TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Exames: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  9.789 Palavras (40 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 40

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COLORADO DO OESTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE COLORADO DO OESTE

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

COLORADO DO OESTE

MAIO/2012

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado, como requisito parcial de conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Colorado do Oeste, perfazendo um total de 50 horas de observação.

Orientadora:.

Colorado do Oeste

Maio/2012

INDENTIFICAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – OBSERVAÇÃO

I-NATUREZA DA ATIVIDADE:

Observação e analise do planejamento docente na educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, séries finais do ensino fundamental, ensino médio e alfabetização de jovens e adultos.

II-OBJETIVO:

Fazer um paralelo entre a teoria estudada e a pratica docente nas escolas públicas e/ou particulares em relação ao ato de planejar docente, criando subsídios para construir de forma autônoma roteiros de plano de curso e plano de aula, para a educação infantil séries iniciais do ensino fundamental e alfabetização de jovens e adultos.

III-ACADÊMICOS ENVOLVIDOS: 3° semestre de pedagogia 2012.

IV-PÚBLICO ALVO: docentes da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e alfabetização de jovens e adultos.

V- ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Escolas estaduais, municipais e privadas dos Municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras.

VI-CARGA HORARIA:

• Observação e análise do planejamento docente: 20 horas.

• Construção de Roteiro de Plano de curso e Plano de aula: 30 horas.

• Carga horária total: 50 horas.

VII- PROFESSORA ORIENTADORA: Maria das D. de Jesus Gaviraghi.

VIII- PERÍODO: março, abril e maio de 2012.

Colorado do Oeste

Maio/2012

Introdução

Relacionar a teoria com a prática é um dos requisitos primordiais para a formação dos futuros professores do curso de pedagogia da FAEC- Faculdade de Educação de Colorado do Oeste, sendo assim a professora Maria de Jesus Gaviraghi, orientadora de estágio supervisionado dividiu os acadêmicos do 3° semestre 2012 em 11 (onze) grupos de modo que pudéssemos fazer a analise bibliográfica em torno de temas relacionados ao planejamento em educação na ótica de diversos autores como Maria Amélia Sabbag Zainko, Eloisa Lück, Elza Maria Fonseca Falkembach, Cipriano C. Luckesi e Celso Vasconcellos.

Na seqüência cada um dos grupos se responsabilizou em realizar uma pesquisa de campo nas escolas publicas de Colorado do Oeste e Cerejeiras, junto aos docentes com o objetivo de comparar as teorias estudadas com a prática docente no ato de planejar.

Posteriormente a pesquisa de campo cada um, dos grupos apresentou em seminário os resultados das pesquisas relacionando com a teoria estudada. Onde foram realizados e apresentados nos meses de abril e maio.

A ultima etapa do trabalho consistiu em construirmos em pequenos grupos um roteiro de plano de curso e plano de aula para a educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e alfabetização de jovens e adultos, cada grupo responsável por uma dessas etapas, socializando tais roteiros em um seminário previamente marcado pela professora, que realizou-se nos meses de maio e junho.

O grupo relata sobre o planejamento como instrumento de gestão educacional: uma analise histórica – filosófica.

Segundo o grupo na década de 20 na visão de Lafer o planejamento nada mais é do que um modelo teórico para a ação: propõe-se a organizar o sistema econômico, a partir de certas hipóteses da realidade. Mas logo na década de 30 houve o manifesto para se ter um plano de educação mas ocorreu o golpe de estado que não permitiu a discussão desse plano, mas como o país começou a se desenvolver, precisava de incentivo a área d a educação.

Já na década de 40 tentaram implantar um planejamento voltado para a economia do país. Na década de 60 surge a exigência do planejamento como instrumento racionalizador do desenvolvimento do ensino brasileiro, mais força extraordinária inclusive no âmbito de ensino superior com o advento da reforma universitária. Nos anos 70 ainda no período militar garantia o caráter centralizado e uma forma explicita de gestão, presente em toda a evolução do planejamento brasileiro, principalmente da educação.

Nos anos de 80 e 90 o planejamento já possui o Plano Setorial de Educação já em tempo de abertura política introduz a idéia do planejamento participativo.

No estudo da historia do planejamento, é fundamental procurar compreender as razões históricas que as determinaram, contribuindo para a inserção do planejamento como processo de formulação de políticas publica.

Segundo o grupo o autor Zainko, um defensores do planejamento foi FRANÇOIS CHÂTELET, que encontrou um núcleo de idéias para se associar o a Historia do planejamento e a Historia da Razão.

Na linha do tempo que foi desenvolvida houve o estudo de artigos colecionados sobre a historia do planejamento no Brasil, e a partir desses documentos analisou de forma fragmentada a estratégia e o estilo do planejamento brasileiro.

O grupo realizou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com