TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Auditoria Interna de Qualidade

Por:   •  22/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  25.474 Palavras (102 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 102

Auditoria Interna de Qualidade

Apresentação da Disciplina

Seja bem-vindo(a) à disciplina Auditoria Interna de Qualidade. Aqui, abordaremos os fundamentos de auditoria e sua aplicação na aviação. A Unidade 1 é dedicada aos conceitos de Auditoria, o que é e para que serve e o que é Auditoria Interna. A Unidade 2 fala sobre o processo da Auditoria, risco, papéis de trabalho e técnicas de Auditoria. Na Unidade 3, falaremos sobre a Auditoria da Qualidade ISO 9000. Finalizando a disciplina, aprenderemos na Unidade 4 sobre Auditoria na Aviação com os padrões IOSA, ISAGO, AVSEC e IS-BAO.

Cronograma das Atividades

Prazo

Unidade

Atividade

Tipo

Valor

1ª Semana

Unidade 1

Leitura

Conteúdo

-

Tarefa 1

Questionário

10

2ª Semana

Unidades 2 e 3

Leitura

Conteúdo

-

Tarefa 2

Questionário

10

3ª e 4ª Semanas

Unidade 4

Leitura

Conteúdo

-

Tarefa 3

Fórum

10

Tarefa 4

Envio de arquivo

10

4 Semanas

4 Unidades

TOTAL

40


CRITÉRIO DE APROVAÇÃO NA DISCIPLINA:

avaliação da disciplina está dividida em duas etapas:

- Tarefas avaliativas: tarefas propostas na sala de aula on-line (ver cronograma acima), em que o aluno concorre a 40% da nota final (máximo que pode obter);

- Prova final: realizada ao final do curso, em que o aluno concorre a 60% da nota final (máximo que pode obter).

nota final será a soma da nota das tarefas propostas na sala de aula on-line com a nota da prova, sendo que, para ser aprovado, o aluno precisa ter, no mínimo, 70% de aproveitamento.

Unidade 1 – Conceitos de Auditoria

1. Apresentação

Caro aluno,

Seja bem-vindo ao estudo da disciplina Auditoria Interna de Qualidade.

A proposta deste Material de Estudos e Pesquisa reúne elementos que se entendem necessários para o desenvolvimento do estudo com segurança e qualidade. Caracteriza-se pela atualidade, dinâmica e pertinência de seu conteúdo, bem como pela interatividade e modernidade de sua estrutura formal, adequadas à metodologia da Educação a Distância – EaD.

Pretende-se, com este material, levá-lo à reflexão e à compreensão da pluralidade dos conhecimentos a serem oferecidos, possibilitando-lhe ampliar conceitos específicos da área e atuar de forma competente e conscienciosa, como convém ao profissional que busca a formação continuada para vencer os desafios que a evolução científico-tecnológica impõe ao mundo contemporâneo.

Elaborou-se o presente material com a intenção de torná-la subsídio valioso, de modo a facilitar sua caminhada na trajetória a ser percorrida tanto na vida pessoal quanto na profissional. Utilize-a como instrumento para seu sucesso na carreira.

2. Introdução

A aviação comercial é um setor que demanda padronização de processos, devendo ser seguidas rígidas normas de segurança, além de proporcionar conforto e comodidade para os passageiros. Com a levada quantidade de operações por dia, em diversos locais, as companhias de aviação precisam seguir processos claros e bem definidos para que o trabalho interno e o atendimento externo possuam um único padrão, satisfazendo as necessidades dos clientes e em compliance com a legislação.

A Auditoria é uma importante ferramenta para garantir que os processos e procedimentos padronizados estejam sendo realizados de acordo com as leis e regras internas das organizações.

O objetivo desta matéria é levar aos nossos alunos os conceitos básicos da Auditoria e o seu uso prático na Aviação Civil.

3. Objetivos

»      Entender os conceitos de Auditoria.

»      Conhecer Auditoria Interna, Papéis de Trabalho e Técnicas de auditoria.

»      Entender Auditoria da Qualidade ISO 9000.

»      Conhecer padrões de Auditoria em Aviação, IOSA, ISAGO, AVSEC e ISBAO.

Unidade 1 – Capítulo 1

O Que é e Para Que Serve as Auditorias

1. Conceito

Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou organização e objetiva verificar se elas estão de acordo com os procedimentos e leis definidos previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequados.

Auditoria pode ser também, um exame analítico e pericial das demonstrações financeiras, (balanço contábil, balancete, demonstração de resultado do exercício, demonstração de mutações do patrimônio líquido, dentre outras).

Os auditores devem ser certificados em suas respectivas áreas de atuação, seguindo rigorosas normas profissionais. As principais empresas de auditoria são Deloitte, PWC, KPMG, EY, BDO e Crowe Horwath.

2. Auditoria Independente Externa e Interna

As auditorias podem ser classificadas em: auditoria independente, chamada também de externa realizada por empresa independente a empresa auditada, e a auditoria interna. A auditoria independente pode ser realizada em diversas áreas da corporação, como auditoria de sistemas, auditoria da qualidade, auditoria das demonstrações financeiras, auditoria de recursos humanos, auditoria de impostos diretos, indiretos e obrigações acessórias.

A auditoria interna objetiva avaliar os processos de gestão em relação a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e aderência às normas corporativas, a fim de identificar eventuais desvios e vulnerabilidades, às quais a organização está sujeita.

O auditor externo é um profissional que é contratado de fora dos quadros da corporação auditada e tem um tempo limitado para desenvolver suas análises enquanto que o auditor interno geralmente é funcionário da corporação, e dedica mais tempo e conhecimento em relação à empresa em questão. O auditor independente observa a empresa basicamente segundo as leis e os órgãos reguladores enquanto o auditor interno observa os aspectos organizacionais segundo a ótica dos acionistas e da alta administração da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (165.2 Kb)   pdf (438.2 Kb)   docx (129.4 Kb)  
Continuar por mais 101 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com