TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Estratégica Da Aréa De Recursos Humanos

Pesquisas Acadêmicas: A Atuação Estratégica Da Aréa De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, há uma discussão sobre a necessidade de mudança do papel das pessoas nas organizações, especialmente por parte dos profissionais de gestão de pessoas. Na “moderna gestão de pessoas”, os indivíduos não são mais vistos como mero “recurso” ou “patrimônio” da organização, mas com “parceiro” ou colaborador no alcance dos resultados organizacionais. O objetivo do estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de profissionais de gestão de pessoas das empresas SANTO ANTÔNIO ENERGIA S.A e LORENTUR – Lorenço Turismo e Locação de Veículos.

A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, sendo um estudo predominantemente qualitativo. A população da pesquisa compreendeu profissionais de organizações do setor de turismo e indústria/geração de energia. Os resultados da pesquisa permitem demonstrar que os profissionais de recursos humanos das organizações pesquisadas percebem a sua área como de relevância estratégica para todo o funcionamento organizacional, à medida que trata das questões dos clientes internos e consumidores. Porém, também revelaram que esse papel estratégico ainda é pouco reconhecido pelos gestores das organizações, sejam elas do setor de turismo ou da indústria/geração de energia.

2 A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

2.1 QUALIFICAÇÃO DAS EMPRESAS PESQUISADAS:

2.2 PROCESSO DE RECRUTAMENTO - REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

A Santo Antonio Energia S.A, por sua vez, cada gestor responsabiliza-se pelo recrutamento dos profissionais necessários para sua área. O RH apóia quando solicitado, quanto à seleção de currículos e entrevistas. A Santo Antonio Energia S.A, tem preferência por fazer sua seleção através de recrutamento interno, que é divulgado por meio de intranet, não havendo possibilidade de preenchimento de vaga, opta-se pelo recrutamento externo, que são realizados através de empresas e indicação dos próprios integrantes da companhia. As técnicas de seleção mais utilizadas pela Empresa Santo Antonio, são analise de currículos, entrevistas, pesquisa em empresas anteriores, rede sociais e em alguns casos teste e dinâmica. Quanto aos benefícios, a Santo Antonio Energia oferece a seus funcionários, vale alimentação, seguros de saúde, odontológico e de vida, auxilio educação, PLR (participação nos lucros e resultados), de acordo com cada cargo e função. O Plano de Cargo e Salários estão em processo de formalização. A empresa costuma realizar sua pesquisa salarial anualmente, anterior ao período de negociação salarial, geralmente nos meses de fevereiro/março.

São realizadas avaliações semestrais em relação ao Plano de ação que é pactuado sempre no primeiro bimestre do ano, para saber se os funcionários estão satisfeitos com a remuneração e os benefícios oferecidos pela companhia, onde sempre se tem um resultado satisfatório.

Quanto ao numero de cargos na empresa, ainda não possui a descrição de todos os cargos, pois ainda está em processo de elaboração.

No tocante as regras para o aumento de salario a Santo Antonio Energia, realiza pela Instrução Normativa 006- pessoas, para os aumentos de salários são considerados: tempo de trabalho, mérito e avaliação de competência.

O RH faz sua avaliação quanto a gestão da organização e pretende fazer melhorias para manter os padrões estabelecidos da seguinte forma. Fazendo interface entre companhia e integrantes, promovendo integrações entre áreas e fortificando a comunicação interna

A empresa monitora os seus resultados e seus indicadores de desempenho por meio de um PA (Plano de Ação), que é pactuado sempre no primeiro bimestre do ano onde cada integrante concorda com sua liderança: O negocio, a filosofia, resultados e metas, este Plano de Ação é avaliado semestralmente, porem pontua somente uma vez, para efeito de recebimento de PLR ( Participação nos Lucros e Resultados).

A empresa garante a capacitação e habilidade de seus profissionais, por meio de avaliação de competência, onde cada integrante avalia-se comportamental e tecnicamente, assim como a avaliação e realizada por cada liderança. Esta avaliação é realizada anualmente é somente para os funcionários admitidos a mais de seis meses.

2.3 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA SANTO ANTÔNIO ENERGIA S.A.

3.1 Tipos de trabalhadores que atuam na empresa Santo Antonio Energia S.A, temporário, eventual, estrangeiro e estagiário. Todos são empregados e registrados. A CTPS é assinada de imediato

Não há pagamento por fora, todas as verbas salariais são incluídas no demonstrativo de pagamento, e são recolhidos todos os encargos.

Até o presente momento a empresa Santo Antonio Energia, não realizou nem um desligamento por justa causa.

A Empresa tem conhecimento dos riscos em manter os funcionários sem registro, por esse motivo não age dessa forma, para não correr nenhum tipo de prejuízo.

A folha de pagamento é realizada pela própria empresa, porem no estado de São Paulo, mais há uma equipe de apoio em porto Velho que pode dirimir qualquer duvidas ou encaminhar para o encarregado de RH na matriz.

Na LORENTUR o processo de recrutamento é feito por profissional da área de RH, onde se observa que a seleção segue um rito de avaliação de Currículos e experiência em turismo e locação de veículos. O recrutamento externo é feito por anúncios e nele estão anotados os critérios para os possíveis candidatos. Já internamente os colaboradores são estimulados ao aprimoramento, geralmente custeado pela empresa.

A empresa Lorentur não realiza especificamente uma pesquisa salarial, entretanto mantém uma uniformidade para funcionários com funções semelhantes. Os chefes possuem salários de acordo com a especialidade e hierarquia organizacional. A Santo Antônio energia utiliza o salário vigente e geralmente o funcionário percebe entre um e dois salários, dependendo da função ocupada. Toda empresa existe para executar algo, que pode ser identificado na missão. O objetivo maior é atingir o que está expresso na visão empresarial. Uma empresa sem seus colaboradores não é absolutamente nada, pois a organização não faz nada, não sai do lugar, não tem ação, torna-se imóvel. São as pessoas que dão "alma" para a empresa; são elas que fazem acontecer, que atingem os resultados esperados pela "visão". Por outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com