TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Docente Com Exeto

Exames: A Atuação Docente Com Exeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

MATEMATICA-LICENCIATURA

ALESSANDRA FERREIRA DA SILVA HENRIQUES

LUDIMILA RECHESK ELIOTÉRIO

MANOEL LEMES DOS SANTOS

MARIA ELIZIA FERRERA DA SILVA VIEIRA

RODRIGO DOS SANTOS SANTANA

A ATUAÇÃO DOCENTE COM EXITO

Rolim de moura

2014

ALESSANDRA FERREIRA DA SILVA HENRIQUES

LUDIMILA RECHESK ELIOTÉRIO

MANOEL LEMES DOS SANTOS

MARIA ELIZIA FERRERA DA SILVA VIEIRA

RODRIGO DOS SANTOS SANTANA

A ATUAÇÃO DOCENTE COM EXITO

Trabalho apresentado ao Curso matemática - licenciatura da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário da Prática I.

Professores: Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato, Raquel Franco.

ROLIM DE MOURA

2014

INTRODUÇÃO

A prática docente em sala de aula implica em falar que o professor possui saberes profissionais cultivados ao longo de sua formação e atuação que orienta sua ação no contexto de uma sala de aula. Sujeito social exerce uma função de mediador da cultura e dos saberes escolar.

Como um mediador desse saber escolar e que desenvolveu a ação do professor Tião Rocha a qual será relatado nesse trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Em pesquisa realizada na mídia pode se observar o trabalho de um professor formado em história e antropologia, deu aulas de cultura popular na universidade de Ouro Preto, mas desistiu de ser professor para ser educador, com 30 anos de trabalho profissional na educação sendo em sua opinião “que educação não se faz apenas com prédio e salas climatizadas, atingindo apenas um pequeno publico’’, e já cansado de presenciar as diferenças sociais nas escolas as quais não eram suficientes para atender a demanda de alunos”. Em consequência disso fazia com que o percentual de evadidos aumentasse gradativamente.

Cansado de esperar nos poderes públicos e gestores da educação usufruindo de sua ampla experiência adquirida no cotidiano, tomou uma iniciativa juntamente com um grupo de educadores, onde fundou e desenvolveu um projeto que vai além de prédios bonitos ou informatizados surgiu o projeto denominado “SEMETINHA” onde se deu inicio a uma nova visão de escola, usando como base a cultura e o folclore do lugar para desenvolvimento da autoestima, da identidade, da consciência corporal, cuidados com a higiene e a saúde, o respeito mutua a cooperação, promovendo nos alunos a cidadania, o projeto hoje e itinerante, desenvolvendo várias atividades na comunidade e hoje é consideradas políticas publicas em outros estados e países, com essas novas ideias deu origem ao centro popular de cultura e desenvolvimento (CPCD), com o objetivo de atuar na educação popular de qualidade e desenvolvimento comunitário sustentável, usando a cultura e o folclore como base.

Pautado no tema norteador entende-se que para se obter êxito em suas ações como profissional da educação o educador pode buscar desenvolver em seu modelo de educar, o que lhe e garantido por lei, e também buscar por novas ações pedagógicas, mas sempre visando as condições da instituição escolar e sua infraestrutura dentro as quais estão relacionadas a sua própria autonomia exercendo um papel fundamental na cidadania para formar cidadãos críticos e reflexivos.

A ação do professor tornou-se exitosa, pois o mesmo, não visa apenas formar alunos com conhecimentos científicos, mas usufruindo dos conhecimentos formais e informais, que possibilita a todas as condições para interferir na sociedade como agente transformador, pois, tendo o conhecimento ele poderá se tornar dono da situação e detentor de poder, de modo que este conhecimento seja filtrado, aprimorado, de acordo com a realidade escolar e com a prática social de todos os envolvidos neste processo.

“a aula que apenas repassa conhecimento, ou a escola que somente se define como socializadora de conhecimento, não sai do ponto de partida, e, na prática, atrapalha o aluno, porque o deixa como objeto de ensino e instrução”.

Demo (2003, p. 7)

Essa experiência pode ser repassada ou executada por diferentes tipos de comunidade, visando à valorização da cultura do aluno num processo de conscientização e sugerir situações de vida comuns e significativas para os alunos e para os integrantes da comunidade em que se atua, pode contribuir muito para que ela passe a ser sustentável, colocando ai o sistema que o antropólogo Tião Rocha usou e que pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com