franco

Suzano

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa colaborar com o professor saber lidar com as situações e rotinas na sala de aula na educação infantil.A educação infantil é a primeira etapa da educação básica tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Nessa fase se dá o início de uma caminhada da criança no ambiente escolar. E como todo início, é muito difícil, tanto para as crianças como para os pais. É aí que se faz importante o professor educador.

DESENVOLVIMENTO

A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo segundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.

Do nascimento até o início da adolescência, os pais são os principais modelos da criança, com quem elas aprendem, principalmente por imitação. Filhos de pais que os abusam ou negligenciam tendem a sofrer de vários problemas psicológicos, inclusive depressão. A principal atividade das crianças são as brincadeiras, as quais são responsáveis por estimular o desenvolvimento do intelecto infantil, a coordenação motora e diversos outros aspectos importantes ao desenvolvimento pleno da criança.

É só na Idade Moderna, que as crianças passaram a ser vistas como um ser social, assumindo um papel central nas relações familiares e na sociedade, tornando-se um de, com características e necessidades próprias. É durante o processo de aquisição do conhecimento ela deve ser vista como um ser pleno, cabendo a ação pedagógica reconhecer suas diferenças e construir sua identidade pessoal. Para isso, é preciso pensar em formas lúdicas e criativas que possam estimular a criatividade e a imaginação da criança.

É através do lúdico que podemos fazer isso, pois é através da brincadeira que a criança passa a conhecer a si mesma e o mundo que faz parte. Brincar caracteriza a educação infantil, afinal é brincando que a criança conhece a si e ao mundo. O brinquedo ajuda na assimilação das regras de convivência e de comportamento. Outra preocupação que surge na modernidade é com relação aos estágios do desenvolvimento da criança

Dessa forma podemos perceber que o cuidar/educar tem um papel fundamental, nesta etapa da educação, pois é por meio de ações conjuntas entre esses dois eixos que a criança poderá de forma mais dinâmica e criativa ir estabelecendo relações e associações mais concertas co o meio e com os objetos e coisas que estão a sua volta. Pois, a concepção assistencialista já não serve mais para a nossa realidade, afinal, hoje as concepções de criança, de infância e de desenvolvimento também mudaram, e a partir dessas novas construções de conceitos que devemos estabelecer as metas e os objetivos para atender as nossas crianças.

A escola deve ser um ambiente prazeroso, dinâmico, estimulante, desafiador, e estas ações só serão alcançadas se as atividades proporcionadas estiverem ancoradas numa educação que vise acima de tudo o cuidar/educar, que hoje deve ser o eixo norteador do desenvolvimento infantil.

Quanto ao papel do professor como agente de educação é fundamental, devendo estar devidamente preparado e consciente da sua missão nessa importante fase da vida, a fim de poder concretizar as atuais renovações no campo da aprendizagem escolar e compreender a importância do desenvolvimento cognitivo, motor, da linguagem e do esquema corporal, integrando esses aspectos num processo de socialização. (NOVAIS, 1986).

O planejamento é de fundamental importância na educação, é como uma base, o professor para melhor explicar um conteúdo, para a melhor compreensão do assunto o professor deve fazer um planejamento encima da proposta de aula, onde o professor vai colocar o que ele deseja do aluno, que habilidades explorar, quais os objetivos que deseja alcançar, qual o material que será utilizado para que a atividade consiga chegar ao seu objetivo.

O ambiente alfabetizador adequado significa organizar a sala com

objetivo de que as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com