TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PEDAGOGO E A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ENTRE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.792 Palavras (20 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 20

O PAPEL DO PEDAGOGO E A MEDIAÇÃO DOS CONFLITOS ENTRE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Marcilene Gonçalves Esmael¹

Maria Claudia da Silva Santos²

Olivia de Arruda Vieira de Lima³

Uipirangi Câmara4

RESUMO

Este artigo está centrado na análise acerca do papel do pedagogo e a mediação de conflito na Educação Infantil, tendo em vista a necessidade de refletir sobre a ação pedagógica praticada em suas diferentes concepções. O está baseado nas concepções de alguns autores. Com a intenção de promover a compreensão de conceitos de forma que eles possam ser explicados em situações e contextos conflitantes, visto que, um conceito compreendido se interliga a outro. Desse modo, o objetivo do trabalho é elucidar os questionamentos acerca da mediação acerca da mediação de conflitos no ambiente escolar, a influência da família no ambiente escolar para a solução das desavenças, torna-se conhecido o significado da palavra mediação, assim como a função do pedagogo no papel de mediador. A intervenção pedagógica é colocada como ação principal para evitar o atrito trazendo com resultado a paz (equilíbrio emocional) e a igualdade na relação. Portanto na busca de uma nova concepção de disciplina, faz se necessário priorizar a participação e a autonomia dos alunos, tendo como pressuposto a ação mediadora proposta e estabelecida coletivamente. O presente artigo traz como objetivo central apresentar a mediação como instrumento na busca de possíveis soluções do desentendimento, utilizando o diálogo como ferramenta para que a mediação deste conflito seja bem sucedida e justa, sendo relevante levar em consideração as relações interpessoais, especificamente entre as crianças de diferentes idades da educação infantil, demonstrar a importância do pedagogo no enfrentamento desses desentendimentos e a intenção de atuar como intermediário nas questões sócias e comportamentais, na comunicação na linguagem, durante as brincadeiras escolares e nas atividades pedagógicas,

PALAVRA-CHAVE: mediação, família, pedagogo.

 Professora do ensino fundamental e Educação Infantil. Acadêmica do 14° período do Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAEL. E-mail: edumel_escola@yahoo.com.br

2 Acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia na FAEL, Agente de educação no Espaço de Desenvolvimento Infantil na cidade do Rio de Janeiro. Acadêmico em Pedagogia na FAEL. E-mail: cacausantos_@hotmail.com.br

3 Formação de professor no IEGRS-DC. Atualmente atua como Educadora na rede pública de ensino no Rio de Janeiro. Acadêmico em Pedagogia na FAEL. E-mail: oacatinga@gmail.com.br

4 Orientador, Doutor em Ciências da Religião, Professor da FAEL. E-mail: uipirangi.camara@fael.edu.br

INTRODUÇÃO

O presente artigo teve seu resultado diante de estudos e discussões em torno de pesquisa e leitura de documentos que apresentam a escola como um local propício ao desenvolvimento de sentimento afetos e emoções que podem em determinado momento gerar conflitos em que o dialogo cotidiano não seja capaz de solucionar. O dialogo é importante, sendo o ponto de partida para a mediação de conflitos onde faz se necessário que a escola desenvolva ações preventivas e tenha uma organização adequada do ambiente escolar e das salas, pois para bom o desenvolvimento sócio afetivo da criança.  

Barbosa (2006) afirma que um ambiente organizado traz segurança e conforto para a criança na educação infantil, a rotina é uma ferramenta pedagógica que pode inibir a ansiedade gerada por um ambiente desconhecido para a criança, ou seja, deve se antecipar para a criança os acontecimentos diários. Esse ambiente deve ser composto por relações saudáveis para o desenvolvimento infantil, fazendo com que a criança tenha acesso a comportamentos e relações respeitosas passando a conhecer diversas maneiras para uma convivência saudável, prazerosa em grupo.  

  A educação infantil surge como objetivo de atender as crianças de 0 a 6 anos, contemplando o seu desenvolvimento cognitivo, social, físico e emocional. O atendimento as crianças exige daquelas que lidam com esta etapa da vida métodos que considerem relevantes trabalhar a socialização e o convívio com outros componentes da sociedade.

(FINARDI, MARISA)

As relações sociais desenvolvidas a educação infantil tem grande influencia no desenvolvimento sócio afetivo de crianças, pois, convivendo todos os dias no mesmo espaço é natural que haja divergência entre si por causa de um brinquedo. É importante que a criança aprenda a resolver esse conflito da melhor forma possível, visando o bem comum do grupo com que interage.

  A disputa por brinquedos na educação infantil é a causa mais comum dos conflitos na rotina que temos nesta etapa, esse dado reafirma as constatações de Kramer (2009), que a ponta as causas mais comuns de conflitos são o controle e a posse de brinquedos, a entrada das crianças em brincadeiras que já iniciaram é a disputa pela qual se torna necessário a mediação do adulto nessas relações para que os danos físicos e liderança das brincadeiras, entre outras.

A mediação surge com instrumento para a solução de conflitos entre os sujeitos, para que ambos possam encontrar um acordo que agrade as partes em conflito. Este diálogo deve se constituir de elementos como o amor e a humildade para que uma comunicação justa seja estabelecida, e desta forma ao realizar o acordo, não exista favorecimento para nenhum dos indivíduos da mediação. Assim a escola será uma alternativa democrática para prevenir situações em torno dos diversos tipos de conflitos.  Pois o objetivo deste trabalho é conceituar a mediação de conflitos na busca de prevenir situação conflituosa no ambiente escolar com as contribuições de todos os envolvidos nessa inclusão, (escola, família, professores), mediar os comportamentos utilizando a intervenção pedagógica e utilizar o diálogo como forma de mediação de conflito na educação infantil.

1. A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Considerando a escola a continuidade da educação familiar e a responsável pela formação da criança, o pedagogo tem como uma das principais funções prever no intuito de criar habilidades e competências a fim de resolver conflitos. Com essa função principal e por conta da grande quantidade de crianças com dificuldades de aprendizagem e assim sendo possivelmente criadoras de conflitos, englobando família e escola, a intervenção pedagógica ganha um espaço importante nas instituições de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (307.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com