TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Estratégica Da área De Recursos Humanos

Artigos Científicos: A Atuação Estratégica Da área De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.238 Palavras (9 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 9

A

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3.

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

O trabalho foi executado, baseado nas análises da situação da empresa de prestação de serviços e limpeza criada pelas irmãs Camila, Valéria e Vanessa. Os dados da empresa fazem parte do Case do SEBRAE na série “Você é o Dono”, apresentado pelo consultor Max Gehringer, no programa Fantástico da Rede Globo, no mês de outubro de 2011.

A importância da administração para o bom desempenho das empresas consiste num processo integrativo que busca a obtenção de resultados específicos.

A necessidade de administrar surge do confronto entre as variáveis que compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, demandas e restrições ambientais entre

outros.

Conforme a história da criação da micro empresa das citadas irmãs, foram solicitados 04 (quatro) desafios, baseados nos conteúdos discutidos nas disciplinas do 3º semestre do Curso de Gestão de Recursos Humanos: Recrutamento, Seleção e Remuneração, Auditoria em Recursos Humanos e Legislação e Rotinas Trabalhistas.

Aplicaremos o conteúdo estudado nas disciplinas acima citadas, em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática.

2 DESENVOLVIMENTO

Desafio 1

A descrição de cargos pode ser entendida como uma descrição das tarefas e atividades a serem feitas, relacionando a periodicidade, o local, as pessoas equipamentos envolvidos na atividade, bem como os objetivos e resultados a serem atingidos. É a definição do que é feito, de como se faz, de quando se faz, de onde se faz e o porquê se faz.

Tomando como base o organograma da empresa de prestação de serviço de limpeza das irmãs Camila, Valéria e Vanessa e elaborado pelo SEBRAE, vamos fazer uma descrição e análise de cargo completo para Líder da Equipe 2.

A análise do cargo é o detalhamento que a execução do cargo exige em termos de conhecimento e habilidade, de forma a desempenhar completamente as atividades do cargo. É justamente a análise do cargo que dará informações importantes acerca dos requisitos necessários para o ocupante de um cargo.

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação. Na entrevista existem três tipos para tal finalidade como a entrevista individual, a entrevista em grupo e a entrevista com o supervisor tendo como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades.

Quanto ao processo de recrutamento ele pode ser entendido como um conjunto de atividades realizadas que tem por objetivo atrair pessoas qualificadas na organização. Para isso, a organização pode buscar os candidatos tanto interna quanto externamente.

Chiavenato (2002, p.173) define recrutamento como “um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.

No recrutamento interno as vagas serão preenchidas por candidatos que já fazem parte da organização de trabalho e ocorre através de transferência ou promoção. Normalmente as empresas têm um plano de carreira, onde os funcionários podem visualizar suas possíveis ascensões.

Já o recrutamento externo, as vagas são preenchidas por candidatos externos à organização. Eles podem estar disponíveis no mercado de trabalho, ou mesmo trabalhando em outras organizações.

No processo organizacional da pequena empresa das irmãs, o SEBRAE ajudou na definição da estrutura organizacional elaborando o organograma, abaixo:

Como a empresa das irmãs está em ascensão, foi necessária a formação de uma segunda equipe (Equipe 2) para o cargo de Líder.

As atribuições do Líder da Esquipe 2 serão: Reciclar e treinar os funcionários, incluir novas personalidades e talentos, recrutamento virtual, criar anúncios e panfletagens.

A escolha do cargo de Líder para a Equipe 2 vai ser realizada pelo Recrutamento Externo, via agências de emprego e as etapas de seleção utilizadas serão currículo, entrevista e teste prático.

O recrutamento tem como principio preencher as vagas existentes com candidatos vindos de fora da organização.

A seleção de recursos humanos tem papel principal, pois consiste em buscar entre os candidatos recrutados aqueles que melhor se adaptem aos cargos existentes na empresa, vislumbrando igualar ou se possível aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficiência da organização.

Considerando o Roteiro de entrevista de emprego estudado na disciplina Recrutamento e Seleção, foram elaboradas duas perguntas para cada item do cargo de Líder para a equipe 2 das irmãs Camila, Valéria e Vanessa:

Roteiro de entrevistas:

Desenvolvimento na carreira – Quais as empresas que você já trabalhou? Motivo da saída?

Relacionamento profissional – Como você se relaciona com seus colegas? Com era o seu relacionamento com os chefes anteriores?

Ambiente familiar – Economicamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com