TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O pedagogo na educação infantil

Tese: O pedagogo na educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Tese  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 8

Introduçao

Podemos dizer que a organizaçao do espaço educarivo deve ser devidido em varias salas como salas de videos brinquedoteca entre outros.

O professor deve construir os conhecimentos cientificos para trabalhar com seus alunos na educaçao infantil , trabalhar a intediciplinaridade dos conteudos nos eixos para percebemos a importância da compreensão da conceitualização da interdisciplinaridade na educação.

Asegurança emocional da criança ea possibilidade de estar preparada para estabelecer relações com outras pessoas e objetos é fundamental para o seu desenvolvimento. Não se deve estranhar que quando uma criança é levada a um contexto não-conhecido, passa a ter diferentes nanifestações; chorar desesperadamente, intrabquillidade, desligamento (BASSEDAS; HUGUET; SOLÉ, 1999, p. 165).

O professor tem que pô em pratica na sala de aula a sua teoria, a indissociabilidade entre o cuida e educar que começa na primeira etapa da educação basica.

O planejamento é de importãncia primordial para o bom desenvolvimento do trabalho pedagogo,é muito importante que o pedagogo saiba avaliar o seu aluno ; observando a capacidade de cada um .

Existe vários métodos de se alfabetizar uma criança como jogos educativos ; escrever os nomes dos colegas levar as crianças para ver os comercios da cidade para elas ter os nomes dos cormecios.

O ambiente tem que ser estimulante, ricos em desafios , que prenda a atenção das crianças .E de grande importãncia a roda de conversa para a oralidade da criança.

O lúdico e de importância ptimordial no contexto da Educação Infantil pois podemos dizer que o lúdico é o começo para uma boa alfabetização e na organização do trabalho pedagogo pois com as brincadeiras e jogos fica bem melhor para prender a atenção das crianças.

O pedagogo na educação infantil

Observamos que é na primeira infançia que a congnição , a afetividade ea morticidade do ser humano se desenvolve ,sob essa ótica, a prendizagem esta ligada ao desenvolvimento cognitivo , afetivo, social, e motor, processo contruido em constante interação com o meio social , sendo diferente em cada situação vivida para cada criança.

A organização do espaço educativo tem que ser um arejado bem iluminado um lugar que transmita confinça tem que ser dividida em varias salas ambiente salas de videos , brinquedoteca casinhas berçarios para as menores dormirem entre outros espaços .

Pensamos que a interdisciplinaridade pode e deve ser o alicerce do profissional que atua na educação portanto na Educação Infantil. Apresentamos a interdisciplinaridade como surporte necessário para preparação de atividades difenciadas na educação da criança , num trabalho em parceria de seus professores.

A LDB de 1996, trouxe um fato novo ao colocar a Educação Infantil creche e pré-escola como primeira etapa da educação básica, começa a ficar visível nos documentos posteriores a enfase na integração do cuidar .

O Referencial Curricular Nacional, para a Educação Infantil criado em 1998, pelo Ministerio da Educação, propõe a indissociabilidade das ações do cuidar e educar para crianças de 0 a 6 anos.

O RCNEI, também ressalta a importância de interessar-se pelo que a criança sente, pensa, o que sabe sobre si e sobre o mundo , priorizando olhar para ela , para suas ações e reações , para suas necessidades.

Também enfatiza o mérito do bricar nesta fase da vida, lembrando que a bricadeira é uma das formas assumidas pela linguagem infantil. O RCNEI defende que:

para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindíndivel que haja riqueza e diversidade nas experiencias que lhe são oferecidas nas instituições, sejam elas voltadas ás brincadeiras ou ás aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta(BRASIL, 1998a, p 26).

Desta forma, as atividades propostas para esta etapa da educação devem proporcionar um entrosamento entre cuidar, educar, e brincar oportunizando uma educação integral _ a favorecer o aprender eu desenvolver.Para tanto amparo , recreação e instrução; cuidado , entretenimento e ensino pricisam fazer-se presentes no cotidiano dos espaços de educação infantil.

O cuidar e o educar das crianças de 0 a 6 anos envolve uma visão entegrada de desenvolvimento da criança , dessa forma , os profissionais que trabalham com as crianças pequenas , devem tomar preocauções para que suas práticas não se transformem em ações mecanizadas guiadas de regras. Ocuidar eu educar são duas praticas que devem caminhar de maneira indissociaveis possibilitando que ambas as ações construam na totalidade , a indentidade ,e autonomia da criança.

C om o planejamento fica bem mais fácil para o docente iniciar o seu trabalho pois ele chega com o trabalho planejado e já sabe como inicia a sua aula , pois com esse planejamento poe em prática uma rotina , com essa rotina a criança tem enteração com educador , e as outras crianças , no momento de brincar passa a se familirizar com os horarios da creche e aprende a se autoorganizarem, com com as brincadeiras orientas , com isso o professor paasa a observar, para avaliar melhor cada aluno , fazendo registro do seu desnvolvimento, sem o objetivo de promoção. Pois deve auxiliar o processo de aprendizagem e fortalecee a autoestima da criança , aq companhar conquistas , dificuldades ao longo do tempo.

Temos vários métodos de alfabetizar uma criança como jogos educativos , mostra para eles uma lista com o nome , pede para eles lerem o nome dos colegas, alfabeto em dominó , recorta jornais formar nomes, jogos de encaixe com letras por meio de leiturasde livros.

A prática de organizar em roda para conversa traz inumeros siginificados. A hora da roda é um momento muito rico no contexto da educação infantil, um espaço possibilitador de muitas aprendizagens como desenvolver a oralidade e a esperar a sua vez para falar. É importante pensar quea roda não pode ser considerada a única oportunidade para o diálogo, ao contrário, é mais uma opção durante todo dia e uma mola propulsora das habilidades do grupo.

Em alguns grupos de crianças umas se destacam mais que as outras , impedindo que todas falem. Cabe oas educadores nessas situações desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com