TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Estratégica Da área De Recursos Humanos

Trabalho Escolar: A Atuação Estratégica Da área De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado uma análise das práticas de gestão de pessoas em diferentes organizações de diferentes segmentos e sugerir intervenções sobre uma organização através do estudo de caso das empresas procurando identificar seus pontos positivos e negativos, e ao mesmo tempo apresentar soluções e ideias de melhoria em prol do desenvolvimento e crescimento dos estabelecimentos analisados.

DESENVOLVIMENTO

CARACTERISTICAS DAS EMPRESAS

Foi realizada um pesquisa em duas empresas da área de comércio de pequeno à médio porte. Ambas possuem um potencial de mercado não muito expansivo e atuam e ramos diferentes, mas com um potencial de crescimento grande.

 EMPRESA 1 - POSTO S/A LTDA

A primeira empresa selecionada para ser pesquisada é o Posto S/A Ltda. A organização atua no ramo do comércio como distribuidor varejista de combustíveis desde Janeiro de 2010 e situa-se na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA. Trabalha com prestação de serviços, vendas de combustível e produtos adicionais para todos os tipos de veículos automotores, conta com uma equipe de aproximadamente 15 colaboradores. De primeira mão, vimos que pelo potencial a empresa conseguiu alcançar o desejado, mas vimos algumas dificuldades na área de auditoria.

 EMPRESA 2 - GRAFICA CORUJINHA

A segunda empresa Gráfica Corujinha Ltda. trabalha como prestação de serviço no ramo de gráficas e impressões de documentos, sua mão de obra é especifica em realização gráfica, é constituída em Luís Eduardo Magalhães – BA desde o ano de 2002 com um numero aproximado de 20 funcionários com o porte de Microempresa, é uma empresa com poucos integrantes e assim como a primeira não tem nenhum suporte com a Auditoria interna ou externa.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Ambas tem recrutamento e seleção, mais a Gráfica Corujinha Ltda. contrata serviços de RH terceirizados com qualificação profissional, formação e treinamento adequado na área, assim chamado de recrutamento e seleção externa. A Gráfica corujinha Ltda. entra em contato com a empresa de RH e estabelece as normas da empresa e é feita em si a analise de currículos e entrevista, ela contrata como contrato de experiência por um período de 30 a 45 dias ou mais conforme a CLT, passando pela avaliação da experiência é contratado definitivo, a própria empresa Gráfica Corujinha Faz o treinamento e teste individual do contratado.

Já o Posto S/A faz o recrutamento e toda a seleção internamente e quem realiza essa seleção o próprio dono da organização que também atua como diretor. É feita a seleção e análise dos currículos e marcada as entrevistas. Após aprovação e contratação dos funcionários, são ministrados treinamentos para melhor capacitação dos funcionários recém-contratados.

REMUNERAÇÃO E BENEFíCIOS

Como toda a empresa que presa a sua mão de obra qualificada tem uma boa remuneração e benefícios para seus colaboradores, sendo plano de saúde, vale alimentação e gratificações, cada cargo tem sua devida remuneração cargos superiores como cargo mais inferiores, mantem sempre as pesquisas salariais em seis a seis meses em pesquisa para manter os funcionários em suas empresas, a maioria das remunerações ou gratificações são feitas pela produtividade ou desempenho do colaborador em si.

O surgimento da competitividade exigiu uma nova atuação da administração de recursos humanos a necessidade de se estabelecer uma correlação direta entre o desempenho das pessoas no trabalho e os resultados organizacionais se intensificou a ponto de requerer nova definição conceitual. Os colaboradores estão satisfeitos com a remuneração benefícios que a empresa oferece e de acordo com seu empenho e qualificação adquirida e assim que as oportunidades surgem, os funcionários mais bem capacitados recebem as promoções e aumentos salariais merecidos.

AUDITORIA EM RH

Pude identificar que nem uma das duas empresas adotaram a auditoria como prática em suas organizações. Infelizmente ainda existe uma grande carência com relação à auditoria em RH tanto interna como externa e o Município em si não tem como rotinas nem estratégias a auditoria. Há poucas empresas dentro da cidade que executam este tipo de trabalho, e as mesmas não tem noção da importância da auditoria, que é um exame analítico e pericial da área de RH, podendo evitar muitos prejuízos e injustiças com os próprios colaboradores da mesma, visando prevenir ou sanar obstáculos e problemas que a empresa possa ter.

DIREITO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Cada empresa tem as suas características para a operação das rotinas trabalhistas, pois os eventos a serem considerados na elaboração do recibo de pagamento de salário dependem de vários fatores, desde as características da atividade econômica ate ao modo da empresa, passando pela individualidade de cada empregado. Todos os funcionários trabalham com carteira assinada, recebem adicionais, horas extras, bonificações e todos os encargos previdenciários são recolhidos sob todas as verbas salariais. Nenhuma das duas organizações tiveram necessidade de efetuar demissão por justa causa e fazem o possível para evitar a alta rotatividade de funcionários dentro da empresa. Sendo assim pude perceber que não há problemas por parte de nenhuma das duas empresas no que diz respeito ao cumprimento da legislação, e os direitos de todos os direitos de seus colaboradores são respeitados à risca.

ROTINAS TRABALHISTAS

Nenhuma das duas organizações mantém funcionários trabalhando sem carteira assinada, a não ser durante um período de experiência estabelecido por lei, e somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com